Dicas de jardinagem para nutrir as plantas naturalmente

8 de julho de 2019
O chorume de urtiga, por exemplo, tem sido tradicionalmente usado na jardinagem para nutrir culturas naturais. Dessa forma, evita-se o uso de produtos químicos que possam prejudicar o meio ambiente e a saúde de plantas e pessoas.

Nutrir as plantas naturalmente é uma das coisas básicas para mantê-las saudáveis ​​e em boas condições, especialmente quando falamos de cultivos. No entanto, nem sempre é necessário o uso de insumos e fertilizantes químicos. Na verdade, estes podem até mesmo afetar nossa saúde.

Por este motivo, neste artigo, apresentamos alguns truques para que você possa nutrir as plantas, evitando o uso de produtos químicos e de forma econômica.

Dicas de jardinagem para nutrir as plantas naturalmente

Se você quiser evitar a toxicidade e o impacto no ambiente dos fertilizantes químicos, propomos uma série de fertilizantes caseiros que você pode preparar em casa de maneira fácil e econômica. Além disso, eles darão mais força e vitalidade ao seu cultivo de plantas. Tome nota!

Chá de banana

Chá de banana

A casca de banana é rica em potássio. Desta forma, ajudará no florescimento das flores. Além disso, o potássio é rapidamente absorvido pelas plantas, uma vez colocado no solo.

Por outro lado, o alto teor de fósforo da casca de banana também ajudará sua cultura a ser mais forte, e a fotossíntese será realizada corretamente. É uma maneira totalmente ecológica de nutrir naturalmente suas plantações.

Preparação

  • Primeiro, corte a casca de banana e coloque-a em uma panela.
  • Em seguida, adicione água até cobrir a casca.
  • Depois, deixe ferver por cerca de 15 minutos.
  • Deixe esfriar, depois coe, e dilua em duas partes de água.
  • Por fim, aplique o chá em sua cultura.

Por outro lado, você também pode deixar as cascas de banana secarem, e depois pulverizar as plantas, ou usá-las como fertilizante em pó.

Chorume de urtiga

Um chorume é um fermentado de alguma espécie vegetal. A urtiga, precisamente, fornecerá às suas plantações um suprimento de nitrogênio necessário para um bom crescimento. Além disso, funciona como fungicida e inseticida.

Preparação

  • Primeiro, coloque uma quantidade de urtiga em um recipiente. Certifique-se de não incluir as raízes.
  • Em seguida, corte em pedaços pequenos e deixe por duas horas em água sem cloro.
  • Subsequentemente, coe a água e aplique-a em sua colheita.

Recomendamos que você leia também: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

Borra de café

Dicas de jardinagem: borra de café

Depois de preparar um bom café, não deite fora os restos desta bebida. Pelo contrário, você pode guardá-los para usá-los como fertilizante em suas plantações, especialmente nas plantas acidófilas. Na verdade, trata-se de um fertilizante natural, ideal para plantas que requerem solos ácidos, como os mirtilos.

Preparação

  • Primeiro, coloque 6 xícaras de café em um balde, com pelo menos 20 litros de água.
  • Então, deixe descansar por dois ou três dias.
  • Finalmente, coloque a preparação em torno das raízes de suas plantas.

Você também pode aplicar diretamente uma pequena quantidade de resíduo de café nas raízes das plantas. No entanto, tenha cuidado para não exagerar, pois o solo muito ácido pode ser prejudicial.

Confira ademais: Jardim no terraço, as melhores e mais fáceis ideias para fazer o seu

A casca de ovo também serve para nutrir as plantas

A casca do ovo é ideal para nutrir naturalmente culturas como pimenta e tomate. Além disso, você evitará a putrefação. De fato, o alto teor de cálcio das cascas de ovos é ideal para praticamente todas as culturas de frutas.

Preparação

  • Primeiro, deixe as cascas secarem bem.
  • Então, transforme-as em pó.
  • Finalmente, aplique no solo ao redor das plantas.

Cinzas de madeira

Cinzas para nutrir as plantas

O uso de fertilizante natural com cinzas de madeira auxilia no amadurecimento das culturas, principalmente das árvores frutíferas. Além disso, também ajudará a evitar pragas. Entretanto, seu uso em plantas acidófilas não é recomendado, pois pode aumentar o pH do solo.

Por outro lado, tenha em mente que você deve escolher madeira de qualidade, que não contenha materiais pesados, produtos químicos, ou vernizes.

Preparação

  • Basta diluir as cinzas na água de irrigação e aplicar ao regar.
  • Por outro lado, você também pode colocar uma pequena camada de cinza ao redor dos caules (sem tocá-los) e enterrá-la no solo.

A aplicação de alguns desses fertilizantes naturais evitará o uso de produtos químicos perigosos de várias maneiras, que também podem ser absorvidos pela cultura. Por outro lado, você estará colaborando para cuidar do meio ambiente de forma sustentável.