Ervas e suplementos para o alívio do refluxo gastroesofágico

16 Dezembro, 2019
Os efeitos calmantes de algumas ervas e suplementos contribuem para aliviar os sintomas causados pelo refluxo gastroesofágico. Além disso, eles ajudam a bloquear o retorno de sucos gástricos ao esôfago.
 

Existe uma lista interessante de ervas e suplementos para acelerar o alívio do refluxo gastroesofágico. Embora seja necessário avaliar a doença na companhia de um médico, tomar esses tipos de remédios pode contribuir muito para reduzir seus sintomas.

A doença do refluxo gastroesofágico geralmente causa um movimento ascendente dos ácidos estomacais no esôfago. Aqueles que sofrem com isso geralmente sentem ardor, dor na garganta e irritação. De fato, em casos mais graves, pode incidir no aparecimento de lesões no revestimento mucoso, laringite e câncer.

Seu tratamento pode incluir antiácidos de venda livre ou medicamentos prescritos para interromper a produção excessiva de ácido. No entanto, na medida do possível, são feitos esforços para controlá-lo através de dieta e de soluções naturais. Em seguida, descubra algumas recomendações.

Como acelerar o alívio do refluxo gastroesofágico

As mudanças na dieta são uma das chaves para acelerar o alívio do refluxo gastroesofágico. Inclusive, este é o primeiro passo antes de tentar certos medicamentos. Assim, antes de qualquer remédio convencional ou herbal, é melhor corrigir os hábitos alimentares.

Existem certos remédios à base de ervas e suplementos que ajudam a aumentar a sensação de alívio, especialmente quando ocorre azia em casos específicos. Embora sejam necessárias mais evidências científicas para corroborar seus efeitos, em geral seu uso é seguro e tem efeitos positivos.

Descubra: 7 hábitos que causam refluxo gastroesofágico

 

Raiz de gengibre contra o refluxo gastroesofágico

Raiz de gengibre e pó

Uma quantidade moderada de raiz de gengibre pode contribuir para o controle do refluxo gastroesofágico. De fato, esse tempero tem sido usado como um complemento para muitos problemas de saúde digestiva. Suas propriedades são atribuídas a um composto chamado gingerol, que atua como um anti-inflamatório.

Como consumi-lo?

  • O gengibre pode ser consumido em infusão ou extratos. Como pode ter um efeito oposto se consumido em excesso, é melhor tomar uma colher de chá diluída em um copo de água quente, uma vez por dia.

Camomila

Infusão de camomila

Este remédio calmante é uma boa opção para acelerar o alívio do refluxo gastroesofágico e reduzir a irritação na garganta. A planta possui propriedades anti-inflamatórias, digestivas e calmantes que reduzem os efeitos dos sucos ácidos no revestimento do esôfago.

 

Como consumi-la?

  • Primeiramente, pegue uma colher de sopa de camomila e despeje em uma xícara de água fervente.
  • Após obter uma infusão, coe e consuma quente.
  • Por fim, repita o remédio 2 ou 3 vezes ao dia.

Óleo de menta

óleo essencial de menta para aliviar o refluxo gastroesofágico

Algumas pesquisas mostraram que os sintomas do refluxo gastroesofágico podem diminuir com o consumo de óleo de menta. Este produto está presente em suplementos de hortelã e chás. Além disso, pode ser comprado em seu estado natural, embora deva ser diluído antes do consumo.

Como consumi-lo?

  • Primeiramente, despeje 5 gotas de óleo de menta em um copo de água morna. Se desejar, adicione um pouco de suco de limão.
  • Em seguida, consuma a bebida. Por fim, consuma-a duas vezes por dia.

Suplementos antioxidantes para aliviar o refluxo gastroesofágico

Cápsulas de suplemento para refluxo gastroesofágico
 

Frutas e vegetais têm uma alta concentração de antioxidantes que melhoram a saúde. No entanto, quando você sofre de refluxo, é melhor obtê-los adicionalmente com um bom suplemento. As vitaminas tais como A, C e E estão a ser explorado quanto à sua capacidade para aliviar esta doença.

Como consumi-los?

  • Primeiramente, consulte o médico ou farmacêutico. O profissional te ajudará a escolher o melhor suplemento antioxidante ou multivitamínico. Além disso, estabelecerá uma dose apropriada de acordo com suas necessidades.

Leia também: 10 sintomas raros do refluxo ácido

Gel de aloe vera

Refluxo gastroesofágico: gel de aloe vera

Um dos suplementos naturais mais populares para acelerar o alívio do refluxo gastroesofágico é o gel de aloe vera. Embora não deva ser tomado em excesso pelo seu efeito laxante, em quantidades moderadas ajuda a aliviar a irritação e a queimação. É anti-inflamatório e ajuda a reparar tecidos em caso de lesões ou úlceras.

Como consumi-lo?

  • Primeiramente, extraia uma colher de sopa de gel de aloe vera e adicione-a em um copo de água.
  • Em seguida, beba com o estômago vazio ou ao primeiro sinal de refluxo.
  • Se desejar, adicione uma colher de mel e algumas gotas de suco de limão.
 
  • Por fim, caso o sintoma persista, repita o consumo.

Precaução: evite beber mais de três copos por dia para evitar efeitos colaterais, como diarreia.

Em casos de refluxo gastroesofágico, leve em consideração!

Remédios de ervas e suplementos não têm propriedades milagrosas nem influenciam nos hábitos que provocam o refluxo gastroesofágico. Portanto, parte do sucesso do tratamento depende do estilo de vida.

Por isso, evitar tabaco, álcool, excesso de peso e alimentos irritantes são medidas essenciais.

  • Kellerman, R., & Kintanar, T. (2017). Gastroesophageal Reflux Disease. Primary Care – Clinics in Office Practice. https://doi.org/10.1016/j.pop.2017.07.001
  • Salehi, M., Karegar-Borzi, H., Karimi, M., & Rahimi, R. (2017). Medicinal Plants for Management of Gastroesophageal Reflux Disease: A Review of Animal and Human Studies. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2016.0233
  • Yarnell, E., & Abascal, K. (2010). Herbs for Gastroesophageal Reflux Disease. Alternative and Complementary Therapies. https://doi.org/10.1089/act.2010.16611
  • Pettit, M. (2005). Treatment of gastroesophageal reflux disease. Pharmacy World and Science. https://doi.org/10.1007/s11096-005-4798-7
  • Panahi, Y., Khedmat, H., Valizadegan, G., Mohtashami, R., & Sahebkar, A. (2015). Efficacy and safety of Aloe vera syrup for the treatment of gastroesophageal reflux disease: a pilot randomized positive-controlled trial. Journal of Traditional Chinese Medicine. https://doi.org/10.1016/S0254-6272(15)30151-5