Mau cheiro no encanamento: como elimina-lo de forma fácil e natural

Além de evitar jogar no ralo alimentos que podem se degradar no interior do cano e provocar mau cheiro, devemos observar se o encanamento se encontra bem vedado.
Mau cheiro no encanamento: como elimina-lo de forma fácil e natural

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Um dos problemas mais comuns de uma casa é o mau cheiro no encanamento do banheiro e da cozinha.

Não importa quantas vezes limpamos a casa, esse odor de mofo dos canos pode ser sentido em diferentes horas do dia, sobretudo quando o tempo está muito quente ou chuvoso.

O uso de aromatizadores ou sprays pode ser a maneira mais rápida de disfarçá-lo. Seu efeito, entretanto, não é suficientemente duradouro e o mau odor retorna rapidamente.

Atualmente existem vários tipos de produtos químicos que podem ser colocados nos tubos para desentupi-los e fazer com que parem de liberar o mau cheiro no encanamento.

O problema, no entanto, é que está comprovado que eles são muito agressivos para o meio ambiente. Algumas vezes sendo até mesmo prejudiciais para a saúde.

Felizmente, existem alguns remédios ecológicos caseiros que podemos preparar com ingredientes muito econômicos para conseguir resultados parecidos.

Neste artigo, queremos compartilhar um truque muito fácil que você pode realizar para dizer adeus a esse odor terrível. Não deixe de experimentar!

Por que surge o mau cheiro no encanamento?

Antes de saber em detalhes a maneira caseira de eliminar o odor desagradável dos tubos, é bom saber por que se produzem e que medidas podem ser tomadas para evitá-los.

Isto porque quase sempre o forte odor resulta de hábitos que praticamos todos os dias e que não percebemos que contribuem para o problema.

Os detergentes e sabões

lavar-louça

O uso constante de detergentes e sabões sobre as pias vai desprendendo uma série de produtos químicos que se aderem, sob a forma de gordura, nos encanamentos. Por conseqüência, pouco a pouco ela vai se degradando e, diante de qualquer estímulo, libera o mau odor.

Ainda que seja muito difícil evitar isso, se escolhermos produtos de boa qualidade podemos minimizar as chances do problema acontecer.

Água parada

Existem áreas da tubulação em que a água fica parada, formando criadouros de bactérias e de mofo.

Ainda que seja quase impossível que não ocorra, o que se pode fazer é limpá-las regularmente para que os micro-organismos não se proliferem.

A vedação dos tubos

mau cheiro no encanamento

A vedação dos tubos do vaso sanitário, das torneiras e das pias pode se degradar por causa da umidade e do mofo.

Como resultado, aparece um mau odor de silicone que piora com os dejetos produzidos pelas bactérias.

Canos velhos

As tubulações velhas não apenas podem se danificar mais facilmente, como também são o melhor ambiente para o crescimento das leveduras e bactérias.

Além disso, a água parada, juntamente com os dejetos, vai formando camadas que, inclusive, podem obstruir os tubos.

Restos de alimentos

restos_de_alimentos_pia

Cuidado! Os restos de alimentos que caem e passam pelo ralo da pia são uma das causas principais do mau odor e do entupimento da encanação.

Por isso, é primordial utilizar um filtro que permita reter na superfície os pequenos pedaços de comida que restam nos pratos e panelas.

Truque para eliminar o mau cheiro do encanamento

truque_para_limpar_encanamento

Estando conscientes das possíveis causas dos odores fétidos das tubulações, aconselhamos colocar em prática o seguinte truque para limpá-las de forma natural.

Trata-se de uma combinação simples de bicarbonato de sódio com vinagre branco. Isso porque estes dois ingredientes fazem bem ao meio ambiente e servem para eliminar os fungos, a gordura acumulada e outras substâncias que liberam maus odores a partir dos canos.

Ingredientes

  • ½ copo de bicarbonato de sódio (100 g)
  • 1 copo de vinagre branco (200 ml)
  • ½ litro de água quente

Como fazer?

  • Em primeiro lugar, leve o meio de litro de água para ferver.
  • Antes que comece a ferver, junte o vinagre branco e mexa bem.
  • Enquanto a mistura anterior ferve, despeje o bicarbonato de sódio no interior da tubulação que você deseja limpar.
  • A seguir, retire a água com vinagre do fogo e despeje sobre o ralo para que se misture, no interior da tubulação, com o bicarbonato.
  • Imediatamente será produzida uma reação de efervescência, que é completamente normal.
  • Em seguida, coloque uma tampa na entrada dos canos para impedir a entrada de água ou de outras substâncias, por pelo menos uma hora.
  • Por fim, se possível, deixe agir por uma noite inteira para obter melhores resultados.
  • Repita esse truque pelo menos uma vez por semana para eliminar completamente os maus odores.

Assim, com pouco dinheiro você poderá manter seu encanamento limpo e sem odores desagradáveis. Além disso, você não terá que recorrer a produtos agressivos, que prejudicam o meio ambiente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rauber-Lüthy, C., & Kupferschmidt, H. (2010). Household chemicals: management of intoxication and antidotes. EXS. https://doi.org/10.1007/978-3-7643-8338-1_10
  • Household Chemical Products and Their Health Risk. (2018). The Cleveland Clinic.
    Available in https://my.clevelandclinic.org/health/articles/11397-household-chemical-products-and-their-health-risk
  • Aaron Leong. (21 October 2013). Can Vinegar and Baking Soda Replace Household Cleaning Items?. Chemistry.
  • Bates, Jessica. “Why Is Vinegar a Good Cleaning Solution? | EHow.” EHow. Demand Media, 28 Oct. 2009. Web. 20 Oct. 2013.
  • Heron, S.F. “How Does Vinegar Work as a Cleaner? | EHow.” EHow. Demand Media, 12 Nov. 2008. Web. 20 Oct. 2013.
  • Sutherland, Diane. Baking Soda: Hundreds of Everyday Uses. London: Star Fire, 2010. Print.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.