Mejor con Salud
 

6 alimentos que você deve comer se tem úlceras estomacais

Considerada um dos melhores alimentos antiácidos, a batata faz parte de um excelente grupo de alimentos para as úlceras estomacais. Seus benefícios são atribuídos à sua significativa contribuição de amidos, fibras e antioxidantes.
6 alimentos que você deve comer se tem úlceras estomacais

Última atualização: 16 Janeiro, 2021

De acordo com especialistas de Medline Plus, a causa mais comum dessa condição médica é o crescimento da bactéria Helicobacter pylori, embora também possa ser causada pelo consumo excessivo de alguns medicamentos. 

Seu principal sintoma é uma sensação de dor ou ardor na região abdominal. No entanto, pode ser acompanhada por refluxo ácido, sensação de peso e intolerância causada por alimentos irritantes.

A maioria dos casos ocorre de forma leve, sendo possível seu tratamento com alguns ajustes na dieta. No entanto, às vezes apresenta complicações como vômitos e sangramentos. Nesses casos, é necessária a intervenção oportuna de um médico.

Existe uma grande variedade de alimentos que podem ajudar a regular o pH do estômago para acelerar o alívio desse problema. A seguir, queremos compartilhar em detalhes os 6 melhores para que você não deixe de experimentá-los quando enfrentar seus sintomas.

Alimentos para úlceras estomacais

A dor ambominal pode ser sintoma das úlceras estomacais 

Os hábitos alimentares são determinantes no tratamento das úlceras no estômago. Enquanto alguns alimentos pioram os sintomas e as lesões, outros contêm nutrientes e propriedades que podem ajudar a reparar os tecidos para obter um alívio rápido.

Claro, eles são um complemento ao tratamento prescrito pelo médico. Embora muitos deles controlem os sintomas, não devem ser considerados uma substituição aos medicamentos recomendados.

1. Cenoura

A cenoura é um dos vegetais mais recomendados para pacientes com úlceras no estômago. A esse alimento são atribuídas propriedades alcalinizantes e cicatrizantes que, em seu conjunto, ajudam a reparar o revestimento do estômago, afetado pelo excesso de ácidos.

Seja preparado em suco, purê ou salada, esse maravilhoso alimento pode controlar o desconforto, como a queimação e o refluxo ácido. Isso se deve principalmente ao seu conteúdo de vitamina A, um poderoso antioxidante, conforme afirmado em um artigo publicado na revista The Journal of Physical Chemistry.

2. Maçã

Devido à sua alta concentração de nutrientes essenciais, a maçã é uma das frutas mais populares.

Contém fibras alimentares e ácidos orgânicos que atuam como reguladores do sistema digestivo. É recomendada para o alívio das úlceras estomacais, mas também para gastrite, prisão de ventre e diarreia.

Leia também: Vitamina de batata e banana para aliviar as úlceras estomacais

3. Aloe vera

Os cristais contidos nessa planta se destacam por sua ação cicatrizante e antimicrobiana. Ingeri-los em caso de úlceras no estômago pode controlar a produção excessiva de sucos ácidos e a irritação da mucosa gástrica.

Além disso, fornece aleomodina e aleoleína, componentes que ajudam a reparar os tecidos lesados, segundo um estudo realizado no ano de 2012.

4. Banana

você deve comer banana se tem úlceras estomacais

A banana é uma fruta rica em amidos que, uma vez assimilados pelo organismo, ajudam a regular o pH do estômago. Por sua vez, ajuda a deter os incômodos provocados pelo refluxo ácido e pela gastrite.

Sua ingestão detém a deterioração da mucosa gástrica e reduz a presença de feridas. É suave para o estômago e seus nutrientes ajudam a curar tecidos danificados.

5. Batata

Considerada um dos melhores alimentos antiácidos, a batata faz parte de um excelente grupo de alimentos para ajudar a tratar as úlceras no estômago. Seus benefícios são atribuídos à sua contribuição significativa de amidos, fibras, e antioxidantes que contribuem para otimizar o processo de digestão.

Seus componentes reduzem o processo inflamatório e favorecem a cicatrização de tecidos irritados pelos ácidos. Além disso, reduz a queimação abdominal e interrompe o inchaço e o refluxo.

Descubra: Úlcera péptica: 10 sintomas de alerta

6. Sementes de linhaça

As sementes de linhaça embebidas em água liberam uma substância gelatinosa que é eficaz no alívio de úlceras no estômago. Seu consumo permite aliviar a inflamação e a queimação causadas por esse problema.

Entre outras coisas, elas são uma importante fonte de ácidos graxos ômega 3 e fibra dietética, nutrientes recomendados para promover a reparação dos tecidos do estômago em caso de feridas.

Seu consumo pode ser feito com iogurtes. Esses alimentos contêm um grande número de bactérias que competem contra a Helicobacter pela colonização do trato gastrointestinal. Dessa forma, seu consumo regular contribui para a redução das úlceras e de outros problemas digestivos, conforme afirma artigo publicado em 2017.

Alimentos que você deve evitar se tiver úlceras estomacais

Alimentos que você deve evitar se tiver úlceras estomacais

Existem muitos alimentos ácidos que podem piorar a situação dos pacientes com úlceras no estômago.

É importante aprender a identificá-los, pois não é conveniente consumi-los durante o processo de recuperação.

Os principais são:

  • Bebidas com gás.
  • Alimentos picantes.
  • Pão e produtos de padaria industrial.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Café e bebidas com cafeína.
  • Frituras e fast food.
  • Doces e produtos com açúcar refinado.

Melhore sua alimentação para evitar as úlceras estomacais

Lembre-se de que você deve tratar de imediato quaisquer sinais de complicações das úlceras estomacais.

Embora nem sempre sejam graves, é importante avaliar sua condição com a ajuda de um médico. Com esses alimentos para úlceras no estômago, você conseguirá aliviar os sintomas até certo ponto.

Em todo caso, uma dieta variada e rica em alimentos frescos, reduz significativamente o risco de desenvolver esse tipo de patologia.



  • Dao DQ., Ngo TC., Thong NM., Nam PC., Is vitamin A an antioxidant or a pro oxidant? J Phys Chem B, 2017. 121: 9348-9357.
  • Domínguez Fernández RN., Arzate Vázquez I., Chanona Pérez JJ., Welti Chanes JS., et al., Gel: structure, chemical composition, processing, biological activity and importance in pharmaceutical and food industry. Revista Mexicana de Ingenieria Química 2012.
  • Suzuki T., Masui A., Nakamura J., Shiozawa H., et al., Yogurt containing lactobacillus gasseri mitigates aspirin induced small bowel injuries: a prospective, randomized, doublé blind, placebo controlled trial. Digestion, 2017. 95: 49-54.