5 truques para limpar e desinfetar o micro-ondas

· 1 de dezembro de 2018
Se você estiver procurando uma maneira de limpar corretamente seu forno de micro-ondas não perca as dicas a seguir. Diga adeus às manchas de comida, sujeira e gordura com facilidade e eficácia.

Desinfetar o micro-ondas é extremamente importante, pois em seu interior não aquecemos apenas um único ingrediente, mas uma variedade deles, e os diferentes alimentos facilitam o acúmulo de sujeira, e sempre ficam restos de refeições anteriores.

Existem dicas que nos permitem desinfetar o micro-ondas de forma eficaz. Hoje queremos compartilhar com você quais são os melhores truques para que ele esteja impecável e novinho em folha após o seu uso.

Sujeira no micro-ondas

A simplicidade e a velocidade de cozimento oferecidas pelo micro-ondas podem torná-lo o aparelho favorito de todos. No entanto este precisa de nossos cuidados para que fique em boas condições, e não estrague facilmente.

O micro-ondas pode passar despercebido quando começamos a limpar a cozinha. Por este motivo, queremos dar-lhe os pontos-chave para que a partir de agora você possa conseguir uma limpeza impecável.

É necessário ter certas noções sobre a higiene em uma cozinha, já que é o local destinado a manipular e cozinhar alimentos que posteriormente ingeriremos; por isso não devemos achar isso sem importância.

Dicas para desinfetar o micro-ondas de forma eficaz

Dicas para desinfetar o micro-ondas de forma eficaz

Preste atenção nas dicas a seguir para desinfetar o micro-ondas e deixá-lo sempre perfeito para o próximo uso.

  • Limpeza diária: uma vez que você saiba que o forno de micro-ondas não será usado novamente, recomendamos fazer uma limpeza simples com um pano úmido.
  • Limpeza após cada utilização: o ideal seria que após cada utilização o limpássemos rapidamente com papel absorvente, para remover os restos que possam ter permanecido no seu interior.
  • Preste atenção à porta: geralmente nos esquecemos de limpar a porta do interior do aparelho, por isso limpe essa área também, por possíveis salpicos durante o processo de uso.

Leia também: 8 usos interessantes do micro-ondas que você não conhecia

Remova facilmente os restos incrustados

Se uma higiene diária ou mais exaustiva não for realizada, pode ser que quando começarmos a limpá-lo, encontraremos gorduras e sujeira grudados nele.

  • Encha um copo de água com ¾ da sua capacidade e adicione 5 colheres de sopa de vinagre.
  • Em seguida, aqueça a água em potência média por pelo menos um minuto.
  • Você precisa parar o processo quando perceber que o vidro está embaçado.
  • Não abra a porta, e deixe o vapor agir por 15 minutos.
  • Passado esse tempo, limpe o micro-ondas normalmente com a ajuda de um pano. A sujeira será removida com muita facilidade e sem esforço.
Micro-ondas desinfetado

Preste atenção ao prato do micro-ondas

De tempos em tempos ele tem de ser completamente removido e limpo na máquina de lavar louça. Além disso, também é conveniente lavar as rodas ou trilhos.

Geralmente esquecemos desses detalhes, mas o prato é tão sujo, quanto o resto do aparelho.

Use detergente para lavar louças

O detergente que usamos para lavar a louça pode ser um dos seus grandes aliados para obter a limpeza dos sonhos.

Tem propriedades muito boas para remover a gordura e deixar todas as superfícies livres de sujeira. Não é um produto corrosivo, e é completamente adequado para o uso em dispositivos eletrônicos.

Aqueça um copo de água com uma colher de detergente; uma vez quente, limpe com essa mistura o resto do aparelho. A água quente tornará a tarefa muito mais fácil.

Use bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem grandes usos em muitos aspectos de nossas vidas. É um produto que pode ser usado tanto na limpeza, como para melhorar nosso estado de saúde.

Para usá-lo para desinfetar o micro-ondas, umedeça uma esponja e polvilhe um pouco de bicarbonato. Passe mais uma vez, e esfregue as áreas mais comprometidas, e você verá como a sujeira vai desaparecendo instantaneamente.

Você poderia estar interessado: Como fazer pastilhas de bicarbonato de sódio para desinfetar o vaso sanitário

Aromatize seu micro-ondas com água e limão

Nada melhor do que um forno de micro-ondas que cheira bem. Para conseguir isso você pode espremer o suco de um limão, e misturá-lo com água, ou introduzir as fatias de limão em um copo com uma parte de água.

Esprema o limão em 250 mililitros de água e introduza-o no aparelho. Aqueça em potência máxima por 5 minutos. Deixe o vapor umedecer todo o interior.

Depois de um tempo razoável limpe os restos de sujeira, e você verá que um delicioso cheiro de limão permanece.

Últimas dicas para uma limpeza perfeita

Não faz mal conhecer algumas últimas dicas e truques para desinfetar o micro-ondas. Preste atenção e anote aquelas que melhor se adequam à sua rotina diária.

  • O ideal é desinfetar o micro-ondas a fundo algumas vezes por mês.
  • Após cada uso, tente limpá-lo com papel absorvente ou um pano úmido.
  • Tente cobrir a comida que você vai aquecer para evitar salpicos.
  • Se ficar sujo por alguma coisa, não deixe que a comida grude e seque.
  • Deixe a porta aberta quando o limpar para que fique arejado.
  • Não se esqueça de limpar o prato, os trilhos e o interior da porta.

Se você realizar uma simples rotina de limpeza e colocar em prática nossas dicas, sem perceber terá sempre um forno de micro-ondas limpo de forma simples e muito eficaz.

Compartilhe esses truques com seus amigos!

Nesso, N., & Iembo, T. (2012). O uso do forno de micro-ondas como agente antimicrobiano de alguns utensílios domésticos. Journal of the Health Sciences Institute.