Nutrientes que o corpo precisa receber diariamente

· 15 de janeiro de 2019
O corpo precisa dos nutrientes fundamentais para se manter saudável e funcionar corretamente. Hoje mostraremos quais são.

O ato de se alimentar implica muito mais do que, simplesmente, satisfazer a necessidade de sentir diferentes sabores. Precisamos comer, e comer bem, para fornecer ao corpo os nutrientes requeridos para um funcionamento ótimo.

Em linhas gerais, é possível dividir os nutrientes em duas categorias: macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes devem ser consumidos em grandes quantidades, já que fornecem a energia que o corpo requer.

Neste grupo encontram-se as proteínas, os carboidratos e as gorduras.

Por outro lado, os micronutrientes são aqueles compostos que, mesmo que não forneçam energia e sejam consumidos em quantidades pequenas, são essenciais para regular os processos metabólicos e bioquímicos do organismo.

Neste grupo encontram-se os minerais e as vitaminas.

Nutrientes necessários para o corpo

A seguir, explicaremos um a um todos os grupos alimentares, que devem ser consumidos para dar ao corpo os nutrientes necessários.

As proteínas

As proteínas são o elemento principal de nosso organismo. Os tecidos musculares, assim como as principais moléculas reguladoras como os hormônios, enzimas, anticorpos, entre outras, são feitas de proteínas.

Proteínas são nutrientes essenciais

Por isso, encontram-se envolvidas no crescimento do organismo, não só dos tecidos musculares, como também dos ossos, da pele e até do cabelo.

Cerca de 15% de nosso peso corporal baseia-se em proteínas, as quais fornecem os aminoácidos necessários. Além disso, cerca de 30% do consumo calórico diário deve ser composto por este nutriente.

Os principais alimentos nos quais é possível encontrar proteínas são:

  • Carne
  • Frango
  • Peixe
  • Ovos
  • Grãos
  • Nozes

Recomendamos a leitura: Adicione estes ingredientes aos seus ovos mexidos e surpreenda a todos

Os carboidratos

Contribuem com a maior parte da energia que o organismo precisa. Alimentam, principalmente, o sistema nervoso central, o cérebro e outros órgãos.

A energia que o corpo exige apresenta-se na forma de glicose, e os carboidratos são os importantes fornecedores deste nutriente.

Isso quer dizer que a ingerir carboidratos o organismo converte-os em glicose para alimentar os diferentes órgãos.

O consumo de carboidratos deve rondar entre 50-65% das calorias totais. No entanto, saiba que alguns são melhores do que outros.

Tente evitar os produtos refinados, pois no processo de refinação a fibra é retirada. Alguns dos melhores carboidratos são:

  • O arroz integral
  • A aveia
  • Os grãos integrais
  • Todos os alimentos ricos em fibras

As gorduras

Para muitas pessoas pode parecer contraditório aconselhar o consumo de gorduras. A razão? Por muito tempo manteve-se a ideia de que as gorduras eram nocivas para o corpo, o que não é de tudo falso; porém, tampouco é de tudo certo.

Gorduras são nutrientes essenciais

De fato, o que ocorre com as gorduras é que contêm um elevado valor calórico; muito superior ao das proteínas e dos carboidratos.

Ademais, o consumo de gorduras saturadas pode trazer problemas para o organismo, ao gerar o que se conhece como colesterol ruim.

No entanto, existem gorduras boas, como o ômega 3 e 6, que são essenciais para o funcionamento do corpo; já que reduzem os níveis de açúcar no sangue, fornecem nutrientes anti-inflamatórios e reduzem os riscos de sofrer com várias doenças.

Porém, saiba que as consumir gorduras é bom reduzir ao máximo a ingestão de gorduras saturadas e favorecer o consumo de gorduras insaturadas, que se encontram nos seguintes produtos:

  • Azeite de oliva, de canola e de girassol
  • Peixes
  • Abacate

Os minerais

São um dos nutrientes essenciais, já que cumprem diversas funções relacionadas com o metabolismo e a formação dos ossos e dos dentes.

Existe uma infinidade de minerais, mas os mais comuns e importantes são o ferro, o zinco e o cálcio.

Consumir minerais de maneira natural é mais complicado do que ingerir proteínas, carboidratos e gorduras; pois existem menos alimentos que os fornecem e, às vezes, não se encontram em quantidades suficientes.

Por isso, às vezes, recomenda-se tomar suplementos que os contenham. Em qualquer caso, é importante consumir vegetais e frutas, visto que são os produtos que contêm as maiores quantidades de minerais.

As vitaminas

A função principal das vitaminas é prevenir doenças e cuidar da boa saúde de todas as partes do corpo. Existe uma infinidade de vitaminas e cada uma é capaz de cumprir uma função específica.,

Vitaminas e minerais são nutrientes essenciais

Tratam-se, então, de nutrientes muito importantes que podemos encontrar, ainda que em pequenas quantidades, nas frutas e nos vegetais; por isso, é vital o consumo diário destes alimentos.

No entanto, estes nutrientes essenciais podem ser obtidos por meio de suplementos vitamínicos.

Leia também: 4 receitas ricas em fibras para cuidar da digestão

A água

Quando dizemos que “a água é vida” não estamos usando uma metáfora, é uma realidade. Nosso corpo é composto basicamente de água (cerca de 60% do peso corporal).

A água está envolvida nos processos de digestão, de excreção e, no geral, da hidratação de todo o corpo.

Por isso, deve-se consumir as quantidades apropriadas de água diariamente. No entanto, lembre-se de que a água não só se encontra em seu estado puro.

As frutas e vegetais contam com uma grande quantidade de líquido.

Enfim, são muitos os elementos que contêm todos os nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável e forte.

Portanto, é necessária uma dieta balanceada, que os inclua. Ante qualquer dúvida, consulte um profissional.