Melão: ideal para emagrecer e dormir melhor

· 12 de janeiro de 2015
O melão possui uma enorme quantidade de água na sua composição, e por isso nos sacia, nos hidrata e nos ajuda a eliminar toxinas através da urina.

Se você quer perder peso e descansar todas as noites, uma boa ideia é começar a comer mais melão, uma fruta deliciosa e refrescante.

Embora seja mais consumido no verão, podemos desfrutá-la nos dias frios e aproveitar todas as suas vantagens. Saiba porque o melão é ideal para emagrecer e dormir melhor no seguinte artigo.

O que temos que saber sobre as propriedades do melão?

Uma excelente fruta e não só pelo seu tamanho. Pertence ao grupo dos “gigantes vegetais”, junto com a melancia, a abóbora e a abobrinha. Cresce em solos arenosos com bastante irrigação e é considerada uma fruta de verão por excelência.

Em suma, as vantagens de comer melão são muitas e o mesmo acontece com as variedades que podemos encontrar nos mercados. As duas mais populares são a européia e a americana.

Pode chegar a pesar um quilo, são de cor amarelada e de forma redonda. Sua polpa é de cor similar a da casca, macia e suculenta. No centro, tem uma cavidade oca, nas bordas estão dispostas as sementes, em forma de rede.

Propriedades do melão

  • Possui poucas calorias. Cada 100 gramas nos oferece 34 calorias. Além de ser baixo em gorduras, é rico em nutrientes como vitaminas e minerais.
  • Tem uma boa quantidade de vitamina A. Uma das frutas que mais a contém. Esta substância é um poderoso antioxidante, bom para a pele e mucosas.
  • Fornece flavonoides que protegem as células dos radicais livres. Reduzindo assim a possibilidade de sofrer de câncer de pâncreas, de mama ou do cólon.
  • Melhora a nossa visão e evita, além disso, a degeneração macular, frequente nos idosos.
  • Controla a frequência cardíaca e a pressão arterial devido ao seu conteúdo de potássio, o que reduz as chances de sofrer doenças relacionadas ao coração.
  • Ajuda o corpo a resistir às doenças provocadas por infecções por vírus e bactérias, ao conter vitamina C e Magnésio.

Melão ajuda a emagrecer.

Como o melão nos ajuda a emagrecer?

Graças a uma boa ação depurativa, o uso do melão ajuda a perder peso. Além disso, elimina os resíduos tóxicos que se acumulam em nosso organismo. Os componentes desta fruta proporcionam muitos benefícios, principalmente desintoxicantes e diuréticos.

Depois de realizar esta dieta, o corpo funcionará como corresponde. Visto que reduzirá os aditivos químicos, conservantes e outros ingredientes nocivos da alimentação atual. Mas, além disso, o melão nos proporciona a saciedade ao ser composto por 90% de água. Você comerá menos depois de ter desfrutado uma porção desta fruta. Ainda nos hidrata, evita a retenção de líquidos e permite liberar toxinas através da urina.

Dietas depurativas com o melão

Altamente restritiva

É realizada durante um dia inteiro, onde só se pode comer melão natural, a quantidade que se deseje, e se tiver sede (algo que não é possível, mas pode acontecer), somente água.

Uma dieta baixa em calorias

Durante um dia completo comer um melão inteiro e, além disso, consumir outras frutas e vegetais, tudo cru e sem condimentos como o sal ou o açúcar. Você pode fazê-la durante cinco dias seguidos e depois descansar.

Uma vitamina muito boa para emagrecer é preparada em questão de minutos e tem resultados muito eficazes. É deliciosa e você poderá desfrutar em qualquer momento do dia. É aconselhável consumi-la em jejum, mas também é perfeita para as tardes no lugar de um lanche ou para antes das refeições principais, para comer menos. E como se já não fosse o bastante, está repleta de vitaminas e proteínas.

Dietas de baixas calorias com melão

A receita é composta pelos seguintes ingredientes:

  • Duas xícaras da polpa do melão cortado em cubos
  • Uma maçã verde picada
  • Um kiwi descascado e picado
  • Uma colher de sopa de suco de limão
  • Uma xícara de cubos de gelo ou meia xícara de água
  • Para adoçar, um pouco de mel ou de estévia, a gosto.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture bem até conseguir uma consistência cremosa e homogênea. Esta vitamina tem menos de 150 calorias e você sentirá realmente que seu estômago está cheio.

O melão é bom para dormir?

Devido ao sua grande quantidade de nutrientes, a vitamina de melão também serve para dormir melhor. É perfeito para os que sofrem de transtornos de sono, como a insônia. Esta fruta, tão saudável, é boa para matar a sede, uma das razões pela quais muitas pessoas levantam-se no meio da noite. E como é saciante, faz com que o estômago fique “satisfeito” toda a madrugada.

Algumas pessoas acham que não é aconselhável comer melão a noite, pois causa indigestão.  Entretanto, isso não está comprovado. Seu conteúdo é basicamente de água, portanto, não teria nenhum componente que possa causar problemas estomacais.

O que de fato pode chegar a influenciar é a forma como absorvemos o melão, visto que se o comermos muito gelado quando faz muito calor, por exemplo, provocará um choque térmico no corpo. Ou talvez nos caia mal, se não estiver maduro ou já estiver passado alguns dias.

Desde que seja consumido nas porções adequadas por dia, não teria porque provocar efeitos colaterais que não nos permitam dormir, por exemplo. Para evitar mal-estar, caso se tenha um estômago delicado, é aconselhável não comê-lo depois do jantar ou um pouco antes de deitar.