Salada de poucas calorias com quinoa, erva-doce e tomates

· 31 de dezembro de 2018
A quinoa é um cereal que se prepara em menos de meia hora; por isso, os diversos pratos que a incluem como base são muito simples porém com um sabor realmente gostoso.

Essa salada de poucas calorias é um prato muito versátil, ao qual se recorre com frequência hoje em dia. Isso não só graças ao seu excelente teor nutricional, mas também à sua capacidade de adaptação como guarnição em um almoço ou jantar.

Por não promover um ganho de peso de uma forma significativa, as pessoas que desejam manter seu peso se sentem seguras na hora de jantar incluindo essa salada de poucas calorias com

Em seguida, ensinaremos e falaremos sobre uma receita inspirada no famoso tabule, mas com algumas variações.

Salada de poucas calorias com quinoa, erva-doce e tomates

Nutritiva salada de poucas calorias

Ingredientes (para 3 pessoas)

  • Água
  • Azeite de oliva
  • 1 xícara de quinoa tricolor (200 g)
  • 1 bulbo pequeno de erva-doce
  • 20 tomates cherry (aproximadamente 100 g)
  • 1 molho de rúcula pequeno
  • 1 colher de sopa de suco de limão (15 ml)
  • Condimentos: sal, hortelã fresca
  • Opcional: 1/2 cebola roxa (15 g), caldo de verduras ou de frango

Preparo

  1. Primeiramente, devemos enxaguar a quinoa com bastante água até conseguir fazer com que a água que escorre seja de cor clara.
  2. Coloque 4 xícaras de água fervendo em uma panela, quando começar a ferver, adicione a quinoa. Caso tenha decidido prepará-la com o caldo de verduras, o procedimento será o mesmo.
  3. Deixe que a quinoa cozinhe por uns 15 a 20 minutos, aproximadamente (até que o líquido se absorva por completo) e desligue o fogo.
  4. Mexa a quinoa para que não se compacte em um bloco e deixe repousar a temperatura ambiente.
  5. Lave os tomates cherry, corte-os pela metade. Enquanto isso, lave e escorra bem a rúcula. Reserve.
  6. Em seguida, descasque o bulbo de erva-doce e corte-o em fatias bem finas.
  7. Adicione todos os ingredientes em outro recipiente separado, prepare o vinagrete.
  8. Por fim, para preparar o vinagrete, misture um pouco de azeite de oliva, o suco de limão, uma pitada de sal e a hortelã.

Talvez te interesse ler: Comer quinoa para perder peso: quais são os benefícios?

Tomates ao forno com salada de poucas calorias de quinoa

Tomates ao forno com salada de poucas calorias

Outra forma de desfrutar da salada de quinoa é inclui-la dentro de algum vegetal assado. Seja um pimentão, uma berinjela ou um tomate, o resultado sempre será delicioso. Além disso, a apresentação do prato é diferente, com a qual, reduzimos a sensação de que estamos comendo uma simples salada.

O que se busca ao adicionar a salada de quinoa em um vegetal é saciar ao convidado durante o jantar, sem a necessidade de recorrer às farinhas, já que elas são fontes ricas em carboidratos.

Se usamos um vegetal como a berinjela, que é bem carnosa, podemos rechear mais pedaços e aumentar o número de convidados. Por outro lado, se usamos tomates, teremos que incluir um pouco mais de recheio neles, já que costumam ter menos polpa do que uma berinjela.

Não perca: Tomates recheados com atum: uma receita leve e deliciosa

Ingredientes (para 3 pessoas)

  • Azeite de oliva
  • 1 cebola média
  • 4 tomates grandes
  • Condimentos: sal, pimenta preta
  • 2 ½ ou 3 copos de bebida de soja (500 ou 600 ml)
  • 1 ¼ xícara de quinoa branca (250 g)
  • Opcional: nozes, amêndoas e frutos secos, cubos de berinjela, queijo feta.

Preparo

  1. Primeiramente, pré-aqueça o forno em 180 ºC.
  2. Em seguida, para intensificar o sabor da quinoa, coloque-a para torrar, crua, em uma panela a fogo médio, durante uns 3 ou 4 minutos. Cabe destacar que não é preciso untar a panela.
  3. Quando estiver pronta, deixe esfriar a temperatura ambiente e monte a panela para ferver a bebida de soja. Quando a bebida alcançar seu ponto de fervura, adicione a quinoa torrada.
  4. Deixe que a quinoa cozinhe durante uns 15 ou 20 minutos aproximadamente e depois, deixe-a repousar a temperatura ambiente.
  5. Descasque e corte a cebola em pedaços pequenos.
  6. Em seguida, misture a quinoa com a cebola, os frutos secos e as sementes e depois tempere a gosto.
  7. Por outro lado, pique os tomates um pouco mais acima da metade e tire um pouco da polpa para poder adicionar o recheio. Quando estiver pronto, cubra com a parte de cima do tomate.
  8. Por fim, coloque os tomates no forno durante 20 ou 30 minutos, aproximadamente.

A salada de quinoa pode ser preparada de diversas formas, tudo vai depender do seu gosto e do tempo que quer passar na cozinha. Entretanto, o que prevalecerá sempre é seu excelente teor nutricional e sua condição de prato pobre em calorias. Sem dúvidas, vale a pena aproveitá-lo.

  • Repo-Carrasco, R., Espinoza, C., & Jacobsen, S. E. (2003). Nutritional value and use of the andean crops quinoa (Chenopodium quinoa) and kañiwa (Chenopodium pallidicaule). In Food Reviews International. https://doi.org/10.1081/FRI-120018884
  • Jancurová, M., Minarovičová, L., & Dandár, A. (2009). Quinoa – A review. Czech Journal of Food Sciences. https://doi.org/10.4314/tjpr.v5i1.14634
  • Ávila Torres, J. M., Beltrán, B., Cuadrado Vives, C., del Pozo de la Calle, S., del Valle Rodríguez Castilla, M., & Ruiz Moreno, E. (2007). Tomate. In La alimentación española, características nutricionales de los principales alimentos de nuestra dieta. https://doi.org/10.1002/biot.201100021
  • Palomo, I., Moore-Carrasco, R., Carrasco, G., Villalobos, P., & Guzmán, L. (2010). EL CONSUMO DE TOMATES PREVIENE EL DESARROLLO DE ENFERMEDADES CARDIOVASCULARES Y CÁNCER: ANTECEDENTES EPIDEMIOLÓGICOS Y MECANISMOS DE ACCIÓN. Idesia (Arica). https://doi.org/10.4067/S0718-34292010000300016