Benefícios do magnésio: saiba quais são os 14 principais

· 31 de julho de 2014
O magnésio é fundamental para a fixação do cálcio e do fósforo nos ossos e dentes. Seu consumo nas quantidades recomendadas previne a osteoporose e as cáries.

Você anda cansado? Esgotado? As dores musculares te incomodam? As câimbras têm sido frequentes? Está muito estressado? Talvez todos esses sintomas estejam te indicando o que você realmente tem: uma deficiência de magnésio. Entre os benefícios do magnésio estão o fato de proporcionar mais energia e mais resistência muscular, que podem te ajudar nesses casos.

O magnésio é um mineral essencial na realização de diversos processos metabólicos e está presente em todas as células do nosso corpo. Continue lendo este artigo para saber quais são os 14 benefícios do magnésio para a sua saúde.

Magnésio: a solução para vários problemas

O magnésio pode ser encontrado na natureza na forma de íon, formando sais e óxidos, e tem um papel biológico muito importante não apenas para os seres humanos, como também para as plantas.

A clorofila, composto essencial para a fotossíntese das plantas, contém magnésio. Além disso, o processo de fotossíntese é responsável pela produção do oxigênio que respiramos além de influenciar diretamente no crescimento das plantas que consumimos.

Nos seres humanos, o magnésio encontra-se em todos os tecidos, particularmente nos ossos e músculos. Suas funções são muito diversificadas, por isso, apresentamos algumas das mais importantes:

Papel biológico do magnésio

  • Estabiliza as cadeias de DNA e RNA, o que permite uma correta regeneração celular, evita mutações e o surgimento de células cancerígenas, dentre outras coisas.
  • Intervém na produção de ATP, a energia necessária para todos os processos metabólicos.
  • Tem uma relação direta com o metabolismo de cálcio.
  • Intervém nos processos de produção de neuromoduladores e neurotransmissores que permitem que a informação viaje na forma de impulsos nervosos através do nosso corpo, permitindo, por exemplo, que falemos, dentre outras atividades.
  • Permite o relaxamento muscular e é especialmente importante para manter o ritmo cardíaco adequado.
  • Atua sobre o sistema nervoso, causando seu relaxamento.

Pode te interessar: Magnésio, um mineral completo

Os requisitos diários de ingestão de magnésio são de 300 a 360 miligramas no caso dos adultos. Não é necessário se encher de suplementos, pois é possível encontrar o que o nosso corpo precisa em vários alimentos naturais como, por exemplo, vegetais de folhas verdes. A seguir, listamos alguns alimentos e seus respectivos teores de magnésio. Você ficará surpreso:

Teor de magnésio em 100 gramas de cada alimento

  • Ervilha: 50 miligramas
  • Espinafre: 60 miligramas
  • Arroz integral: 106 miligramas
  • Chocolate preto: 107 miligramas
  • Mariscos: 140 miligramas aproximadamente
  • Farinha integral: 140 miligramas
  • Grão-de-bico: 160 miligramas
  • Amendoim: 174 miligramas
  • Salsa: 200 miligramas
  • Grãos de soja: 240 miligramas
  • Amêndoas: 258 miligramas
  • Avelã: 258 miligramas
  • Sementes de abóbora: 262 miligramas
Alimentos para aproveitar os benefícios do magnésio

São muitos alimentos que contém magnésio, mas, é bastante comum que existam deficiências desse mineral, já que certos medicamentos ou altos níveis de estresse podem causar sua eliminação pela urina.

14 benefícios do magnésio

Devemos cuidar dos nossos níveis de magnésio, já que seus benefícios para a saúde são inegáveis. Em geral, mantê-los estáveis ​​reduzirá o risco de sofrer de doenças cardíacas, contraturas musculares, diabetes e hipertensão.

Descubra: As incríveis propriedades do cloreto de magnésio para a saúde do corpo

Benefício #1: efeito anti-estresse

Entre os benefícios do magnésio está o fato de ser um tranquilizante natural que intervém nas transmissões nervosas e mantém os neurônios ativos. Se você quer seu sistema nervoso em bom estado e também se sentir alegre e relaxado, preste atenção aos seus níveis de magnésio, pois eles influenciam diretamente na produção de serotonina, hormônio que aumenta o ânimo.

Benefício #2: energia

Este elemento é necessário nos processos metabólicos, que permitem obter energia. Se você deseja ter mais força muscular, seja força de agarre ou potência nas pernas e nos braços e ver seus músculos bem desenvolvidos, o magnésio pode ser a solução.

Benefício #3: fortalecimento de ossos e dentes

Ajuda na fixação de cálcio e fósforo nos ossos e dentes, o que faz com que se tornem mais saudáveis e fortes. Ao consumir este elemento nas quantidades recomendadas, você estará prevenindo a osteoporose e as cáries.

Benefício #4: cuidado com o rim

O equilíbrio entre o cálcio e o magnésio é essencial pra a vida. Mobilizar o cálcio o magnésio favorece a eliminação os cálculos renais, assim, manter os níveis adequados ajudará para que seus rins estejam em perfeito estado.

Benefício #5: dores menstruais

Favorece o equilíbrio hormonal e é capaz de prevenir e diminuir as dores menstruais.

Benefício #6: alivia a prisão de ventre

Depura nosso organismo ao atuar como laxante suave, sendo capaz de arrastar as toxinas presentes em nossos intestinos, favorecendo sua evacuação. Também controla a proliferação da flora intestinal.

Benefício #7: previne doenças cardiovasculares

Nada como este elemento para relaxar o músculo cardíaco e prevenir arritmias, além de desempenhar um papel importante em muitas das reações que acontecem no coração.

Benefício #8: boa digestão

O íon magnésio forma parte da saliva, solução aquosa que tem, entre outras funções, a lubrificação do alimento e o começo de sua digestão. Esse íon também se encontra como componente do suco gástrico. Além disso, o magnésio é capaz de controlar os ácidos estomacais, favorecer a digestão e atuar como um laxante suave.

Beneficio #9: relaxamento muscular

Influencia diretamente no relaxamento muscular, evitando câimbras, esgotamento e lesões. Os baixos níveis deste íon aumenta o acúmulo de ácido lático, aumentando as dores, a rigidez e as contraturas musculares.

Benefício #10: reduz a pressão arterial

É um eletrólito essencial para manter o equilíbrio dos líquidos corporais. Dessa maneira, desempenha um papel primordial para manter uma pressão arterial adequada.

Entre os benefícios do magnésio está o fato de reduzir a pressão arterial

Beneficio #11: previne partos prematuros

É muito importante para as grávidas, por isso, elas devem ingerir diariamente entre 320 e 380 miligramas de magnésio. Esse mineral previne que ocorram partos prematuros ao manter o útero relaxado até o momento do parto.

Beneficio #12: mantém o pH corporal

Regula qualquer desequilíbrio do pH corporal. Sem um equilíbrio, podem surgir complicações nos tecidos e órgãos.

Benefício #13: combate a insônia

A melatonina é um hormônio que, entre suas várias funções, influencia na regulagem do sono. A deficiência de magnésio, por ter influência direta sob esse hormônio, provoca o aparecimento de transtornos do sono.

Benefício #14: contra diabetes

Este último dos benefícios do magnésio é o de prevenir o diabetes possibilitando o controle dos níveis de açúcar no sangue. Através do aumento da liberação de insulina, essa substância permite a incorporação de açúcares nas células, diminuindo sua concentração no sangue.

  • Ramirez, A. V. G. (2017). A importância do magnésio na doença cardiovascular. International Journal of Nutrology. https://doi.org/10.22565/ijn.v9i4.258
  • Jahnen-Dechent, W., & Ketteler, M. (2012). Magnesium basics. CKJ: Clinical Kidney Journal. https://doi.org/10.1093/ndtplus/sfr163
  • Fawcett, W. J., Haxby, E. J., & Male, D. A. (1999). Magnesium: Physiology and pharmacology. British Journal of Anaesthesia. https://doi.org/10.1093/bja/83.2.302