4 coisas que você deve evitar se sofre com colite

A colite é um problema que depende muito da forma na qual nos alimentamos, assim como de nossa qualidade de vida emocional. Revise algumas sugestões que possam ajudar a prevenir e controlar esta condição.
4 coisas que você deve evitar se sofre com colite

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

A colite é uma inflamação do intestino grosso, ou seja, do cólon. É uma doença muito comum entre os habitantes das grandes cidades submetidos a um grande estresse. Se você sofre de colite, terá interesse em saber essas quatro coisas que deve evitar para não piorar sua condição.

A dieta é um fator essencial no tratamento da colite, bem como na prevenção da doença. De acordo com o MedlinePlus, as causas da doença são principalmente intoxicações alimentares, bem como infecções virais ou bacterianas, falta de fluxo sanguíneo, problemas intestinais e doença de Crohn, entre outros.

Sintomas da colite

A fonte citada acima detalha os seguintes sintomas para esta condição:

  • Dor abdominal e distensão.
  • Fezes com sangue.
  • Calafrios.
  • Desidratação.
  • Diarreia.
  • Febre.

Visite este artigo: Qual é a dieta e preparação prévia de uma colonoscopia? 

Coisas que você deve evitar se sofre com colite

Claro, se você sofre dos sintomas acima, a consulta com seu médico será essencial. Além de seguir à risca o tratamento indicado pelo profissional, as ações aqui apresentadas também podem contribuir para a melhoria da sua saúde frente a essa patologia.

1. Certos alimentos

Café da manhã para pessoa com colite

Evitar o consumo de certos alimentos é o primordial para se recuperar desta condição e que seu intestino não sofra de transtornos irreversíveis. Por exemplo, alimentos gordurosos podem acelerar as contrações intestinais e podem provocar uma reação negativa no organismo.

Embora o médico lhe dê mais detalhes dependendo do caso, em geral você deve ficar longe de alimentos fritos, carnes gordurosas e fast foods se sofrer de colite. É preferível optar por alimentos de fácil digestão, como sopas, purês e carnes cozidas, de acordo com publicação médica da Intramed.

Da mesma forma, geralmente é aconselhável evitar laticínios por algum tempo após ter sofrido dessa patologia. Se você tiver problemas intestinais, deve evitar bebidas irritantes, como chá e café. Em vez disso, você pode optar por bebidas como água de limão ou chás de ervas.

2. Situações que geram estresse

Os distúrbios emocionais são capazes de produzir hiperatividade intestinal e alterar a função do cólon. Essas alterações podem ser acompanhadas de diarreia ou prisão de ventre, que são os principais sintomas da colite nervosa, de acordo com uma tese apresentada na Universidade de Ciências e Artes de Chiapas.

O gerenciamento adequado do estresse em casa ou no ambiente de trabalho é essencial para evitar o agravamento dos sintomas. Se precisar de ajuda com isso, não hesite em consultar um psicólogo, psiquiatra ou gastroenterologista.

3. O estilo de vida sedentário

A colite pode provocar sor nas articulações

As pessoas sedentárias têm mais chances de apresentar colite, principalmente como sintoma de doenças crônicas como a colite ulcerosa ou a doença de Crohn, como detalha um estudo publicado pela Gastroenterology and Psychiatry (p. 89).

Portanto, de acordo com pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelonaé altamente recomendável praticar esportes diariamente para ter um bom gerenciamento do estresse e da ansiedade. É muito benéfico caminhar, andar de bicicleta, nadar ou fazer exercícios leves, mas faça-os de forma consistente.

4. Automedicação

Procure seu médico se você apresentar sintomas como inflamação abdominal, dor abdominal intermitente e mudanças nas evacuações. Já neste último caso, evacuações excessivas – até três por dia é considerado normal – são tão alarmantes quanto a constipação.

É importante evitar a automedicação, pois o tratamento da colite depende em grande parte do motivo que a produz. Portanto, se o medicamento não for adequado, não só estaremos perdendo um tempo valioso para a recuperação, mas é até possível que as complicações se agravem.

Dieta e alimentação adequadas se você sofre de colite

Enquanto trata esta condição conforme indicado pelo seu médico, coma cinco ou seis pequenas refeições. Geralmente é aconselhável seguir uma dieta líquida, que pode envolver o consumo de água, suco de maçã, caldo ou gelatina natural.

Aqui está um exemplo de um menu diário para uma pessoa que sofre de colite. Lembre-se, entretanto, de que as necessidades podem variar de caso para caso.

Café da manhã

Café da manhã balanceado
Muitas pessoas preferem ignorar a importância de um café da manhã completo; uma boa ingestão de energia pela manhã é importante para um bom desempenho diário.

Uma xícara de leite desnatado, algumas rodelas de torradas e uma fatia de presunto ou peito de peru baixo em gorduras. Outra opção pode ser um iogurte natural com baixo teor de gordura acompanhado de cereais. De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Dairy Science, os prebióticos e probióticos que ele contém auxiliam na microbiota intestinal e, portanto, na saúde digestiva.

Uma terceira alternativa seria uma xícara de chá e torrada de trigo integral com queijo fresco, também com baixo teor de gordura. Se você quiser incorporar frutas no seu café da manhã, você também pode.

Nesse sentido, os mais recomendados são mamão, maçã, pera, banana, pêssego ou melão. Deve-se evitar laranja, kiwi, morango e goiaba, pois são muito ácidos e dificultam a digestão.

Almoço

Frango grelhado ou assado acompanhado de salada verde, agrião e espinafre cru temperado com uma colher de chá de azeite. Você pode acompanhar com uma fatia de torrada de trigo integral.

Jantar

Macarrão cozido com azeite. Como segunda opção, uma xícara de iogurte desnatado natural ou um pedaço de queijo fresco com uma colher de sopa de mel.

Este é um exemplo de dieta para o café da manhã, almoço e jantar, mas você pode incluir lanches entre cada refeição, para não ficar muitas horas sem comer. Algumas ideias são:

  • Um copo de suco de fruta, sem açúcar.
  • Um pedaço de fruta de 200 gramas. Pode ser maçã, banana ou pera.
  • Uma xícara de chá e duas torradas de pão integral.

Outras recomendações se você sofre de colite

Finalmente, tenha em mente as seguintes dicas para aliviar os problemas e desconforto gerados por esta condição:

  • Beba muitos líquidos por dia, como água ou sucos de frutas naturais.
  • Mastigue bem. Passe algum tempo comendo em silêncio e 15 minutos coma uma sobremesa.
  • Mantenha um horário fixo para as refeições e tente sempre evacuar no mesmo horário e sem pressa.
  • Evite o uso de laxantes em caso de constipação, a menos que haja indicação médica.

Se você seguir essas recomendações, tiver um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada, pode tornar a doença mais suportável se tiver colite, ou até mesmo preveni-la. Por fim, lembre-se sempre de consultar o seu médico e seguir o tratamento que ele indicou.

Pode interessar a você...
8 remédios caseiros para a colite
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 remédios caseiros para a colite

A colite é uma irritação ou inflamação do intestino grosso produzida por uma infecção provocada por um vírus. Veja 8 remédios caseiros para a colit...