Como fazer suas próprias lâmpadas para terrário em casa

4 de agosto de 2019
Embora sejam comuns se tivermos répteis ou anfíbios como animais de estimação, as lâmpadas para terrário também podem servir para dar um toque de decoração exótica aos nossos espaços.

Um dos aspectos mais importantes hoje é poder dar aos nossos bichinhos de estimação o cuidado adequado. Independentemente do tipo de animal, é necessário estar ciente das medidas recomendadas pelos veterinários. No caso dos anfíbios, eles precisam de uma iluminação adequada, por isso aqui, ensinamos como fazer lâmpadas para terrário.

Embora geralmente falemos sobre os cuidados que certos animais de estimação, como cães ou gatos, devem ter, os anfíbios também precisam de elementos essenciais para garantir a vida. Entre estes, podemos mencionar:

  • Alimentação adequada
  • Uma rotina diária que se adeque ao seu estilo de vida
  • Iluminação que permita um bom cuidado das espécies.

O que são lâmpadas para terrário?

Lâmpadas para terrário

Quando falamos de lâmpadas de terrário, nos referimos àquelas que emitem um certo tipo de luz. Portanto, elas são as que devem ser usadas ​​nos espaços em que os répteis vivem.

O objetivo da luz usada nesses lugares é que o animal não sinta a mudança radical que implica não estar em seu habitat natural.

Lâmpadas decorativas para terrários

Apesar de serem recomendadas por veterinários quando temos répteis ou animais anfíbios em casa, as lâmpadas de terrário também são uma boa opção se queremos que a nossa casa adote um ambiente acolhedor e natural.

Devido à simplicidade de seus desenhos, as lâmpadas que incluem pequenos terrários se adaptam a qualquer tipo de espaço desejado. Você apenas tem que aprender a jogar com as dimensões, para que tudo saia da melhor maneira possível.

Lembre-se de que se você quiser incluir uma lâmpada no seu terrário, seja para decoração ou para preservar a vida do seu animal de estimação, você deve cuidar destes elementos:

  • O tipo de luz.
  • A quantidade de raios ultravioleta que o animal em questão precisa.
  • O cuidado necessário da planta ou dos elementos naturais que decidimos incluir no nosso terrário.

Elementos em lâmpadas de terrário para animais

Lâmpadas para terrário para anfíbios

Como mencionado anteriormente, muitos terrários são usados ​​para recriar o ambiente natural de certos animais. Por este motivo, é muito importante cuidar a ordem dos elementos que incluímos e da sua qualidade.

Se nos referirmos a lâmpadas de terrários para animais, o seu fundo dependerá do tipo de réptil ou anfíbio que mantenhamos no espaço. Isso ocorre porque a maneira como eles interagem com a iluminação influencia de maneira positiva ou negativamente o seu desenvolvimento.

Independentemente da utilidade que destinemos ao nosso terrário, é necessário que tenhamos os materiais adequados para realizá-lo e que as plantas mantenham a sua vida ao longo do tempo.

Quer ter um bichinho de estimação? Então leia: Qual animal de estimação é mais benéfico para a nossa saúde?

Características das plantas utilizadas em lâmpadas para terrário

Quando usamos decorativamente lâmpadas de terrário, uma das perguntas que geralmente fazemos é que tipo de planta devemos usar.

Embora o terrário possa ter qualquer tipo de planta, você deve se lembrar de que, se quiser incluir espécies diferentes, é necessário escolher aquelas que mantenham características similares. Além disso, devemos escolher plantas que mantenham um tamanho pequeno para que são saiam do recipiente.

Como esses espaços estão cheios de alta umidade e secura, você deve ter cuidado. Entre as plantas mais usadas podemos citar as samambaias, os cactos, os musgos e as árvores de jade.

Lâmpada de terrário caseira

Preparando um terrário caseiro

Materiais

  • Recipiente de vidro com a largura de um abajur
  • Terra leve e com boa drenagem
  • Planta escolhida
  • Luminária de mesa com suporte
  • Lâmpada adequada para a planta ou animal que queremos ter no terrário
  • Pedras decorativas
  • Carvão ativado

Descubra: 9 dicas para cuidar de plantas de interior

Preparação

  • Primeiramente devemos limpar muito bem o recipiente de vidro e proceder à mistura do carvão ativado com as pequenas pedras mencionadas na lista dos materiais.
  • A seguir, vamos adicionar uma pequena camada de musgo, que irá garantir que a água de irrigação seja absorvida e que o nosso recipiente não seja supersaturado. Feito isso, colocaremos a terra solta.
  • A quantidade de terra que usaremos dependerá das raízes de nossas plantas. Normalmente, podem ser usados entre sete e quinze centímetros de solo. Lembre-se de apertar um pouco a terra para eliminar o ar e assim, não prejudicar a camada superficial e afetar negativamente o desempenho do seu terrário.
  • Depois de tudo isso pronto, vamos colocar as plantas que escolhemos. É essencial fazê-lo com muito cuidado para que não sofram danos sérios. Uma vez plantadas, adicionamos os elementos decorativos e regamos um pouco.
  • Finalmente, vamos fechar o nosso terrário com a ajuda da luminária de mesa. Isso irá para o topo do recipiente de vidro. Lembre-se de garantir muito bem a união entre os dois, para que a rega da planta seja um processo simples.

Dicas para tornar nossa lâmpada um sucesso

Lembre-se de que o tamanho da sua planta dependerá do uso que você decida dar a ela. Portanto, é óbvio que se for escolhida para cuidar de um animal, ela deverá ter as dimensões apropriadas. Dependendo da espécie da sua planta, você deve regá-la pelo menos uma vez por semana e dar-lhe muito amor.

Então, você se anima a preparar o seu próprio terrário? E continue conosco porque temos mais dicas para a sua casa e o seu bem-estar.