Comer quinoa para perder peso: quais são os benefícios?
Há algum tempo, tornou-se moda comer quinoa para perder peso, um alimento que faz parte dos chamados “superalimentos” devido à sua alta qualidade nutricional. É uma boa fonte importante de fibras, ômega 3 e aminoácidos essenciais que ajudam a combater o sobrepeso.
De fato, é um pseudocereal de grande versatilidade e baixo índice glicêmico. Devido ao seu teor de fibras, prolonga a sensação de saciedade, por isso é altamente recomendável para suplementar a dieta quando se deseja perder peso (ou mantê-lo).
Por que se tornou tão popular? Como a quinoa pode ser preparada? Sabemos que muitos ainda não conhecem as suas propriedades. Por esse motivo, queremos compartilhar em detalhes seus principais benefícios e algumas maneiras simples de adicioná-la à dieta.
Benefícios de comer quinoa
A quinoa (Chenopodium quinoa) é um pequeno grão nativo da América do Sul que conseguiu roubar o interesse de milhares de consumidores em todo o mundo. Destaca-se por suas semelhanças com alguns cereais, mas é um alimento sem glúten com uma maior quantidade de nutrientes.
De acordo com o relatório da FAO (2011) “a quinoa é o único alimento vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas e não contém glúten. Os aminoácidos essenciais são encontrados no núcleo do grão, ao contrário de outros cereais que os contêm no exosperma ou na casca, como o arroz ou trigo”.
Informações nutricionais da quinoa
Uma das razões para comer quinoa com o objetivo de perder peso é a sua baixa ingestão calórica. Embora seus carboidratos e proteínas sirvam para o corpo como um “combustível”, é um ingrediente com poucas calorias. Além disso, cada 100 gramas de quinoa podem fornecer:
- 6 gramas de gordura.
- 12 gramas de proteínas.
- 8 gramas de fibra insolúvel.
- 53 gramas de carboidratos.
- Vitaminas A, E, C, tiamina e riboflavina.
- Minerais como cálcio, potássio, ferro e zinco.
A ingestão de calorias da quinoa pode variar dependendo do método de cozimento ao qual ela é submetida. Se a semente for cozida, fornece cerca de 120 calorias a cada 100 gramas. Se, em vez disso, ela for preparada inflada, contribui com até 364 calorias para a mesma porção.
Pode interessar: Salada de vegetais assados com quinoa
Razões para comer quinoa para perder peso
Depois de analisar as qualidades nutricionais da quinoa, é hora de saber em detalhes por que é um alimento tão recomendado para combater o excesso de peso. Bom, devemos dizer que ela é um ótimo complemento para a dieta, uma vez que todas as suas propriedades beneficiam a saúde metabólica.
- Por exemplo, seu alto teor de proteínas e carboidratos ajuda a manter o gasto energético ideal, o que é crucial para perder peso.
- É um alimento cuja ingestão calórica é menor, o que força o corpo a queimar mais calorias do que recebe.
- Graças à sua alta contribuição de fibra dietética, é ideal para controlar os desejos e diminuir o colesterol.
- Seu conteúdo de ômega 3 é útil para melhorar a saúde cardiovascular e ajudar a diminuir o excesso de inflamação.
- Favorece a assimilação das enzimas e controla os problemas de digestão. De fato, tem pequenos efeitos depurativos que promovem a eliminação de resíduos.
- Otimiza o uso de açúcares como fonte de energia e, por isso, ajuda a regular a glicose no sangue. Portanto, a quinoa pode ser um alimento recomendado para pacientes com diabetes mellitus.
Leia também: Dicas para iniciar uma boa dieta
Como comer quinoa para perder peso?
Devido à grande aceitação que teve na alimentação, hoje em dia conhecemos muitas formas de preparar a quinoa. Desde saladas, bebidas e hambúrgueres, é um ingrediente que está cada vez mais integrado nas refeições regulares para aqueles que querem manter um peso saudável.
Antes de sua inclusão nas receitas, o ideal é lavá-la bem para eliminar o gosto amargo que a caracteriza. Esse procedimento é muito simples, porque consiste apenas em enxaguar as sementes várias vezes até que fiquem limpas.
Por outro lado, não podemos esquecer de consultar um profissional se quisermos perder peso, uma vez que a quinoa nada mais é do que um complemento para alcançar nossos objetivos.
Leite de quinoa
O leite de quinoa é uma das formas alternativas de aproveitar os benefícios desse alimento em uma dieta para perder peso. É uma bebida que aumenta a sensação de vitalidade e retarda a sensação de fome.
Embora possa ser preparado apenas com quinoa, sugerimos adicionar canela e baunilha para um “toque extra” de sabor. Siga as etapas abaixo para prepará-lo:
Ingredientes
- Canela em pó.
- 1,5 litros de água.
- 1 xícara de quinoa (200 g).
- Mel (1 colher de sopa, 10 g).
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (5 ml).
Preparo
- Coloque a quinoa em uma tigela de água e deixe de molho durante a noite.
- Na manhã seguinte, escorra em uma peneira e coloque os grãos em uma panela com duas xícaras de água.
- Coloque-a para cozinhar em fogo baixo até que amoleça.
- Em seguida, transfira para o liquidificador e bata com o restante da água.
- Processe por alguns momentos, até obter uma bebida homogênea.
- Por fim, coe e adicione a baunilha, a canela e o mel.
Modo de consumo
- Tome 2 ou 3 xícaras de leite de quinoa ao longo do dia.
Outras maneiras de comer quinoa para perder peso
O leite de quinoa é uma boa opção para diminuir a fome na hora do lanche. No entanto, você também pode fazer outros preparos alternativos para facilitar sua incorporação à sua alimentação regular:
- Sopa de quinoa.
- Biscoito de quinoa.
- Quinoa com legumes.
- Salada de quinoa.
- Hambúrguer vegetal de quinoa.
- Quinoa como substituto do arroz e macarrão.
Essas receitas simples vão ajudar se você quiser comer quinoa para perder peso. Não deixe de prepará-las!
Para levar em conta!
A quinoa é um alimento muito completo que pode ajudar você a perder peso quando incluída em uma dieta saudável. No entanto, não é um produto “milagroso”, nem oferece resultados por conta própria.
Se quisermos consumir quinoa para perder peso, devemos ter em mente que esse ingrediente deve fazer parte de uma dieta equilibrada e de baixa caloria e que, além disso, devemos consultar um especialista para sanar todas as dúvidas adequadamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Abellán Ruiz Mª S, Barnuevo Espinosa Mª D, et al. Effect of quinua (Chenopodium quinoa) consumption as a coadjuvant in nutritional intervention in prediabetic subjects. Nutrición Hospitalaria. Octubre 2017. 34 (5): 1163-1169.
- Almeida-Alvarado S. L, Aguilar-López T, et al. La fibra y sus beneficios a la salud. Anales Venezolanos de Nutrición. Junio 2014. 27 (1).
- Food Data Central. Quinoa uncooked. U. S. Department of Agriculture. Abril 2019.
- Organización de las Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentación (FAO). La quinoa: cultivo milenario para contribuir a la seguridad alimentaria mundial. Oficina Regional para la América Latina y el Caribe. Julio 2011.
- Repo-Carrasco, R., Espinoza, C., & Jacobsen, S. E. (2003). Nutritional value and use of the andean crops quinoa (Chenopodium quinoa) and kañiwa (Chenopodium pallidicaule). In Food Reviews International. https://doi.org/10.1081/FRI-120018884
- Vega-Gálvez, A., Miranda, M., Vergara, J., Uribe, E., Puente, L., & Martínez, E. A. (2010). Nutrition facts and functional potential of quinoa (Chenopodium quinoa willd.), an ancient Andean grain: A review. Journal of the Science of Food and Agriculture. https://doi.org/10.1002/jsfa.4158