6 usos da canela nas plantas do jardim

Por sua capacidade para proteger contra os fungos e nutrir o solo, a canela é uma excelente aliada para a jardinagem. Contamos em detalhes como esta especiaria ajuda a manter a plantas saudáveis.
6 usos da canela nas plantas do jardim

Última atualização: 21 Janeiro, 2020

A canela é um ingrediente que vem sendo utilizado desde a antiguidade tanto na gastronomia como na medicina natural. No entanto, poucos sabem que também é uma excelente aliada para manter as plantas do jardim saudáveis sem necessidade de produtos químicos.

Ainda que hoje em dia existam fertilizantes e praguicidas que mantêm o jardim em ótimas condições, muitos optam por usar a canela como substituto. Não só por ser mais econômica que as opções convencionais, como por ser 100 % ecológica e segura.

Assim, o melhor de tudo é que cumpre várias funções, o que evitará que se tenha que adquirir diferentes soluções para cada problema. Ainda não a usou? Contamos em detalhes como pode converter a canela em seu melhor complemento para a jardinagem. Tome nota!

Manter as plantas do jardim saudáveis usando canela

Certamente, a canela em pó tem interessantes aplicações no que se refere a manutenção das plantas. Mesmo que tenhamos nos acostumado a usá-la exclusivamente na cozinha, na verdade é bem versátil em outras tarefas de casa. Quer manter as plantas do jardim saudáveis? Descubra a seguir como pode utilizá-la.

1. Controle de pragas

Ao invés de comprar caros praguicidas químicos para o jardim, pode usar um pouco de canela em pó. Devido ao seu aroma penetrante e propriedades, este ingrediente mantém longe os mosquitos e formigas que danificam as plantas.

Modo de uso

  • Em primeiro lugar, pegue a quantidade de canela em pó que considerar necessária e espalhe-a nos arredores das plantas ou qualquer outro lugar onde se concentrem os insetos.
  • Finalmente, repita seu uso a cada 2 ou 3 semanas.

2. Eliminação de fungos

Definitivamente, para manter as plantas do jardim saudáveis é essencial contar com um produto que as mantenha livres de fungos. Felizmente, graças aos seus compostos antimicóticos e desinfetantes, a canela pode protegê-las frente a estes micro-organismos. 

Modo de uso

  • Em primeiro lugar, espalhe um pouco de canela sobre as áreas da planta que apresentam sinais evidentes de mofo ou fungos.
  • Finalmente, repita sua aplicação caso não desapareçam depois de alguns dias.

3. Proteger os vegetais comestíveis

Ninguém quer que seus vegetais desenvolvam doenças, principalmente quando ainda estão em processo de crescimento. O problema é que as condições do solo e a proliferação de fungos podem atacar em qualquer momento. No entanto, como opção de fertilizante podemos usar a prodigiosa canela.

Recomendamos que leia também: Mau hálito: como tratá-lo com remédios à base de canela

Modo de uso

  • Em primeiro lugar, espalhe um pouco de canela em pó na terra, justo nos arredores da base da planta.
  • Finalmente, use-a uma vez por semana.

4. Manutenção de estacas

Hoje em dia existem vários produtos comerciais para plantas estacas de forma exitosa. No entanto, para não gastar dinheiro nisso, vale a pena provar um simples truque: aplicar canela sobre o caule antes de plantá-lo.

Agora, se existirem problemas de jardinagem que impedem conseguir um bom resultado, outra opção é fazer uma receita fungicida combinando a canela com aspirinas. A seguir contamos como prepará-la em simples passos.

Ingredientes

  • 1 colher de canela em pó (10 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 2 aspirinas moídas

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, coloque todos os ingredientes em um recipiente e mexa-os até que fiquem bem misturados.
  • Finalmente, deixe-os repousar durante 12 horas e coe para separar possíveis resíduos.

Modo de uso

  • Em primeiro lugar, coloque as estacas de molho no líquido durante 2 horas.
  • Finalmente, plante-as como de costume.

Não deixe de ler: A canela, efeito afrodisíaco e muito mais

5. Curar as feridas das plantas

Depois de uma poda excessiva, as plantas podem sofrer cortes ou feridas que tendem a ser um foco para os fungos e micro-organismos danosos. Felizmente, para evitar este problema, podemos colocar uma camada protetora de canela.

Modo de uso

  • Espalhe um pouco de canela sobre a parte afetada para acelerar seu processo de cura.

6. Plantas de interior

Sem dúvida alguma, a canela também pode ser usada de forma alternativa para manter as plantas de interior saudáveis. Graças as suas propriedades e nutrientes, pode evitar que fiquem murchas ou doentes. Além disso, também evitam os piolhos ou pulgões.

Modo de uso

  • Em primeiro lugar, espalhe uma pequena quantidade de canela em pó no vaso da planta.
  • Finalmente, passadas 2 ou 3 semanas, repita sua aplicação para manter o efeito.

Em conclusão, como pode notar, a canela tem interessantes benefícios para manter as plantas do jardim saudáveis. Se ainda não provou, anime-se a usá-la em substituição dos produtos químicos que não são tão amáveis com o ambiente.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 maneiras de usar o vinagre no jardim

Hoje falaremos sobre algumas das principais formas de usar o vinagre no jardim. Você sabia que ele pode ser útil para as suas plantas?



  • American Chemical Society. “Cinnamon Oil Kills Mosquitoes.” ScienceDaily. ScienceDaily, 16 July 2004. www.sciencedaily.com/releases/2004/07/040716081706.htm