Menos frutose para perder peso com mais facilidade

5 de janeiro de 2019
Visto que nem todas as frutas têm a mesma quantidade de frutose, se nosso objetivo é perder peso deveremos optar por aquelas que contenham menos.

Quando lemos artigos que nos falam de como perder peso com mais facilidade, encontramos uma infinidade de teorias diferentes, entretanto poucas delas mencionam o consumo de frutose.

Alguns falam de contar calorias enquanto outros acusam a gordura de ser a máxima culpada do sobrepeso. Também há quem culpe o açúcar e os carboidratos refinados.

Mas, neste artigo você conhecerá a importância de reduzir o consumo de alimentos ricos em frutose para perder peso. Não perca!

Infinitas teorias sem resultados

O que está acontecendo com as pessoas que fazem diferentes tipos de dieta para perder peso?

Contar calorias

Esta tendência está em declive, já que os nutricionistas coincidem em dizer que as calorias afetam de forma diferente nosso organismo em função do alimento que comemos.

Ou seja, 100 calorias de pepino não são a mesma coisa que 100 calorias de produtos industriais de panificadora.

Reduzir gorduras

Acontece o mesmo conosco que com as calorias, e além disso, nosso organismo precisa de gorduras saudáveis para realizar suas funções de forma correta.

Por isso, não deveríamos eliminar de nossa alimentação os frutos secos, óleos de primeira pressão a frio (oliva, coco, gergelim, linhaça), abacate, sementes, gema de ovo, etc.

Eliminar o açúcar

A maioria dos construtores de dietas e dos que defendem uma alimentação saudável entraram em acordo com a eliminação do açúcar.

Entretanto, pode ser uma medida insuficiente para perder peso.

Eliminar os carboidratos refinados

Por exemplo, o pão, os produtos industrializados, os biscoitos, as pizzas, etc. Uma das dietas de emagrecimento mais efetivas consiste em eliminar esses produtos de nossa alimentação.

Entretanto, a solução não é abusar da proteína animal, já que isso nos levaria a um efeito rebote e a danos em nosso organismo.

Para quem essa teoria foi pensada?

A teoria sobre a frutose é destinada às pessoas que:

  • Provaram várias das dietas anteriores e, ou não lhes funcionaram, ou voltaram a recuperar peso depois.
  • Quem tem dificuldades para perder peso.
  • Os que comem bastante fruta.
  • Os que querem perder peso de maneira saudável, sem ter que contar calorias ou tirar as gorduras da dieta.

O que é a frutose?

Fructose que aumenta o peso

A frutose é o açúcar que se encontra nas frutas e no mel, assim como em algumas hortaliças em pequenas quantidades.

Ela também está presente, junto com a glicose, no açúcar comum, assim como nos xaropes de milho e de trigo, com os quais adoçam muitos produtos de panificadora, marmeladas, etc.

Alguns estudos recentes estão analisando os efeitos negativos da frutose sobre a saúde metabólica.

Além disso, também se estuda sua relação com os níveis elevados de triglicerídeos no sangue, a acumulação de gordura abdominal e a obesidade em geral, dentre muitos outros problemas de saúde.

Portanto, há muitas pessoas que reduziram o consumo de açúcar e que, sem saber, estão ingerindo quantidades de frutose diárias importantes. Este poderia ser um dos motivos pelos quais não perdem peso e também não estão melhor de saúde.

Quais alimentos são ricos em frutose?

Alimentos ricos em frutose que fazem ganhar peso

Para seguir este plano de perda de peso saudável, recomendamos eliminar por completo os seguintes alimentos ricos em frutose:

  • Bebidas enlatadas e sucos de frutas enlatados.
  • Bebidas doces e cremosas de café, tipo frapuccino.
  • Cereais de desjejum adoçados.
  • Bolos, biscoitos e bolachas.
  • Sorvetes e iogurtes adoçados.
  • Geleias, molhos e frutas em calda.
  • Mel e xaropes.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Pão integral.

Por outro lado, recomendamos reduzir o máximo possível estas frutas que também contêm níveis de frutose importantes (a lista vai das que têm mais para as que têm menos frutose):

  • Passas, tâmara e figos secos.
  • Manga e mamão.
  • Uva.
  • Pera e maçã.
  • Melancia.
  • Caqui.
  • Mirtilo azul.
  • Banana.
  • Pêssego.
  • Abacaxi.

Veja também: Como preparar água de abacaxi e por que devemos tomá-la em jejum

Frutas pobres em frutose

Mas as frutas não são saudáveis? É verdade que elas são ricas em vitaminas e minerais.

Porém, se o que queremos é perder peso e não o conseguimos, apesar de ter seguido vários tipos de dietas, recomendamos que prove esta alimentação pobre em frutose.

Nós podemos consumir as seguintes frutas (a lista vai das frutas com menos às com mais frutose):

  • Limão e lima.
  • Mirtilo vermelho
  • Damasco.
  • Goiaba.
  • Tâmaras.
  • Melão.
  • Quiuí.
  • Amora.
  • Cereja.

Assim, ao invés de tomar suco de frutas, ainda que sejam caseiros, recomendamos que prepare vitaminas, nas quais pode-se combinar algum vegetal de folha verde com alguma destas frutas pobres em frutose.

  • Borges, B. (2015). Calorias-O que você precisa saber para perder peso. Editora Baraúna.
  • Foletto, K. C. (2011). Efeito do uso crônico de sacarina comparado ao uso de glicose, frutose ou lipídio, na compensação calórica e no ganho de peso em ratos Wistar.
  • Barreiros, R. C., Bossolan, G., & Trindade, C. E. P. (2005). Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Revista de Nutrição, 377-389.
  • Gaino, N. M., & da Silva, M. V. (2011). Consumo de frutose e impacto na saúde humana. Segurança Alimentar e Nutricional, 18(2), 88-98.
  • Faria, J. D. A. (2016). O consumo de frutose restrito a fase clara do ciclo e suas implicações para a ativação da AMPK hipotalâmica, a produção de melatonina e o metabolismo glicídico= Light phase restricted fructose consumption and its implications on hypothalamic AMPK activation, melatonin production and glucose metabolism.