6 pratos para comer à noite e não ganhar peso

Uma das questões mais importantes para não ganhar peso com o jantar é moderar as porções. Também é melhor optar por alimentos leves e de fácil digestão.

São muitas as pessoas que querem manter a forma, mas não estão dispostas a renunciar ao jantar. Se este é o seu caso, confira estas seis dicas de pratos recomendados por cientistas e nutricionistas.

Com estes pratos você não só conseguirá não ganhar peso, como também evitará problemas de digestão e para dormir.

As chaves são escolher os alimentos com inteligência e comer porções pequenas.

No entanto, lembre-se de que o mais importante para perder peso é não sentir ansiedade pela comida.

Por isso é recomendado jantar sempre e incluir proteínas e vitaminas como as que estão contidas nas verduras e frutas.

Além disso, lembre-se de que o ideal é jantar duas horas antes de dormir.

A maioria das pessoas evita jantar pelo conceito errado de que comer de noite engorda. Para evitar isso, prepare uma janta leve e estabeleça um horário para fazê-lo.

E está comprovado que quem tem um horário definido para realizar as refeições do dia tem um peso mais saudável.

Passar muitas horas sem comer não só fará com que coma mais: também pode aumentar sua vulnerabilidade a diabetes do tipo 2, devido às interações entre o açúcar no sangue e a insulina.

Cuidado com o tamanho das porções

Como dizíamos, o tamanho das porções é uma das chaves, além do tipo de alimento que iremos ingerir.

Se você chegar na hora do jantar morto de fome, poderá comer mais do que deveria.

  • Coloque a quantidade que quer comer em um prato ou recipiente, ao invés de comer diretamente da embalagem para evitar excessos.
  • Também é recomendado guardar os alimentos mais tentadores, como doces, batatas fritas e biscoitos, em um lugar fora da visão.

Quais pratos posso comer no jantar?

1. Ovos

ovos

O ovo é rico em proteínas e contém aminoácidos essenciais. Ele fará com que você se sinta saciado rapidamente.

  • O mais saudável é simplesmente optar pelos ovos cozidos.
  • Se preferir optar por um omelete ou por ovos mexidos, a dica estará no preparo sem óleo ou com uma quantidade mínima deste.

2. Queijo com nozes

Uma pequena porção de queijo contém umas 100 calorias, por isso a chave é pegar um pouquinho e não passar disso.

  • O queijo é rico em triptofano, proteína e caseína. Além disso, alguns estudos consideram que a caseína pode acelerar o metabolismo.

Se você quiser, pode acompanhar seu pedaço de queijo com nozes e algumas uvas, que são ricas em melatonina e são excelentes para dormir bem.

3. Peru com purê de abóbora

pure-de-abobora

Um jantar completo e pouco calórico será o formada por um bom purê de abóbora com peru.

  • A carne de peru é uma grande fonte de triptofano e proteínas saudáveis e sua digestão é mais fácil do que a carne de frango.
  • Para a guarnição, escolha algo leve e saboroso como um purê de abóbora. Um jantar saudável e saciante que nos ajudará a não ganhar quilos a mais.

4. Homus com verduras

Como já sabemos, a base do homus é o grão-de-bico, um alimento rico em vitamina B6, o que o torna fundamental para a síntese de melatonina.

O melhor complemento para este prato são as verduras. Você pode optar pelas suas preferidas e adicionar tiras de pepino, abobrinha ou cenoura.

5. Espiga de milho

espiga-de-milho

A espiga de milho é um prato recomendado para comer à noite. Cuidado, não estamos falando do milho que é vendido enlatado, e sim do milho cozido.

  • Este alimento elimina o excesso de colesterol do organismo e detém o acúmulo das reservas de gordura.
  • Para que o prato seja saudável e não te faça ganhar peso, é fundamental que não tempere seu jantar nem com manteiga nem com sal.

6. Peixe branco

O peixe branco é um dos melhores alimentos na hora de buscar um jantar saudável e nutritivo que não te faça ganhar peso.

Neste caso recomenda-se optar pelo peixe branco, já que o peixe azul tem mais componentes gordurosos. Assim, o azul é melhor para a hora do almoço.

Recomendados para você