Alimentação de cães e gatos: descubra os preferidos

· 2 de fevereiro de 2019
Aprenda a melhor maneira de alimentar os cães e gatos de acordo com as necessidades de cada um, conhecendo seus gostos em relação à comida.

A alimentação de cães e gatos é tão importante como qualquer outro tipo de cuidados que você dá a eles. Por isso ensinaremos a você quais são as necessidades alimentares dos animais de estimação para que possa nutrir o seu Pet com o melhor alimento.

Interagir diariamente com um animal de estimação proporciona múltiplas vantagens, pois gera um impacto positivo na saúde e no bem-estar geral. Alguns dos benefícios mais importantes das mudanças que produzem na vida de uma família são:

  • Eles fornecem companhia.
  • Ao levá-los para passear, eles melhoram a atividade cardíaca da família.
  • Eles oferecem fidelidade e amor incondicional.
  • Eles melhoram o humor e ajudam a diminuir o impacto das rejeições.
  • Eles mudam o estado de ânimo das pessoas.

Alimentação de cães e gatos

Alimentação de cães

 

Uma alimentação de cães e gatos e de qualidade irá aprimorar seu desenvolvimento e deixar a pele saudável e uma pelagem brilhante. Agora, para saber claramente qual alimento cada animal de estimação prefere e precisa, vários estudos científicos foram realizados.

Sempre se pensou que esses animais precisavam de mais proteína em sua alimentação. Depois de vários estudos, foi provado que isso é apenas um mito. Em um desses estudos, três pratos diferentes foram oferecidos a cães e gatos.

Um com proteínas, outro com gorduras e outro com carboidratos. Deve-se notar que o sabor dos três pratos foi o mesmo, de modo que não influenciou nas decisões e foi apenas uma escolha baseada nas necessidades de energia de cada um.

Recomendamos que leia também: Benefícios para a saúde de ter um animal de estimação

Os resultados foram bastante surpreendentes e marcaram três pontos importantes em todos os estudos realizados:

  • Em primeiro lugar, nem os cães nem os gatos escolheram as proteínas.
  • Por outro lado, os cães preferem gorduras em sua dieta.
  • Além disso, os gatos consumiram mais carboidratos.

As gorduras na alimentação de cães e gatos:

Ao contrário do humano, o cão não sofre de colesterol alto, exceto em casos muito excepcionais. Portanto, eles podem consumir mais gordura sem problemas. Isto acontece provavelmente devido à alimentação de seus ancestrais, quando eles precisavam caçar a comida. As gorduras têm as seguintes características:

  • Em primeiro lugar, elas também são conhecidas como óleos ou lipídios.
  • Aromatizam a comida.
  • Também fornecem muita energia.
  • O cachorro a digere com facilidade.
  • Desde já, seu consumo não deve ser excessivo.
  • Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, encontrados em peixes, são muito bons para os cães.
  • Além disso, as gorduras cuidam da pele e evitam alergias e problemas dermatológicos.
  • Por outro lado, são uma fonte de ácidos graxos essenciais.
  • Finalmente, são necessárias para a absorção de certas vitaminas.

Uma dica importante que devemos saber é que os ácidos graxos presentes em certos alimentos estão sujeitos à degradação. Por essa razão, esses dois aspectos devem ser levados em conta para não diminuir a quantidade de ácidos graxos que o cão está realmente consumindo.

Além disso, também sugerimos que:

  • Não cozinhe demais a comida.
  • Armazene os alimentos secos corretamente.

Os carboidratos na dieta dos gatos:

Alimentação de gatos

Os carboidratos, também chamados de açúcares, são uma importante fonte de energia para a vida do gato, principalmente para o cérebro. 

No entanto, deve-se levar em conta que estes animais não possuem receptores gustativos para sabores doces e absorvem pouca glicose em seus intestinos.

Além disso, sua saliva não possui amilase salivar, que decompõe os amidos, e seu pâncreas tem menos capacidade de dissolvê-los.

Por isso, a alimentação de cães e gatos deve incluir vários tipos de nutrientes, entre os quais os carboidratos devem ser encontrados, mas todos em sua medida, de modo a não causar doenças ou danos.

Acima de tudo, não se deve esquecer que o gato é um animal carnívoro e, portanto, as proteínas devem estar presentes em sua dieta.

Não deixe de ler: Conheça o hospital onde é permitido que os animais visitem seus donos

Dieta para cães e gatos

Certamente, as necessidades nutricionais de cada animal dependem de vários fatores como raça, peso, altura e idade, entre outros.

Uma melhor compreensão do modo como os cães e gatos usam os nutrientes encontrados nos alimentos ajudará no ajuste de sua dieta.

Em conclusão, vê-los crescer saudáveis ​​e felizes nos deixará felizes também. A comida é um elo importante no cuidado de nossos animais de estimação.