9 coisas que podem acontecer quando você começa a comer mel todos os dias

24 de dezembro de 2019
O mel é um alimento saboroso que você pode incluir regularmente em sua dieta, desde que mantenha a moderação.

O mel de abelhas é um alimento natural que, quando consumido com moderação em uma dieta equilibrada, pode contribuir para o bem-estar. Você gostaria de saber o que aconteceria se começasse a comer mel diariamente? Nós vamos te contar a seguir.

Benefícios de comer mel diariamente

De acordo com algumas crenças populares, comer mel diariamente pode ajudar a obter vários benefícios. Os mais destacados são os seguintes.

1. Melhora a saúde da pele

comer mel todos os dias

Devido ao seu conteúdo diversificado de nutrientes (enzimas, vitaminas, minerais e antioxidantes), considera-se que, se você comer um pouco de mel diariamente, em vez de açúcar ou outros adoçantes, estará cuidando da saúde do órgão mais extenso do seu corpo: a pele.

Diz-se que o mel possui propriedades hidratantes e antibacterianas que podem ajudar a parecer mais saudáveis e livres de impurezas.

Segundo alguns estudos, esse alimento pode contribuir para o tratamento de várias condições dermatológicas.

2. Pode ajudar a parar com o açúcar e perder peso

Comer mel não fará você perder peso. No entanto, se você substituir o açúcar, eliminando o consumo de bolos, doces e produtos relacionados e, em vez disso, tomar uma colher de chá de mel no café da manhã, você poderá conseguir emagrecer.

De acordo com um estudo feito com ratos, o mel pode ajudar a reduzir a adiposidade em indivíduos com uma dieta rica em gordura.

3. Pode diminuir os níveis de colesterol

O mel ajuda a normalizar seu nível de colesterol

De acordo com um estudo em ratos albinos, o mel pode ter efeitos benéficos à saúde em relação aos níveis de triglicerídeos, ao colesterol sérico e aos níveis de lipoproteína. Antes que conclusões possam ser estabelecidas, mais estudos devem ser realizados (e em humanos).

Por enquanto, só se pode dizer que comer mel diariamente, em pequenas quantidades, pode ser benéfico para o corpo em geral. Mas sempre com moderação e uma dieta saudável.

4. Ajudaria a saúde cardiovascular

Segundo um estudo publicado em 2010, os antioxidantes encontrados no mel contribuiriam para a saúde cardiovascular. Por esse motivo, há quem pense que seria saudável consumir uma colher de chá de mel diluído em um copo de água, por exemplo.

Os especialistas da Fundação Espanhola do Coração apontam que o mel é uma fonte de energia, pois é rico em açúcar e frutose. E apontam que “os diabéticos também podem incluí-lo em sua dieta, desde que equilibrem as porções de açúcar com doses de insulina”.

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5. Melhoraria sua memória

Segundo alguns estudos, o mel Koompassia excelsa (mais conhecido como mel tualang) pode ajudar a melhorar áreas do cérebro relacionadas ao aprendizado, reduzir o estresse oxidativo e promover o equilíbrio hormonal. Portanto, existe uma hipótese de que comer esse mel em particular ajudaria a melhorar os processos de aprendizado e memória.

Alguns dizem que, devido ao seu teor de antioxidantes e nutrientes, o mel pode ser um alimento para a saúde do cérebro.

A Fundação Espanhola de Nutrição indica que: “em sua composição existem elementos como açúcares, aminoácidos, taninos, glicose e alcaloides”.

6. Pode ajudar a dormir melhor

O mel irá ajudá-lo a dormir melhor

De acordo com crenças populares, tomar um pouco de mel antes de dormir ajudaria você a ter uma boa noite de descanso.

Ao ajudar a aumentar o nível de insulina no sangue, o sangue liberaria serotonina e o corpo a transformaria em melatonina. Esse é o hormônio que ajuda a adormecer mais rapidamente e, portanto, nos ajuda a dormir em segurança.

7. Melhoraria a digestão

Acredita-se que o consumo de mel pode facilitar os processos de digestão e, assim, evitar os desconfortos estomacais mais comuns, que são a dor abdominal e o inchaço. No entanto, não foram realizados estudos que validem essa crença.

8. Reduziria a ansiedade

Devido ao seu conteúdo de polifenóis, algumas pesquisas argumentam que o mel pode ser um alimento benéfico em caso de depressão e ansiedade. No entanto, especialistas indicam que seria necessário ir mais fundo.

9. Promoveria o trânsito intestinal

Benefícios de comer mel todos os dias

Assim como pode favorecer a digestão, o mel também pode ajudar a regular o trânsito intestinal. Portanto, existem aqueles que recomendam consumir uma colher de chá em caso de constipação, enquanto aumentam o consumo de água e alimentos ricos em fibras, como frutas e aveia.

Conclusão

Julio Basulto, especialista em Dieta e Nutrição, destaca que o mel é um alimento que fornece calorias vazias e, portanto, é aconselhável consumi-lo com moderação. E embora várias propriedades e benefícios sejam atribuídos a ele de acordo com seus nutrientes, deve-se lembrar que estão presentes em quantidades mínimas.