É possível perder peso com raiz de gengibre?

Vários estudos afirmam que o gengibre pode ajudar a perder peso, estimulando a produção do suco gástrico e reduzindo a inflamação.
É possível perder peso com raiz de gengibre?

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

O desejo de manter o peso sob controle não responde apenas ao interesse em ter uma aparência melhor, mas é um fator muito importante para manter uma boa condição física e saúde. É importante levar uma vida ativa, praticar exercícios regularmente e manter uma dieta balanceada. De acordo com a sabedoria popular, um ingrediente que pode nos ajudar a evitar o excesso de peso é a raiz de gengibre, mas o que é verdade nessa afirmação?

O uso de raiz de gengibre na medicina não é novo. Na verdade, Galeno, um dos pais dessa disciplina, já a utilizava em diversos tratamentos, e tem sido altamente valorizado por séculos na Ásia por suas propriedades curativas.

Embora possa ser consumido de várias maneiras, seja em doces ou como ingrediente em refeições preparadas, o chá de raiz de gengibre também é uma forma muito popular, embora um pouco mais suave, de consumir essa raiz. A seguir você aprenderá como prepará-lo e quais são as propriedades atribuídas a ele.

Como preparar o chá de raiz de gengibre?

Como preparar?

Preparar esta deliciosa infusão é muito simples, basta um pouco de gengibre e água fervente. Se desejar, você também pode adicionar algum tipo de adoçante, nesse caso, recomendamos usar um de origem natural, como o mel.

Preparação

  1. Leve três xícaras de água para ferver.
  2. Lave e escorra cerca de 90 gramas de raiz de gengibre.
  3. Descasque o gengibre, depois, corte-os em pequenos pedaços.
  4. Coloque o gengibre em um bule ou outro recipiente semelhante com tampa.
  5. Adicione a água fervente e deixe a mistura descansar, coberta, por aproximadamente 10 minutos.
  6. Coe e sirva o chá de raiz de gengibre.

Leia também: Delicioso chá de gengibre e cúrcuma para perder peso

O chá de gengibre no organismo

Este chá promoveria o controle e perda de peso de diferentes maneiras. Algumas pesquisas, por exemplo, sugerem que a raiz de gengibre pode reduzir a inflamação e promover a sensibilidade à glicose, fatores que desempenham um papel na perda de peso.

Além disso, acredita-se também que esta raiz interviria no aumento dos níveis de serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, intervém no controlo do apetite, portanto, seu consumo nos causaria uma sensação de saciedade que nos impediria de continuar comendo.

Por outro lado, também seria útil para esse fim devido às suas propriedades digestivas. Assim, acredita-se que os compostos da raiz do gengibre estimulariam a produção de suco gástrico, fortalecendo a musculatura intestinal e aumentando as contrações musculares do estômago, o que ajudaria os alimentos a circularem mais facilmente pelo corpo.

O chá de gengibre no organismo

Segundo estudo de 2019 , isso não só reduziria o desconforto associado à indigestão, mas também promoveria uma melhor absorção de nutrientes e eliminação de resíduos do corpo, o que impediria o ganho de peso.

Finalmente, um estudo piloto concluiu que dois componentes presentes na raiz do gengibre, o gingerol e o shogaol, melhorariam o metabolismo, ao estimular o aumento do gasto de energia e a oxidação da gordura. Assim, como durante o exercício, o consumo de raiz de gengibre aumentaria o calor corporal e queimaria calorias, o que facilitaria a perda de peso.

Pode te interessar: Saiba como fazer uma limonada detox com gengibre e maçã

Perca peso naturalmente com raiz de gengibre

Consumir essa raiz, seja no chá ou em qualquer outra apresentação, pode se tornar uma maneira saudável de perder peso. Tal como acontece com todos os alimentos e remédios naturais, é necessário ter cuidado ao consumi-la: não é recomendado durante a gravidez e lactação, ou em pessoas com problemas de coagulação do sangue.

Além disso, em caso de estar sob qualquer tratamento farmacológico, é aconselhável consultar um médico. Não se deve ignorar que essa especiaria pode ter interações com alguns medicamentos, potencializando ou reduzindo seu efeito.

Além dessas observações, incorporar essa raiz em sua dieta pode alcançar resultados surpreendentes, desde que você também mantenha uma rotina regular de exercícios.

Da mesma forma, deve ser complementado com uma alimentação saudável, pois por si só não tem efeitos milagrosos para ajudar na perda de peso. A chave é incluí-la como parte de uma dieta saudável e com controle de calorias. Lembre-se: consulte o seu médico para receber as melhores recomendações nutricionais e perguntar sobre a incorporação da raiz de gengibre na sua dieta.

Pode interessar a você...
Razões para usar gengibre diariamente
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Razões para usar gengibre diariamente

É uma raiz muito versátil com múltiplos benefícios para a saúde. É também o número um dos remédios alternativos. Veja porque usar gengibre.