O uso da babosa no combate à prisão de ventre

· 23 de janeiro de 2014
A babosa é uma planta que possui um gel transparente, usada para distintas finalidades. Para queimaduras, feridas de pele e ao combate à prisão de ventre.

A babosa é uma planta de cor verde que contém uma aparência escura e possui um gel transparente, usada como bálsamo para distintas finalidades. Entre elas, as queimaduras, feridas de pele e ao combate à prisão de ventre.

Babosa no combate à prisão de ventre

A prisão de ventre é algo que nos incomoda muito e que ocorre quando as fezes passam muito tempo no intestino grosso, fazendo com que a digestão seja muito lenta e provoque muitas doenças.

Entre as quais, encontra-se: ficar vários dias sem defecar, dor abdominal, colite, náuseas, entre outras.

Alguns fatores como o estresse, ingestão insuficiente de líquidos, ausência de fibras na dieta, uso excessivo de laxantes ou produtos farmacêuticos, mudanças hormonais e de hábitos, provocam esta doença.

Para estes casos, a babosa é um remédio que se aplica a esta condição, pois tem propriedades laxantes que ajudam a esvaziar o intestino de maneira natural, segundo estudos científicos.

Leia também: Como curar a prisão de ventre sem laxantes convencionais

Modo de preparo

Para preparar o remédio, primeiro enxágue a planta com água fria. Depois, corte-a no meio e se desfaça das partes espinhosas.

Extraia o gel transparente que contém as propriedades laxantes e coloque no liquidificador.

O gel deve ser processado quando for extraído, pois ao fazer contato com o ar, ele tende a endurecer rapidamente.

Se quisermos melhorar o sabor, podemos adicionar no liquidificador um pouco de suco cítrico: limão, toranja ou laranja.

Descubra: Como fazer um remédio de cítricos para aumentar as defesas

Guarde bem na geladeira por uma semana para manter as propriedades intactas. No entanto, a preparação é mais concentrada nos primeiros 2 ou 3 dias.

Como tomar a babosa para o combate à prisão de ventre?

Beba duas ou três porções de suco de babosa diariamente, preferivelmente em jejum, para que o suco não se misture com alimentos ou bebidas recém-consumidas.

Tome duas colheradas da mistura com um copo de água ou, se preferir, com um copo de suco de frutas.

Dependendo do caso, se a prisão de ventre for crônica, a babosa poderá ser consumida diariamente, muitas vezes ao dia, mas sem abusos, pois todo o excesso traz efeitos secundários.

Cabe mencionar que este remédio não é recomendado para as mulheres grávidas, pessoas diabéticas ou com doenças da tireoide ou dos rins. Nestes casos, opte por manter uma dieta rica em fibras e vitaminas.

Recomendações para o combate à prisão de ventre

combate à prisão de ventre

Ao apresentar seus sintomas, entre eles a presença de gases e dor abdominal, é de suma importância que você procure um médico ou um especialista para que revise o caso e o diagnóstico de forma adequada.

Além disso, é importante beber muita água e mudar o estilo de vida, modificar os hábitos alimentares e incluir fibras na dieta. A fibra é fundamental na digestão. Devemos também realizar exercícios regularmente.

Lembre-se

 

suco-de-babosa

A babosa é uma planta com uma diversidade de propriedades benéficas para a nossa saúde. Como já mencionamos, é digestiva, ajuda a limpar o cólon e regular nosso funcionamento estomacal.

Se o seu uso apresentar alguma reação como diarreia ou câimbras, suspenda o consumo por no mínimo 3 dias e continue depois, em pequenas doses, 3 vezes ao dia, antes de cada refeição ou depois de comer muito.