Combata os sintomas da gastrite com este simples remédio natural

· 22 de março de 2017
Ainda que este remédio seja muito eficaz para aliviar os sintomas da gastrite, não devemos nos esquecer de seguir uma dieta saudável e as recomendações médicas a esse respeito

O estômago está revestido por uma capa de células conhecidas como mucosa gástrica, que protege o estômago da agressão dos sucos gástricos.

Este agente protetor impede a formação de úlceras e  desempenha um papel muito importante no equilíbrio do pH digestivo.

Apesar de ser naturalmente exposta a determinadas circunstâncias, a mucosa pode apresentar irritação ou enfraquecimento. Se não for controlado, conduz àquilo que conhecemos como gastrite.

Esse transtorno digestivo é um dos mais comuns na população. É caracterizado por provocar uma sensação incômoda de ardência na boca do estômago, além de inflamação e dor.

Embora se desenvolva de diferentes formas para cada caso, a maioria delas vem acompanhada de náuseas, gases e mal-estar geral.

Pode ser causada pelo uso excessivo de medicamentos, a má alimentação, o consumo de tabaco ou alguma infecção da bactéria H. Pylori. Seu tratamento requer mudanças drásticas na dieta e, algumas vezes, o uso regular de certos medicamentos.

Felizmente, há também alguns remédios de origem natural, cujas propriedades aceleram a sua recuperação enquanto melhoram as funções digestivas.

Entre essas opções, encontramos um tratamento fácil que, usando só dois ingredientes, acalma a dor e minimiza os sintomas.

Em que consiste este remédio natural para aliviar a gastrite?

O remédio natural  que queremos propor neste artigo é um simples xarope de aloe vera e mel de abelhas, cujas qualidades fazem a combinação perfeita para melhorar rapidamente os sintomas desse transtorno.

O cristal de aloe vera se dissolve facilmente com o mel, resultando em um produto de fácil consumo para crianças e adultos.

Como queremos deixar tudo bem claro a você, explicaremos detalhadamente algumas de suas principais vantagens para a solução deste problema.

Leia também: Infusão de gengibre e aloe vera: uma bebida natural muito poderosa

Propriedades do gel de aloe vera Gel de aloé vera para tratar a gastrite

O cristal ou gel de aloe vera é um ingrediente muito popular e valorizado ao longo da história pelo seu alto conteúdo nutricional.

Seu conteúdo significativo de antioxidantes, vitaminas e minerais lhe conferem as propriedades anti-inflamatórias, desintoxicantes e antibacterianas. Seu consumo melhora os processos digestivos, controla a inflamação e exerce um pequeno efeito laxativo, o que facilita a expulsão dos resíduos.

Ele contém uma substância conhecida como aloína, cujos efeitos melhoram o movimento intestinal e a flora bacteriana.

Ela também contém mucilagem, um dos compostos ativos que recobrem e protegem a mucosa gástrica, reduzindo as úlceras e o excesso de acidez.

Seu efeito cicatrizante acelera a regeneração dos tecidos afetados pela gastrite, protegendo-os de futuras agressões.

Ele é considerado como um ingrediente alcalino, ideal para equilibrar o pH do corpo.

Propriedades do mel de abelhaMel de abelha para tratar a gastrite

O mel de abelha, quando de origem orgânica, é sempre um alimento muito completo e carregado de nutrientes essenciais.

Destaca-se pelo seu poder energético e por suas múltiplas aplicações associadas à saúde e à beleza.

Ele conta com grandes quantidades de glicose e frutose, dois tipos de açúcares naturais que são absorvidos com facilidade pelo intestino. Contém fibra e enzimas naturais que beneficiam a digestão e o controle da inflamação.

Ainda que não se saiba precisamente quais são os princípios ativos que controlem os sintomas da gastrite, alguns consideram que este controle se deve à capacidade do mel de frear o crescimento bacteriano.

Como preparar este remédio natural para combater a gastrite?Remédio para controlar a gastrite

O tratamento de aloe vera e mel de abelhas é um bom complemento para aqueles que têm de lutar continuamente contra os incômodos provocados pela gastrite.

É muito fácil de preparar, e seus ingredientes são muito fáceis de adquirir no mercado.

Leia também:Por que devemos tomar uma infusão para o fígado toda noite?

Ingredientes

  • ½ litro de água
  • ¼ de copo de gel de aloe vera (50g)
  • 2 colheres de sopa de mel de abelha orgânico (50g)

Instruções de preparo

  • Extraia o gel contido nas folhas de aloe vera e leve-o ao liquidificador com as duas colheres de mel e água.
  • Processe tudo por alguns segundos, até obter um produto homogêneo.

Modo de consumo

  • Quando sentir os primeiros sinais de gastrite, sirva meio copo deste líquido e consuma-o tomando pequenos goles.
  • Beba até duas vezes ao dia, segundo as suas necessidades.
  • Evite ingerir uma quantidade maior do que a recomendada, já que seu efeito laxativo poderia provocar reações indesejadas.

Tenha em conta que, ainda que seja eficaz, este preparado não substitui os medicamentos ou recomendações dadas pelo médico.

Além disso, é fundamental manter uma dieta saudável  e equilibrada para conseguir todos os seus benefícios.