Os remédios naturais mais eficazes para a diabetes

Apesar de ser uma doença crônica, podemos manter a diabetes sob controle e impedir sua progressão se levarmos em conta uma série de diretrizes e recomendações

A diabetes é uma doença cada vez mais comum hoje em dia. Este distúrbio está intimamente relacionado com o excesso de açúcares e farinhas refinadas na nossa dieta. Por esta razão, é um dos grandes males do século XXI.

Neste artigo, compartilharemos os melhores remédios naturais para tratar a diabetes de maneira caseira e eficaz. Eles também são úteis para regular os níveis de açúcar e controlar a insulina. Desta forma, podemos evitar esse distúrbio antes que seja tarde demais. 

Remédios para a diabetes

1. Estévia

Para começar, a estévia é atualmente um dos adoçantes mais saudáveis. Além disso, não tem calorias. No entanto, neste caso, destacamos esta planta por sua capacidade hipoglicêmica. Isto é, reduz os níveis de açúcar no sangue.

  • Para se beneficiar da estévia, é preciso usá-la pura (de cor escura).

Muitos estabelecimentos vendem a estévia refinada (cor transparente). Ela serve para adoçar, mas não tem propriedades medicinais.

A estévia é ótima para a diabetes

2. Canela do Ceilão

canela é uma especiaria exótica que, além de temperar nossas receitas, também possuem muitas propriedades saudáveis. Entre elas, regula os níveis de açúcar e colesterol no sangue. No entanto, deve ser a variedade do Ceilão para ser medicinal.

  • Podemos tomá-la como suplemento ou incorporá-la a todos os tipos de pratos doces e salgados.
  • Desta forma, ao comermos alimentos açucarados, a canela vai equilibrar um pouco os seus efeitos nocivos no nosso corpo.

3. Gengibre

Outro tempero que devemos mencionar como remédio para a diabetes é o gengibre. Além disso, seu consumo habitual também nos ajuda a prevenir a resistência à insulina, um distúrbio cada vez mais frequente. Por esse motivo, recomendamos que você faça isso de maneiras diferentes.

  • Podemos comprar gengibre em pó ou fresco para dar sabor aos nossos pratos doces e salgados. Desta forma, nós lhes daremos um toque refrescante e melhoraremos seu sabor.
  • Na culinária asiática, o gengibre é um tempero muito comum, onde eles comem até confeitado e macerado.
  • Nós também podemos adicioná-lo a infusões, sucos, batidas, cremes, biscoitos, etc.

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4. Levedura nutricional

A levedura de cerveja ou, melhor ainda, a levedura nutricional, é um suplemento que podemos tomar sazonalmente para nos fortalecer. Sua riqueza em vitaminas do complexo B, minerais e aminoácidos ajuda a estabilizar a glicose no nosso corpo.

Podemos tomá-la em comprimidos, cápsulas ou em pó. Se optarmos pela levedura nutricional, podemos incorporá-la em muitos alimentos, pois tem um sabor delicioso semelhante ao queijo ou oleaginosas.

5. Folha de mamão

O mamão é uma fruta exótica que é muito saudável e benéfica para o sistema digestivo. No entanto, as propriedades da folha desta fruta não são muito conhecidas.

folha de mamão tem a virtude de regular o açúcar no sangue e prevenir e controlar, portanto, a diabetes. Além disso, também nos ajuda a aumentar as plaquetas e a limpar o organismo das toxinas.

Ingredientes

  • 1 pedaço de folha de mamão; do tamanho da mão
  • O suco de um limão
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • Estévia ou mel (a gosto)

Preparação

  • Misture a folha de mamão com o suco de limão e o bicarbonato de sódio.
  • Você pode coar se quiser.
  • Adoce a gosto, já que seu sabor é bastante amargo.
  • Recomenda-se beber gelada.

6. Aveia

aveia é a rainha dos cereais. Embora seja rica em carboidratos, também contém muita fibra, especificamente betaglucanos. Esses componentes regulam a absorção de açúcares naturalmente. Portanto, recomendamos optar por esse alimento em vez de trigo ou outras farinhas.

  • Podemos consumir a aveia crua, torrada, assada ou batida.
  • Também podemos preparar leite vegetal ou moer e usar como farinha.
  • Além disso, não podemos deixar de experimentar uma deliciosa granola no café da manhã ou no chá.

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A aveia é ótima para a diabetes

7. Avelã

Todas as oleaginosas, cruas ou torradas, são uma ótima opção para incorporar à uma dieta saudável e equilibrada. Elas contêm muitos nutrientes, fornecem energia e nos satisfazem quando ficamos tentados a comer alguma coisa.

No entanto, destacamos a avelã porque seu teor de fibra também nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Recomendamos consumir as avelãs torradas ou preparar bebidas e pastas caseiras para se deliciar com o seu sabor.

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