A canela, efeito afrodisíaco e muito mais

28 Dezembro, 2019
O aroma e o sabor da canela podem ser deliciosos. Agora, é verdade que este condimento funciona como um afrodisíaco natural? A canela poderia nos ajudar a ter uma vida sexual melhor?

A canela é uma especiaria usada regularmente na cozinha para dar sabor a várias preparações. No entanto, também tem sido usada como um afrodisíaco natural na área popular.

Acredita-se que alguns compostos da canela ajudem a aumentar a libido e a circulação sanguínea e, de certa forma, contribuam para a prevenção da disfunção erétil. Em vista de tais atribuições, várias investigações foram conduzidas para descobrir o quão precisas essas crenças podem ser.

Especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição indicam que a canela possui: proteínas, ferro, cálcio, zinco, potássio, selênio, vitaminas B6, C, fenóis e aldeídos. Por outro lado, foi confirmado que ela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que beneficiam a saúde até mesmo no nível sexual.

A canela como afrodisíaco

Em um estudo em roedores machos, o efeito dos extratos de Cinnamomum cassia (que é comumente usado na canela) sobre a função sexual desses roedores foi avaliado e concluiu-se que melhorou. E em outros estudos realizados em roedores fêmeas , efeitos positivos também foram observados.

A canela como afrodisíaco

Em outro estudo, concluiu-se que um dos compostos do óleo essencial da canela ajuda a relaxar os músculos e melhorar a função erétil.

A canela é conhecida por ser um estimulante natural. Isso pode beneficiar algumas funções cerebrais, como a memória. Embora também possa ser útil no campo sexual.

Nas mulheres…

Através do seu aroma, a libido aumenta em homens e mulheres. Portanto, o uso de velas perfumadas ou óleo de canela com mel é útil para aumentar o desejo sexual no casal.

Nos homens…

No caso dos homens, consumir chá de canela regularmente aumenta o nível de testosterona. Além disso, devido à sua capacidade de fornecimento de sangue, favorece as ereções, pois ao bombear mais sangue, as prolonga.

Também pode se tornar um complemento contra a disfunção erétil leve. Em caso de impotência, recomenda-se consumir o chá três vezes ao dia. No entanto, nesses casos, é melhor consultar um especialista.

Na sexualidade em geral…

Por outro lado, você deve ter em mente que a ela também funciona como um relaxante. Em alguns casos, o estresse também afeta o desejo sexual.

Finalmente, você deve saber que uma infusão desse tempero ajuda a melhorar o humor, reduzir a fadiga e ativar o corpo, promovendo, assim, a sexualidade em geral.

Devemos consumir a canela para ter uma boa vida sexual?

Não há estudos que indiquem que consumir esse condimento (sozinho) pode ajudá-lo a ter uma boa vida sexual. No entanto, houve pessoas que se animaram a incluí-la de várias maneiras em suas vidas para se sentirem mais sexy.

Por exemplo, há pessoas que colocam velas aromáticas de canela em seus quartos quando desejam criar uma atmosfera mais aconchegante e íntima quando se encontram com seu parceiro.

Por outro lado, existem pessoas que aplicam loções ou cremes que contêm essência de canela, para ter um odor corporal mais agradável e atraente. Há também quem bebe chá de canela ou adiciona um pouco desse tempero no café.

Qualquer que seja a opção escolhida, devemos ter em mente que a canela pode ser contraindicada em alguns casos. Por exemplo, não é um alimento recomendado para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de coagulação.

É importante considerar as contraindicações para evitar colocar a nossa saúde em risco.

  • Gruenwald, J., Freder, J., & Armbruester, N. (2010). Cinnamon and health. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408390902773052
  • Mang, B., Wolters, M., Schmitt, B., Kelb, K., Lichtinghagen, R., Stichtenoth, D. O., & Hahn, A. (2006). Effects of a cinnamon extract on plasma glucose, HbA1c, and serum lipids in diabetes mellitus type 2. European Journal of Clinical Investigation. https://doi.org/10.1111/j.1365-2362.2006.01629.x
  • Rao, P. V., & Gan, S. H. (2014). Cinnamon: A multifaceted medicinal plant. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2014/642942