4 coisas que você deve evitar se sofre com colite

· 12 de março de 2018
A colite é um problema que depende muito da forma na qual nos alimentamos, assim como de nossa qualidade de vida emocional. Revise algumas sugestões que possam ajudar a prevenir e controlar esta condição.

A colite é uma inflamação do intestino grosso, ou seja, do cólon. É uma doença muito comum entre os habitantes das grandes cidades submetidos a um grande estresse.

A alimentação é um fator essencial para o tratamento da colite, para sua recuperação e para evitar a doença.

O estresse, a vida sedentária e consumir comida rápida em excesso, gordurosa, refrigerantes e picantes favorecem o desenvolvimento desta doença.

Sintomas da colite

  • Dor abdominal e distensão.
  • Fezes com sangue.
  • Calafrios.
  • Desidratação.
  • Diarreia.
  • Febre.

Visite este artigo: Qual é a dieta e preparação prévia de uma colonoscopia? 

O que devemos evitar se sofremos com a colite

1. Certos alimentos

Café da manhã para pessoa com colite

Evitar o consumo de certos alimentos é o primordial para se recuperar desta condição e que seu intestino não sofra de transtornos irreversíveis. Alimentos gordurosos podem acelerar as contrações intestinais e podem provocar uma reação negativa no organismo.

Devemos nos manter afastados das frituras, carnes com gordura e comidas rápidas. Devemos evitar os produtos lácteos durante um tempo, logo depois de ter sofrido com a colite. Se sofrermos com problemas intestinais, devemos evitar bebidas irritantes como o chá e o café.

Podemos optar por bebidas como a água com limão ou infusões de ervas, estas ajudam o corpo a se desintoxicar rapidamente.

2. Situações que geram estresse

Os transtornos emocionais produzem uma superatividade intestinal alterando a função do cólon. Pode vir acompanhada de diarreia ou prisão de ventre que são os principais sintomas da colite nervosa.

É fundamental ter um controle adequado das tensões dentro de casa ou no ambiente de trabalho para evitar que os sintomas piorem.

3. Sedentarismo

A colite pode provocar sor nas articulações

As pessoas sedentárias têm mais chances de apresentar colite, indicam os especialistas. Por isso, é muito recomendado praticar esportes diariamente para ter um manejo do estresse e da ansiedade. É muito benéfico caminhar, andar de bicicleta, nadar, exercícios suaves, mas fazê-los com constância.

4. Automedicação

Procure seu médico se você apresentar sintomas como inflamação abdominal, dor abdominal intermitente e mudanças nas evacuações como diarreia com até três evacuações diárias e prisão de ventre.

Evite tomar medicamentos, já que outras doenças podem ter sintomas parecidos com os da colite e podem piorar sua situação.

Dieta e alimentos adequados para a colite

Realize 5 ou 6 refeições em pequenas quantidades e nunca pule o café da manhã, para assim começar o dia com energia. Devemos procurar uma alimentação líquida, o que pode implicar consumir água, suco de maçã, caldo ou gelatina natural.

Café da manhã

Café da manhã saudável para pessoa com colite

Uma xícara de leite desnatado, algumas rodelas de pão torrado e uma fatia de presunto ou peito de peru baixo em gorduras. Outra opção pode ser o iogurte natural baixo em gorduras acompanhado de cereais. Uma terceira opção seria uma xícara de chá e pão torrado integral com queixo fresco, também baixo em gorduras.

Se você quiser incorporar frutas no café da manhã, as mais recomendadas são o mamão, maçã, pera, banana, pêssego ou melão. Devemos evitar a laranja, kiwi, morango e goiaba, já que são muito ácidas e dificultam a digestão.

Almoço

Frango grelhado ou ao forno acompanhado de salada verde, alho-poró e espinafre cru temperadas com uma colher de azeite de oliva. Pode acompanhar uma fatia de pão integral torrado.

Jantar

Jantar saudável para pessoa com colite

Macarrão cozinhado com azeite de oliva. Como segunda opção, uma xícara de iogurte natural desnatado ou um pedaço de queixo fresco com uma colher de mel.

Este é um exemplo de dieta para o café da manhã, o almoço e o jantar, mas você pode incluir lanchinhos entre cada refeição, para não passar muitas horas sem ingerir alimentos.

Lanchinhos que podemos adicionar entre as refeições

  • Um copo de suco de frutas, sem açúcar.
  • Um pedaço de fruta de 200 gramas. Pode ser maçã, banana ou pera.
  • Uma xícara de chá e dois pães integrais torrados.

Você pode fazer esta dieta semanal, mas deve considerar outros alimentos, tais como frutas, verduras, macarrão cozido, arroz, frango ou carne baixa em gorduras, batatas, pão integral, entre outros.

Você pode variar os pratos, fazer todo tipo de saladas e combiná-los como desejar. Esta proposta de dieta é somente um guia de quais alimentos pode ingerir se sofre de colite. 

Outras recomendações

  • Tome pelo menos 2 litros de água ou sucos naturais de frutas por dia.
  • Mastigue bem. Dedique um tempo tranquilo durante a refeição e uma sobremesa de pelo menos quinze minutos.
  • Mantenha um horário fixo de refeições e tente a evacuação sempre na mesma hora e sem pressa.
  • Evite o uso de laxantes no caso de prisão de ventre, salvo indicação médica.

Se você seguir estas recomendações, tiver um estilo de vida saudável e mantiver uma alimentação equilibrada, pode tornar mais tolerável esta condição, que pode ser evitada. Assim que mude seus hábitos, cuide de sua saúde!