Receita para preparar iogurte grego em casa

· 19 de julho de 2018
Na hora de preparar iogurte grego em casa o mais importante é o período de fermentação, por isso que deveremos respeitá-lo para ter o resultado desejado.

Muitos gostam de se manter em forma e cuidar do que consomem. Por isso existe o ditado “somos o que comemos”. Ou seja, se comermos de forma saudável seremos pessoas com hábitos saudáveis em muitos sentidos.

Dessa forma, manteremos na linha as calorias e os carboidratos que ingerimos. Além disso, o iogurte é um alimento que pode ser acompanhado com vários alimentos, e pode ser servido como café da manhã, guarnição ou lanchinho.

Agora, o iogurte é mais utilizado no mundo culinário como uma sobremesa, mas podemos dar o uso que quisermos, tudo dependerá dos nossos gostos. E é um dos melhores alimentos que podemos ingerir, certificado totalmente pelos nutricionistas como imprescindível em uma dieta saudável.

O preparo do iogurte grego se baseia na fermentação do leite, seja de vaca ou de cabra e com 9% a mais de gordura láctea, pois traz um sabor mais cremoso, denso e delicioso que o iogurte comum.

É uma alternativa melhor do que o iogurte tradicional, pois o processo de fermentação do leite é menos automatizado e contém muito mais proteínas e minerais. Em poucas palavras, muito mais saudável e rico que o tradicional.

 

Iogurte grego em recipientes de vidro

Apesar de poder ser encontrado na forma comercial no mercado (com um preço muito maior), existem pessoas que preferem fazê-lo em casa. É uma opção mais econômica e divertida de consumir iogurte. 

Como preparar iogurte grego em casa

O processo de fermentação do leite é muito importante para o preparo do iogurte. Assegure-se de contar com uma iogurteira ou um frasco hermético e colocá-lo em um local quente sem nenhuma mudança de temperatura.

Ingredientes

  • 4 1/2 copos de leite de vaca integral (900 ml)
  • 1/2 copo de creme de leite (100 ml)
  • 1/4 copo de iogurte natural (50 ml)

Preparo com a iogurteira

  • Se você conta com uma iogurteira em casa, sua tarefa será muito mais fácil. Basta verter todos os ingredientes nela e deixar fermentar durante, pelo menos, 8 horas.
  • Para finalizar, basta filtrar o conteúdo da iogurteira, refrigerar por 4 horas e pronto.

Saiba mais sobre o Iogurte grego: benefícios e diferenças do normal

Iogurte grego de baunilha

Preparo tradicional

É extremamente fácil preparar o iogurte grego em casa de forma tradicional, como faziam em épocas antigas. Basta ter um pouco de paciência, pois a fermentação toma um pouco de tempo. No entanto, te asseguramos, é a forma mais saudável de ingeri-lo.

  1. Para começar, coloque em uma panela a fogo médio todos os ingredientes e deixe ferver.
  2. A temperatura ideal é de uns 85 ºC, se você contar com um termômetro de cozinha seria bom utilizá-lo. Se não o possui, pode fazê-lo a mão. Coloque um dedo no leite e se aguentar pelo menos 5 segundos, é a temperatura correta.
  3. Assim que ferver, deixe esfriar por uns 15 minutos.
  4. Depois, verta a mistura em um recipiente com tampa hermética, coloque-o em lugar quente e deixe fermentar por 8 a 10 horas.
  5. Quando passar este tempo, filtre o iogurte. Para isso pegue uma gaze ou um pano e coe o conteúdo.
  6. Também podemos deixar para filtrar o iogurte no refrigerador, pois o processo pode demorar um tempo.
  7. Por último, quando terminar de coar, sirva em frascos para pequenas porções. O líquido restante do iogurte é um soro de leite: pode consumi-lo assim ou utilizá-lo em outras receitas.

Pronto, desfrute de um rico iogurte grego em casa.

Sugestões

  • O lugar ideal para deixar fermentar o iogurte é o forno. Podemos preaquecer o forno a baixa temperatura, depois desligar o fogo e colocar ali o frasco com iogurte.
  • Se não tiver frascos com tampas herméticas, pode simplesmente utilizar uma vasilha, colocar um pano e selá-la com papel envolvente. Também tem a opção de utilizar uma bolsa.
  • Se você quiser que o iogurte tenha uma textura mais firme, utilize 1 ou 2 colheres de leite em pó. Isso lhe dará mais espessura a mistura antes de fermentar.
  • Caso prefira um iogurte com poucas calorias, poderá utilizar ingredientes leves, como leite desnatado e iogurte natural sem gorduras (desnatado).
  • É muito mais recomendado trabalhar com quantidades de 1 litro em cada envase que for preparar.
  • Caso utilize leite de cabra, o processo de fermentação deverá se prolongar duplamente, ou seja, de 20 a 24 horas.