Como manter as esponjas de cozinha limpas?

5 de janeiro de 2019
Se você está sempre limpando suas esponjas e não consegue deixá-las bem limpas, é possível que estejam cheias de bactérias. Graças à ajuda do micro-ondas você pode acabar com este problema desde a raiz.

As esponjas de cozinha são um dos materiais que mais usamos, sempre acabamos usando-as quando queremos limpar qualquer superfície, vasilhas, copos ou talheres. Ainda que contemos com um lava-louças em casa, sempre teremos uma boa esponja para limpar.

Se você se cansou de ver como a esponja, por mais que a lave, continua cheirando mal, ensinaremos você a limpá-la de forma muito eficaz fazendo uso do micro-ondas. Não perca esta dica espetacular!

Limpe as esponjas de cozinha com o micro-ondas

Use o micro-ondas para desinfetar as esponjas de cozinha

Talvez isso nunca tenha te ocorrido. Mas, você pode limpar as esponjas que usa na cozinha com a ajuda do micro-ondas. É conveniente trocar as esponjas a cada certo tempo, mas também não precisamos estrear uma nova todos os dias.

Por isso, te contamos como você pode limpá-la e, ao mesmo tempo, esteriliza-la no micro-ondas.

Primeiramente, você tem que prestar atenção para que a esponja não tenha nenhum material metálico.

Você já sabe que não se pode introduzir metais no micro-ondas porque poderia quebra-lo causando um curto-circuito.

Se assegure de que sua esponja é de qualidade e suporta as temperaturas, porque se o plástico for ruim, pode derreter.

Uma vez que tenha certeza de que sua esponja é de qualidade, empape-a na água e coloque-a em um recipiente com um pouco de água na base. Em seu defeito, você pode molhar uma toalha pequena e coloca-la debaixo da esponja. Assim evitará que sempre tenha água e não correrá o perigo de derreter.

Introduza o recipiente com a esponja no micro-ondas e programe 2 minutos na potência forte. Este método fará com que todas as bactérias, germes e micróbios que estão na esponja morram.

Quando os 2 minutos passarem, retire o recipiente com cuidado e, em seguida, enxague com água fria para evitar se queimar.

Você não vai acreditar que a esponja que está lavando com água fria é a mesma que tinha introduzido no micro-ondas minutos atrás. Notará as mudanças em seguida, já que o cheiro de umidade terá desaparecido e estará em ótimas condições.

Um estudo demonstrou que se fazemos esta prática de limpeza e nos acostumamos a realiza-la, a quantidade de bactérias e mofo desaparecem quase que por completo. É muito mais efetivo do que se usarmos outros métodos mais convencionais.

Leia também: 5 truques para limpar e desinfetar o micro-ondas

Advertências de realizar esta técnica de limpeza

Tenha cuidado porque o micro-ondas não deixa de ser um forno que aquece qualquer coisa que esteja dentro dele. Por isso, tenha cuidado quando tirar qualquer coisa de dentro, que nesse caso é a esponja.

Entretanto, se assegure de que a esponja está bem molhada e úmida quando colocá-la dentro do micro-ondas.

Uma esponja seca pode pegar fogo se a introduzimos assim sem nos darmos conta.

Quando quiser fazer esta limpeza profunda da esponja, fique a par e não se separe do micro-ondas. Assim, se algo der errado você pode parar o processo rapidamente.

Veja também: 7 alimentos que não deve esquentar no forno micro-ondas

Dicas para manter a esponja limpa por mais tempo

Micro-ondas para limpar esponjas de cozinha

  • Você deve manter uma limpeza diária depois de cada uso. Elimine os restos de comida sempre depois de ter limpado suas panelas, frigideiras e pratos. Assim, as bactérias não se proliferarão.
  • Tenha cuidado se ficarem pedaços de carne crua entre os filamentos da parte de aço.
  • Escora sempre a água restante da esponja. Não a deixe cheia de água.
  • Você pode enfiá-la no lava-louças, o ideal é enfiá-la no compartimento para talheres, comprovará como ela vai ficar como nova.
  • Mergulhe-a uma vez por semana em uma mistura de água com cloro para matar os micróbios.
  • As esponjas são necessárias para a nossa limpeza. Por isso, também não economize em gastos e em segurança e compre periodicamente esponjas novas.

Como você pôde comprovar, este método é muito útil para manter uma boa limpeza de sua cozinha. É que não só limpamos os pratos e panelas com as esponjas, mas também a pia e as prateleiras.

Não se esqueça de compartilhar este maravilhoso truque de limpeza e comprove você mesmo como este hábito simples pode renovar suas esponjas.