
Existe uma infinidade de dietas, com nomes impensados. De tantas que existem no catálogo, certamente você não sabe qual escolher. Hoje falaremos sobre a dieta do Vale do Silício. Talvez você não tenha escutado falar dela, mas é muito famosa…
Um ingrediente que pode nos ajudar a atingir o objetivo de evitar excesso de peso é a raiz de gengibre. Interessado em saber de que maneira? Confira.
Um ingrediente que pode nos ajudar a atingir o objetivo de evitar excesso de peso é a raiz de gengibre. Interessado em saber de que maneira? Confira.
Controlar o peso não corresponde somente a uma questão de vaidade. É também um fator muito importante no que diz respeito a manter o organismo limpo e livre de doenças.
Nesse sentido, é importante manter uma vida ativa, exercitar-se com regularidade e manter uma dieta equilibrada.
O uso do gengibre em medicina não é novo. De fato, Galeno, médico grego anterior ao século V, um dos pais da medicina, já o utilizava em distintos tratamentos. Na Ásia o gengibre foi apreciado durante séculos por suas propriedades curativas.
Ainda que se possa consumir de várias formas, seja em doces ou como ingredientes em pratos sofisticados, o chá de gengibre também é uma forma muito popular – ainda que mais suave – de consumir essa raiz. Em seguida, aprenda como prepará-lo e como isso te ajudará a perder peso.
É muito simples. Tudo que você precisa é de um pouco de gengibre e água. Se preferir, também pode adicionar algum tipo de adoçante. Se esse é o caso, recomendamos que seja de origem natural, como por exemplo o mel.
Leia também: Delicioso chá de gengibre e cúrcuma para perder peso
O chá de gengibre favorece o controle e a perda de peso de diferentes formas. Algumas pesquisas, por exemplo, sugerem que o gengibre reduz a inflamação e promove a sensibilidade à glicose; fatores que intervém na perda de peso.
Além do mais, acredita-se também que o gengibre intervém no aumento dos níveis de serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, intervém no controle do apetite, o que faz com que o consumo de gengibre nos cause uma sensação de saciedade que evita com que continuemos a comer.
Por outro lado, também é útil para o propósito devido a suas propriedades digestivas.
Assim, acredita-se que os compostos do gengibre estimulam a produção de suco gástrico, fortalecem os músculos intestinais e incrementam as contrações musculares no estômago, o que ajuda na mobilidade dos alimentos no organismo com maior facilidade.
Isso não apenas reduz o mal estar associado à indigestão, como também favorece a melhor absorção de nutrientes e eliminação de resíduos do organismo, o que evita o aumento de peso.
Finalmente, dois componentes presentes no gengibre, a gengiberina e o gingerol, melhoram o metabolismo, ao estimular o incremento no gasto de energia e a oxidação das gorduras.
Assim, como durante os exercícios, o consumo de gengibre incrementa o calor corporal e queima calorias, o que facilita e acelera a perda de peso.
Pode te interessar: Saiba como fazer uma limonada detox com gengibre e maçã
Consumir gengibre, seja em chá ou em qualquer outra forma, é uma maneira muito saudável de manter o organismo saudável e perder peso.
Mas como com todo alimento ou remédio natural, é necessário cuidado no momento de consumi-lo: o gengibre não é recomendado durante os períodos de gestação e produção de leite materno, nem para pessoas com problemas de coagulação sanguínea.
Se você quer perder peso, incorporar essa raiz à sua dieta e manter uma rotina regular de exercícios pode trazer resultados assombrosos.