3 razões para consumir ovos no café da manhã e 2 opções de preparo

21 Setembro, 2020
Incluir ovos no café da manhã está longe de ser prejudicial, pois além de nos ajudar a encarar o dia com mais energia, nos mantém saciados. Por isso, também favorecem a perda de peso.

Você evita ovos no café da manhã porque acha que eles fazem engordar e aumentar o colesterol ruim? Então você deve levar em consideração as seguintes informações.

O que você costuma comer no café da manhã? Se você for uma daquelas pessoas que costumam sair de casa somente com um café e algum pãozinho, o mais provável é que depois de uma hora seu estômago esteja pedindo alimento e sua cabeça uma aspirina para a dor de cabeça.

Sair de casa bem alimentado é algo essencial para começar o dia com energia, força e combustível “adequado” para que o cérebro fique alerta.

Ovos no café da manhã: adequados para a saúde cardiovascular

O consumo equilibrado de ovos não elevará seu colesterol, nem influenciará nos níveis de lipídios no sangue. São muitos os estudos que confirmam essa informação como, por exemplo, os publicados na revista American College of Nutrition

ovos no café da manhã

  • Os ovos fornecem fosfolipídeos e gorduras insaturadas, além de vitaminas e antioxidantes que favorecem a prevenção da arteriosclerose.
  • De acordo com especialistas, não acontecerá nada se ao longo da semana consumirmos entre 3 a 5 ovos, não existe riscos e nosso coração se fortalece, além de ser protegido, desde que essa atitude for acompanhada por uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, foi comprovado que o consumo de ovos não está negativamente relacionado à saúde cardiovascular.

Não é a mesma coisa consumir um ovo cozido, por exemplo, ou ovos fritos com bacon e queijo. Neste último caso, o nível de gorduras saturadas já envolve um risco para a saúde.

  • Outro dado interessante é que graças à colina presente nos ovos, reduzimos os processos inflamatórios que acontecem por causa da homocisteína ou da proteína C reativa.

O consumo regular e equilibrado de ovos cuida de nossa saúde cardíaca e nos protege da osteoporose, do deterioramento cognitivo e da doença de Alzheimer e diabetes tipo 2.

Ovos no café da manhã para perder peso

Os ovos são um dos alimentos mais saciantes que existe. Não há nada melhor do que começar o dia com um omelete com espinafre, por exemplo, para poder passar a manhã com energia e bem-estar até a próxima refeição.

  • Também não podemos nos esquecer de que os ovos são uma excelente fonte de proteínas completas de alto valor biológico, cuja qualidade supera à dos laticínios.
  • Além disso, é preciso destacar que as proteínas presentes nos ovos são cadeias de aminoácidos capazes de reparar tecidos como músculos, tendões e ligamentos.

Tudo isso indica que os ovos são uma parte essencial de qualquer dieta de emagrecimento.

Ovos para o cérebro e o sistema nervoso

Um dos melhores benefícios dos ovos é que fornecem colina, um composto que ajuda a reduzir a inflamação cerebral.

Estudos recentes não encontraram associação entre o consumo de ovos e a redução do riso de desenvolver Alzheimer. Contudo, seu consumo está relacionado a uma melhoria cognitiva.

Além disso, a fosfatidilcolina e esfingomielina presentes nos ovos permitem sintetizar elementos como a acetilcolina, que age como neurotransmissor para favorecer o envio de informações entre os nervos e os músculos.

Leia também: Como preparar 5 cafés da manhã que cuidam do cérebro

Formas saudáveis de consumir ovos no café da manhã

ovos no café da manhã

Omeletes de aveia e banana

Ingredientes

  • 1 banana.
  • 1 ovo.
  • 5 colheres de sopa de aveia (50 g).
  • 1 colher de chá de raspas de limão (5 g).

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, passe a banana pelo espremedor de batatas para obter uma pasta bem fina, que depois deve ser misturada com a clara e a gema do ovo.
  • Em seguida, adicione as raspas de limão e as 5 colheres de aveia. Misture bem até obter uma espécie de pasta compacta. Agora é muito simples: aqueça em uma frigideira bem quente como se fosse uma omelete. O resultado é espetacular.

Ovos com espinafre, morango e passas

Ingredientes

  • 8 morangos.
  • 1 ovo cozido.
  • Um punhado de passas.
  • 100 g de espinafre fresco.

Modo de preparo

  • Essa “salada” é tão saborosa quanto saciante. Por isso, é ideal para começar o dia e obter boas energias. Para prepará-la, basta ter pronto um ovo cozido, cortado em lâminas fininhas.
  • Em seguida, lave bem os morangos e corte-os pela metade.
  • Também lave os espinafres e coloque-os em uma tigela. Adicione também os morangos, o ovo e as passas. Pronto! Essa é uma receita rica em fibras, proteínas, vitaminas e vitamina C e B, que permite regular o trânsito intestinal, cuidar do nosso corpo e do nosso coração.

Os ovos podem complementar um bom café da manhã

Incluir ovos no café da manhã é uma forma de cuidar da sua saúde, desde que combinados com os alimentos certos. Representam uma baixa ingestão de proteínas e uma baixa densidade calórica.

Além disso, não só não aumentam os níveis de colesterol, como também têm efeitos cardioprotetores. Você deveria incluí-los em sua dieta com mais regularidade!

  • Dussaillant Catalina, Echeverría Guadalupe, Rozowski Jaime, Velasco Nicolás, Arteaga Antonio, Rigotti Attilio. Consumo de huevo y enfermedad cardiovascular: una revisión de la literatura científica. Nutr. Hosp.  [Internet]. 2017  Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112017000300710&lng=es.  http://dx.doi.org/10.20960/nh.473.
  • Applegate E. Introduction: Nutritional and functional roles of eggs in the diet. J Am Coll Nutr 2000;19(Suppl 5):495S-8S.
  • Kovacs-Nolan J, Phillips M, Mine Y. Advances in the value of eggs and egg components for human health. J Agric Food Chem 2005;53(22):8421-31.
  • Miranda JM, Antón X, Redondo-Valbuena C, Roca-Saavedra P, Rodríguez JA, Lamas A, et al. Egg and egg-derived foods: Effects on human health and use as functional foods. Nutrients 2015;7(1):706-29.
  • Gelker NRW., Larsen ML., Dyerberg J., Stender S., Astrup A., Eggs do not increase the risk of cardiovascular disease and can be safely consumed. Ugeskr Laeger, 2017.
  • Ylilauri MP., Voutilainen S., Lonnroos E., Mursu J., et al., Association of dietary cholesterol and egg intakes with the risk of incident dementia or alzheimer disease: the Kuopio ischaemic heart disease risk factor study. Am J Clin Nutr, 2017. 105 (2): 476-484.