Descubra os benefícios do tomilho e os seus usos

25 de abril de 2019
Você conhece todos os benefícios do tomilho? Saiba que é uma especiaria que utilizamos nas nossas comidas, mas que funciona também para tratar a acne e as infecções de garganta. Descubra tudo sobre esta planta e seus usos.

É uma das especiarias mais utilizadas na gastronomia devido ao seu delicioso aroma e sabor. Você conhece todos os benefícios do tomilho? Neste artigo contaremos as propriedades desta ancestral planta e seus usos. Tome nota!

O tomilho vai muito além de realçar o sabor das comidas

Se nome científico é Thymus vulgaris e os climas quentes são os mais adequados para o seu cultivo. Seu tamanho é pequeno com flores de cor púrpura e as folhas crescem em volta dos galhos.

Este tipo de planta é fácil de adquirir. Você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais, supermercados e inclusive você mesmo pode cultivá-la se tiver jardim, já que não necessita muitos cuidados para que se desenvolva.

Apesar de que costumamos utilizar o tomilho como tempero para realçar o sabor e aroma de sopas, cremes e até para carnes, podemos aproveitar suas propriedades medicinais. Neste artigo, vamos ensinar a aproveitar as múltiplas funções desta planta: desde fungicida até como tratamento contra a acne.

Leia também: 4 projetos de hortas caseiras

Conheça os benefícios do tomilho

1. Seus usos como remédio natural

Flores do tomilho fresco

O tomilho contém propriedades antibactericidas e antissépticas que ajudam a melhorar a acne de forma muito eficiente. Isto de deve a que é muito potente para combater as bactérias que causam os problemas na pele.

É um perfeito antisséptico para eliminar os micróbios que causam as infecções. Aliás, por esse motivo é também recomendado para as pessoas que sofrem de faringite ou inflamação da garganta.

Por outro lado, o azeite essencial de tomilho se utiliza para relaxar os músculos e para tratar as micoses da pele, principalmente nos pés e nas mãos.

Deve-se submergir os pés ou as mãos na água e agregar algumas gotas de azeite de tomilho, deixando atuar por aproximadamente 20 minutos.

Ademais, combate a anemia pois um de seus minerais é o ferro. Além disso, facilita a digestão pois previne os espasmos estomacais e também a acumulação de gases que provocam as dores intestinais. Então, tomar um chá de tomilho é ideal para melhorar os problemas estomacais.

E por último, mas não menos importante, serve para aliviar os sintomas do ciclo menstrual. Em diversas investigações aparecem suas propriedades emenagogas, já que diminui as cólicas menstruais e todas as suas consequências como dores de cabeça ou retenção de líquidos.

2. Utilize-o na cozinha

Há muito tempo as especiarias como o tomilho têm sido utilizadas em preparações que requerem muito cozimento, pois desta maneira as folhas expelem o azeite e seu aroma característico. Esta é uma das formas mais fáceis de aproveitar as propriedades do tomilho.

Assim, os quitutes em que se utiliza esta erva aromática, ficam melhor temperados. Aliás, as folhas também são utilizadas para decorar e dar mais sabor às comidas. Recomendamos temperar com tomilho as sopas, os cremes e os risotos para dar-lhes mais sabor.

Isso também pode te interessar: Ervas aromáticas: o segredo da cozinha mediterrânea

3. Um fungicida natural

Planta de tomilho

Esta planta contém ação fungicida, inseticida e repelente de pragas que afetam principalmente as plantações de horta. Além disso, atrai as abelhas e as vespas. A essência de tomilho vermelho possui uma ação curativa e preventiva sobre os cultivos atacados por fungos e bactérias. Podemos adquirir o tomilho em casas de plantas e horticulturas e borrifar sobre as zonas afetadas.

Após a colheita, prolonga a vida útil dos frutos e vegetais reduzindo assim a necessidade de outros tipos de fungicidas e bactericidas para obter produtos de qualidade. A atividade iônica do extrato lhe permite penetrar a parede celular dos micro-organismos e destruí-los sem afetar a planta ou os frutos.

O método de extração é à base de vapor de água, por isso, não apresenta nenhum inconveniente como produto ecológico. Aliás, as possibilidades de intoxicação real para pessoas e animais são nulas pela quantidade que teriam que ingerir para provocar uma complicação.

Para o controle de pulgas e outros insetos se recomenda misturar 10 gotas de azeite essencial de tomilho com 20 ml de azeite de oliva. Espalhe pelos lugares afetados ou sobre os animais domésticos.

Então, agora você já conhece todas as propriedades do tomilho. É só começar a usar e desfrutar todos os seus benefícios.