Receita para preparar iogurte grego em casa
Muitos gostam de se manter em forma e cuidar do que consomem. Por isso existe o ditado “somos o que comemos”. Ou seja, se comermos de forma saudável seremos pessoas com hábitos saudáveis em muitos sentidos.
Dessa forma, manteremos na linha as calorias e os carboidratos que ingerimos. Além disso, o iogurte é um alimento que pode ser acompanhado com vários alimentos, e pode ser servido como café da manhã, guarnição ou lanchinho.
Agora, o iogurte é mais utilizado no mundo culinário como uma sobremesa, mas podemos dar o uso que quisermos, tudo dependerá dos nossos gostos. E é um dos melhores alimentos que podemos ingerir, certificado totalmente pelos nutricionistas como imprescindível em uma dieta saudável.
O preparo do iogurte grego se baseia na fermentação do leite, seja de vaca ou de cabra e com 9% a mais de gordura láctea, pois traz um sabor mais cremoso, denso e delicioso que o iogurte comum.
É uma alternativa melhor do que o iogurte tradicional, pois o processo de fermentação do leite é menos automatizado e contém muito mais proteínas e minerais. Em poucas palavras, muito mais saudável e rico que o tradicional.
Apesar de poder ser encontrado na forma comercial no mercado (com um preço muito maior), existem pessoas que preferem fazê-lo em casa. É uma opção mais econômica e divertida de consumir iogurte.
Como preparar iogurte grego em casa
O processo de fermentação do leite é muito importante para o preparo do iogurte. Assegure-se de contar com uma iogurteira ou um frasco hermético e colocá-lo em um local quente sem nenhuma mudança de temperatura.
Ingredientes
- 4 1/2 copos de leite de vaca integral (900 ml)
- 1/2 copo de creme de leite (100 ml)
- 1/4 copo de iogurte natural (50 ml)
Preparo com a iogurteira
- Se você conta com uma iogurteira em casa, sua tarefa será muito mais fácil. Basta verter todos os ingredientes nela e deixar fermentar durante, pelo menos, 8 horas.
- Para finalizar, basta filtrar o conteúdo da iogurteira, refrigerar por 4 horas e pronto.
Saiba mais sobre o Iogurte grego: benefícios e diferenças do normal
Preparo tradicional
É extremamente fácil preparar o iogurte grego em casa de forma tradicional, como faziam em épocas antigas. Basta ter um pouco de paciência, pois a fermentação toma um pouco de tempo. No entanto, te asseguramos, é a forma mais saudável de ingeri-lo.
- Para começar, coloque em uma panela a fogo médio todos os ingredientes e deixe ferver.
- A temperatura ideal é de uns 85 ºC, se você contar com um termômetro de cozinha seria bom utilizá-lo. Se não o possui, pode fazê-lo a mão. Coloque um dedo no leite e se aguentar pelo menos 5 segundos, é a temperatura correta.
- Assim que ferver, deixe esfriar por uns 15 minutos.
- Depois, verta a mistura em um recipiente com tampa hermética, coloque-o em lugar quente e deixe fermentar por 8 a 10 horas.
- Quando passar este tempo, filtre o iogurte. Para isso pegue uma gaze ou um pano e coe o conteúdo.
- Também podemos deixar para filtrar o iogurte no refrigerador, pois o processo pode demorar um tempo.
- Por último, quando terminar de coar, sirva em frascos para pequenas porções. O líquido restante do iogurte é um soro de leite: pode consumi-lo assim ou utilizá-lo em outras receitas.
Pronto, desfrute de um rico iogurte grego em casa.
Sugestões
- O lugar ideal para deixar fermentar o iogurte é o forno. Podemos preaquecer o forno a baixa temperatura, depois desligar o fogo e colocar ali o frasco com iogurte.
- Se não tiver frascos com tampas herméticas, pode simplesmente utilizar uma vasilha, colocar um pano e selá-la com papel envolvente. Também tem a opção de utilizar uma bolsa.
- Se você quiser que o iogurte tenha uma textura mais firme, utilize 1 ou 2 colheres de leite em pó. Isso lhe dará mais espessura a mistura antes de fermentar.
- Caso prefira um iogurte com poucas calorias, poderá utilizar ingredientes leves, como leite desnatado e iogurte natural sem gorduras (desnatado).
- É muito mais recomendado trabalhar com quantidades de 1 litro em cada envase que for preparar.
- Caso utilize leite de cabra, o processo de fermentação deverá se prolongar duplamente, ou seja, de 20 a 24 horas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Babio, N., Mena-Sánchez, G., & Salas-Salvadó, J. (2017). Más allá del valor nutricional del yogur: ¿un indicador de calidad de la dieta? Nutrición Hospitalaria, 34(4), 26–30 https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112017001000006
- U. S. Department of Agriculture. (28 de abril de 2019). Yogurt, greek, plain, whole milk. Food Data Central. Consultado el 25 de setiembre de 2023. https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/2259794/nutrients
- Rupa, P., & Mine, Y. (2012). Recent advances in the role of probiotics in human inflammation and gut health. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 60(34), 8249–8256. https://pubs.acs.org/doi/10.1021/jf301903t