5 Tipos de café da manhã que alimentam o cérebro

· 7 de dezembro de 2018
Se incluirmos o ovo em nosso café da manhã, estaremos nutrindo nosso corpo com proteínas, que nos ajudarão a ativar nosso cérebro e a nos manter saciados durante mais horas.

Temos escutado um milhão de vezes: o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 5 tipos de café da manhã que alimentam o cérebro.

O café da manhã é muito importante. Ele ativa o seu metabolismo, e as pessoas que tomam café da manhã tendem a ter um peso corporal mais saudável. Mas, você sabia que o café da manhã também ativa o cérebro?

É claro que estamos falando de um café da manhã adequado, que não é exatamente um pote cheio de cereais açucarados com calorias vazias. Se você comer o tipo de café da manhã adequado, ficará mais alerta, com mais energia e mentalmente afiado durante o dia.

A chave para um café da manhã saudável é a proteína e os grãos integrais, então vamos dar uma olhada nos melhores alimentos para começar o dia.

1. Tipos de café da manhã: aveia

Quando dormimos à noite, basicamente estamos fazendo jejum. Daí a palavra “desjejum” quebrar o jejum. Quando você acorda, o seu cérebro precisa de um fornecimento saudável de açúcar no sangue ou glicose.

Apesar de que um café da manhã açucarado aumentará o seu nível de açúcar no sangue rapidamente, também ocorrerá uma queda de glicose algumas horas mais tarde.

A farinha de aveia de grãos integrais (como todos os grãos integrais), por outro lado, é absorvida lentamente pelo corpo. Ao invés de receber um monte de açúcar, seu nível de açúcar no sangue subirá em um ritmo lento e constante. 

Os estudos mostram que as crianças que comem aveia no café da manhã tiveram uma pontuação de até 20 % a mais nas provas que as crianças que comem cereais açucarados.

Isto apoia a teoria de que o açúcar no sangue afeta a memória e a concentração.

2. Tipos de café da manhã: ovos

Ovos

Os ovos são uma opção de café de manhã tradicional, mas também a mais inteligente. São ricos em proteínas, e visto que a proteína requer mais tempo para ser digerida por nosso corpo, nos sentimos satisfeitos por mais tempo.

Isso significa que não só ajuda a controlar o peso, mas também ajuda a manter o açúcar no sangue e o estado de alerta mental em níveis saudáveis.

As claras do ovo são as que principalmente contêm a forma mais pura de proteína em sua composição. A alta qualidade da proteína do ovo ajuda o corpo a absorver melhor.

Mas não é somente isso, os ovos também estão repletos de vitaminas e minerais, que são outros compostos necessários para manter seu corpo e mente trabalhando juntos.

Leia também: O que são as proteínas e como elas contribuem na dieta

3. Tipos de café da manhã: pão integral com manteiga de amendoim 

Além de ser delicioso, este café da manhã é um golpe de energia. Com a manteiga de amendoim, obtém-se os benefícios da proteína (que faz que você se sinta mais saciado do que se tivesse comido um bolo com açúcar).

Com o pão integral, consegue-se a qualidade integral que mantém o açúcar no sangue nivelado e regulado ao longo da manhã.

Se, além disso, você acrescentar um pouco de banana em rodela no seu pão, você agregará ainda mais as valiosas vitaminas, principalmente o potássio, que te ajudará a manter o cérebro oxigenado para um pensamento mais claro e para manter o estresse sob controle.

4. Tipos de café da manhã: iogurte grego

Iogurte grego

Comer iogurte grego no café da manhã não é novidade, mas o iogurte grego se globalizou recentemente. Este tipo de iogurte além de possuir o dobro de proteína que o iogurte normal, também é mais rico e mais cremoso que o iogurte tradicional.

A proteína extra o fará se sentir mais satisfeito durante toda a manhã.

Descubra: Receita para preparar iogurte grego em casa

Além disso, o iogurte grego também é baixo em hidratos de carbono. Os hidratos de carbono que se encontram em um rosquinha doce ou em outro tipo de pão doce, podem te provocar uma queda de açúcar no final do dia.

E estes tipos de quedas provocam a diminuição da lucidez mental. Acrescente um pouco de fruta ou amêndoas ao seu iogurte grego para melhorar o sabor e agregar gorduras saudáveis à sua dieta, além de obter mais energia e outros benefícios.

5. Jantar para o café da manhã

Por que não mudar as coisas e fazer o jantar no café da manhã? Com certeza, não existem regras que diga que você não pode. E se você tiver entediado de comer a mesma comida de manhã todos os dias, comer o jantar no café da manhã pode quebrar a monotonia. 

É claro que não estamos falando de uma pizza fria ou uma asinha de frango esquentada. Pense melhor em uma batata ao forno com um iogurte grego polvilhado com cebolinha ou uma abundante sopa de verduras com um pouco de grãos integrais e pão crocante.

Realmente, a criatividade não tem limites e você pode criar uma infinidade de tipos de prato nutritivos que te ajudam a render melhor ao longo do dia. 

  • Butt, M. S., Tahir-Nadeem, M., Khan, M. K. I., Shabir, R., & Butt, M. S. (2008). Oat: Unique among the cereals. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-008-0698-7
  • Mohammadi, A. A., Jazayeri, S., Khosravi-Darani, K., Solati, Z., Mohammadpour, N., Asemi, Z., … Eghtesadi, S. (2016). The effects of probiotics on mental health and hypothalamic–pituitary–adrenal axis: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial in petrochemical workers. Nutritional Neuroscience. https://doi.org/10.1179/1476830515Y.0000000023
  • Zhang, P., Whistler, R. L., Bemiller, J. N., & Hamaker, B. R. (2005). Banana starch: Production, physicochemical properties, and digestibility – A review. Carbohydrate Polymers. https://doi.org/10.1016/j.carbpol.2004.10.014