Receita de geleia de cebola

4 de março de 2014
Dependendo da forma como cozinhamos a cebola, são obtidos diferentes resultados. Ao assá-la no forno em vez de fervê-la em água, conseguiremos um sabor mais especial.

A geleia de cebola é tão original quanto deliciosa, um acompanhamento mais que perfeito e saboroso para uma variedade de pratos que você não deve deixar escapar.

Leia também: Conheça 11 benefícios da cebola para a sua saúde

Seja com aperitivos, para acompanhar carnes, peixes e, porque não, para combinar com torradas de queijo, essa geleia de cebola pode ser uma escolha muito inovadora na sua cozinha.

Ela é doce, simples de fazer e vai proporcionar um toque de originalidade para a sua cozinha que você vai adorar conhecer!

E como já se sabe, a cebola é maravilhosa de várias formas. É saudável, benéfica e saborosa. Algo já indispensável no nosso dia a dia e na nossa cozinha e que tem feito muito sucesso nos últimos tempos!

Não deixe de prová-la, você e a sua família vão adorar!

Benefícios da geleia de cebola

  • Propriedade antianêmica: a cebola é uma excelente fonte de ferro, fósforo e vitamina E, ajudando a gerar e a manter os glóbulos brancos.
  • Diurética e depurativa: graças ao potássio, ajuda a eliminar o excesso de líquido e a regular a hipertensão.
  • Fonte de vitamina B: a cebola é uma fonte magnífica de vitamina B e de magnésio, melhorando o nosso sistema nervoso e muscular. Um modo simples de obter energia e melhorar a qualidade de vida.
  • Antioxidante: graças às vitaminas A e C, e aos seus flavonoides, concede doses adequadas de antioxidantes.
  • Regula a prisão de ventre: a cebola combate a prisão de ventre e regula o sistema digestivo, ajudando a prevenir os parasitas intestinais.

Receita da geleia de cebola

geleia-cebola

A geleia de cebola é muito fácil de preparar. Em primeiro lugar, você terá de selecionar um conjunto de potes de vidro com o objetivo de conservá-la melhor.

Vamos fazer 1 kg de geleia de cebola, por isso, calcule o tamanho dos potes para conservá-la em bom estado.

Nós também devemos explicar que preferimos assar a cebola no forno em vez de fervê-la para preparar a geleia, já que assim ela adquire um sabor muito mais acentuado e especial.

Conheça: 5 remédios interessantes com geleia real

Mas você pode prepará-la da maneira como desejar. Inclusive, há pessoas que optam por assá-la na churrasqueira. Depende do gosto de cada um.

Ingredientes

  • 1 kg de cebolas macias
  • 500 g de açúcar

Preparo

  1. Comece forrando a assadeira que deve ir ao forno. Descasque as cebolas e lave-as bem para depois introduzi-las na assadeira com um filete de azeite de oliva e um pouco de sal. Acenda o forno a 200 ºC e deixe as cebolas por cerca de 35 a 40 minutos, tomando cuidado para que assem de todos os lados, virando-as de vez em quando.
  2. Quando as cebolas estiverem assadas, retire e deixe repousar por alguns minutos. Enquanto isso, reserve uma panela com três copos de água e meio quilo de açúcar. Coloque as cebolas assadas e cozinhe em fogo médio durante meia hora. Mexa constantemente para não grudar no fundo da panela e para que a mistura vá adquirindo aos poucos uma consistência adequada (se necessário, adicione um pouco mais de água). Você verá como ela vai ficar caramelizada, com um tom escuro e odor atrativo. Cuidado para que não queime e não grude na panela, pois com o pouco que se queime, o sabor já muda!
  3. Deixe repousar por uns 10 minutos. Desse modo, ela vai pegar mais consistência. Depois, introduza a geleia de cebola nos potes de vidro. Para conservá-la, você pode cozinhar os potes em banho-maria. Por último, coloque-os já fechados em uma panela com água. Quando ferver e fizer um estralo, já estará pronto.

Conclusão

A receita é doce e caramelizada, mas também existem outras versões. Há quem prefira introduzir, por exemplo, vinagre balsâmico, manteiga e 200 gramas de açúcar mascavo para a mesma quantidade de cebolas e, inclusive, um pouco de mel.

Mas esse modo de prepará-la é muito mais simples e nós te asseguramos que o sabor dela ter sido preparada no forno é sentido em cada colherada. Se você gosta de misturar sabores, não deixe de provar essa geleia saborosa.

Um modo saboroso de prová-la é combinando-a com torradas integrais (tal como aparece na ilustração). Basta colocar uma fatia de queijo de cabra sobre a torrada e adicionar uma colher de chá de geleia de cebola.

Você terá uma entrada saborosa e original que fará muito sucesso entre os seus convidados!

  • Griffiths, G., Trueman, L., Crowther, T., Thomas, B., & Smith, B. (2002). Onions – A global benefit to health. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.1222