Suco de tomate: benefícios e desvantagens

12 de janeiro de 2020
O suco de tomate tem inúmeros nutrientes de importância vital para o corpo. Além disso, contém compostos antioxidantes e propriedades de drenagem. Continue lendo e saiba mais sobre este alimento.

O suco de tomate é uma bebida popular que fornece uma ampla variedade de vitaminas, minerais e, além disso, poderosos antioxidantes.

É particularmente rico em licopeno, um poderoso antioxidante com impressionantes benefícios para a saúde. Por isso, neste artigo, analisaremos as vantagens e desvantagens de consumi-lo. Confira!

Propriedades do suco de tomate

Tomate e suco de tomate

O tomate é geralmente aconselhado em dietas de emagrecimento. Um dos principais benefícios é a capacidade de atuar como drenante, além disso, ele tem baixo valor calórico e é um excelente diurético, capaz de ativar o metabolismo para ajudar a queimar gordura.

Consumido regularmente e nas primeiras horas do dia, o suco de tomate ajuda a começar o dia da melhor maneira possível. Além disso, é muito mais potente se o combinarmos com um café da manhã variado e equilibrado.

Valor nutricional

O suco de tomate é uma bebida popular, feita a partir da polpa de tomates frescos. Em seguida, confira as informações nutricionais de 1 xícara (240 ml) de suco de tomate:

  • Calorias: 41
  • Proteína: 2 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Vitaminas:
    • A: 22% do VDR
    • C: 74% do VDR
    • K: 7% do VDR
    • B1: 8% do VDR
    • B3: 8% do VDR
    • B6: 13% do VDR
    • B9: 12% do VDR
  • Magnésio: 7% do VDR
  • Potássio: 16% do VDR
  • Cobre: ​​7% do VDR
  • Manganês: 9% do VDR

* VDR: valor diário recomendado

Assim, como você pode ver, o suco de tomate é altamente nutritivo e contém muitas vitaminas e minerais importantes. De fato, beber 1 xícara de suco de tomate quase cobre suas necessidades diárias de vitamina C e atende a 22% de seus requisitos de vitamina A na forma de carotenoides.

Benefícios do suco de tomate

Altas concentrações de antioxidantes

O suco de tomate é uma fonte concentrada de poderosos antioxidantes como, por exemplo, o licopeno, um pigmento de plantas carotenoides que tem sido associado a benefícios impressionantes para a saúde.

O licopeno protege as células contra danos provenientes de radicais livres, reduzindo assim, os processos oxidativos nas células. Além disso, muitos estudos mostraram que tomar suco de tomate rico em licopeno tem efeitos benéficos para a saúde.

Leia também: Depure-se uma vez por semana com suco de tomate, alho e açafrão

Uma arma contra a constipação

Mulher sentada no vaso sanitário com as mãos no abdômen

A prisão de ventre não é algo que deve ser encarado de forma leve. De fato, pode se tornar crônica se não tratada e levar a sérias consequências para a saúde. Por isso, uma maneira muito simples de combatê-la é começar o dia com uma dieta que favorece o trânsito intestinal.

Assim, incluir um suco de tomate no café da manhã é uma excelente maneira de combater a prisão de ventre. O tomate é rico em fibras e atua como um laxante suave que, consumido diariamente, ajuda a resolver esse problema frequente.

Benefícios cardiovasculares

É importante ter em mente que o tomate é um grande aliado da saúde do coração. Ele contém poderosos antioxidantes como, por exemplo, o licopeno e o betacaroteno, que ajudam a reduzir os fatores de risco para doenças como pressão arterial e colesterol alto ou acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose).

Um estudo realizado com 584 pessoas revelou que aqueles que mantinham dietas ricas em tomates tinham um risco significativamente menor de desenvolver doença cardíaca em comparação com aqueles que tinham um baixo consumo de tomates.

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

O suco de tomate ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fortalecer as defesas para prevenir e evitar, por exemplo, infecções, gripes, resfriados, etc. O tomate é rico em vitaminas C, A, B, D e K, além de antioxidantes, potássio, cálcio, fósforo e ferro.

Leia também: Salada de poucas calorias com quinoa, erva-doce e tomates

Contraindicações do suco de tomate

pessoa com afta na boca

  • O tomate é um dos alimentos não recomendados quando se sofre de feridas ou aftas na boca, devido à sua acidez. Muitas pessoas que seguem tratamentos de quimioterapia sofrem como efeito colateral a mucosite, que causa inflamação e feridas, e cuja dor é acentuada com alimentos ácidos, como o tomate.
  • Pelo isso, pessoas com alterações no sistema digestivo devem evitar o consumo. Assim, se houver refluxo esofágico, azia, úlceras estomacais ou tiver passado por cirurgia no aparelho digestivo, é preferível não consumir.
  • Devido ao seu teor de potássio, a ingestão de tomate também é contraindicada para aqueles que devem restringir o consumo desse mineral. Como é o caso de pacientes com patologia renal ou cardíaca, deficiência de insulina ou acidose metabólica.

Finalmente, recomendamos combinar essa bebida com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, pois nenhum alimento é milagroso e precisa ser complementado com bons hábitos.

  • Jacques, P. F., Lyass, A., Massaro, J. M., Vasan, R. S., & D’Agostino, R. B. (2013). Relationship of lycopene intake and consumption of tomato products to incident CVD. The British journal of nutrition110(3), 545-51.
  • García-Alonso, F. J., Jorge-Vidal, V., Ros, G., & Periago, M. J. (2012). Effect of consumption of tomato juice enriched with N-3 polyunsaturated fatty acids on the lipid profile, antioxidant biomarker status, and cardiovascular disease risk in healthy women. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-011-0225-0
  • Yoon, K. Y., Woodams, E. E., & Hang, Y. D. (2004). Probiotication of tomato juice by lactic acid bacteria. Journal of Microbiology. https://doi.org/10.1016/j.biortech.2005.06.018
  • Ivanova NN, Khomich LM, Beketova NA. [Tomato juice nutritional profile]. Vopr Pitan. 2018;87(2):53-64. doi: 10.24411/0042-8833-2018-10019. Epub 2018 Feb 26. Russian. PubMed PMID: 30592869.