4 exercícios simples que seu coração agradecerá sempre

Como bem sabemos, o coração é o motor de nosso organismo. É capaz de bombear uma média de 500 litros de sangue por hora. Com esta grande atividade, e visto que o corpo inteiro depende deste órgão, nunca é demais aprender alguns exercícios que seu coração agradecerá sempre.

Última atualização: 06 Julho, 2018

Nesse artigo propomos 4 exercícios simples com os quais poderá reduzir o risco de sofrer alguma doença cardiovascular e potencializar a capacidade de seu coração. É fundamental tomar consciência de nossos maus hábitos e corrigi-los. Aprenda a bombear saúde!

4 exercícios que o seu coração agradecerá sempre

1. Caminhar três vezes por semana

Não é necessário gastar dinheiro em uma academia e nem ter um equipamento custoso. Com simples tênis já pode ajudar seu coração. Como? Andando. Caminhar é um exercício aeróbico que aumenta o bombeamento de sangue no coração e, portanto, o oxigênio que chega aos órgãos.

Ao caminhar se fortalecem as fibras cardíacas, se bombeiam mais nutrientes ao corpo, se reduzem os riscos de infarto e melhora os níveis de colesterol. Por este motivo, a melhor ajuda que pode dar ao seu coração é sair para caminhar 30 minutos em passos rápidos, pelo menos três vezes por semana.

Além disso, podemos fazer senderismo e aproveitar o ar puro e a natureza. Caminhar pela orla, perto do mar, ou perto dos rios, também relaxa a mente e reduz o estresse e a ansiedade. Porém, se não temos muito tempo, podemos fazer sessões em nossa própria casa com uma cinta de correr.

2. Natação duas vezes por semana

Sem dúvidas, um dos exercícios por excelência para melhorar a saúde do coração é a natação. Ao nadar em posição horizontal facilitamos que a pressão cardíaca não sofra picos de atividade brusca já que não tem que impulsionar o sangue com tanta força para a cabeça.

A natação melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de cardiopatias e aumenta o rendimento de nosso coração. Além disso, este esporte é muito completo, já que implica a musculatura de todo o corpo. Por último, ao praticá-la na água também reduzimos o risco de lesões.

Leia também: 6 dicas para evitar um ataque cardíaco

3. Bicicleta uma vez por semana

Outra boa opção que nos ajudará a reduzir as visitas ao médico é praticar ciclismo. Seja em uma bicicleta estática ou saindo para dar passeios pedalando em um bom ritmo, o ciclismo fomenta a saúde cardiovascular de uma forma muito amena.

Para começar, é importante se assessorar por um médico ou especialista, em especial se já sofremos de algum tipo de doença cardíaca. Deste modo, controlaremos os esforços, os tempos, a recuperação e o modo de nos hidratarmos e nos alimentarmos.

Podemos começar com passeios suaves pela natureza ou por ciclovias. Também dependerá da modalidade de ciclismo, do tempo que tenhamos e do tipo de bicicleta que escolhamos.

Veja também: 7 tipos de decoração para ter uma casa livre de estresse

4. Dançar em qualquer momento

De modo aproximado, 50% dos doentes com cardiopatias abandonam a atividade esportiva no primeiro mês. Por este motivo, foram usados para implementar novos métodos e exercícios que motivem e entretenham a pessoa ao mesmo tempo em que ajudam à saúde do coração.

Ir a aulas de dança ou sair com os amigos ou o parceiro para dançar, nos fará perder umas boas calorias enquanto desfrutamos. E, além disso, maximizaremos o rendimento de nosso coração, ao fortalecer os músculos que o compõem. Um coração forte bombeia melhor e favorece uma boa circulação, e assim se reduz o risco de trombose.

Como começar a fazer exercício?

A natureza não dá saltos gigantescos, mas tudo é progressivo. Não vamos ajudar ao nosso coração em poucos meses de exercício intenso. A saúde é uma corrida de fundo, de dia a dia, de pequenas conquistas e lutas contra a preguiça e a apatia. Devemos entender o esporte como um meio de vida, um estilo incorporado a nossos hábitos, como poderia ser comer ou respirar.

Por este motivo, te aconselhamos que seu progresso seja muito gradual. Não force, nem faça esportes de alto rendimento que possam sobrecarregar o nível de resistência de seu coração. No caso dos exercícios que seu coração agradecerá, é preferível ir devagar, porém seguro.

Os entretenimentos devem se desenvolver com o controle de monitores especializados ou sob as pautas de seu cardiologista se sofre de alguma doença do coração. Prove a partir de hoje estes simples exercícios que seu coração agradecerá a curto e longo prazo!

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os três melhores exercícios para a sua saúde

Seja por motivos como trabalho, família e, inclusive, pessoais, é habitual que levemos uma vida sedentária. Conheça os melhores exercícios para a saúde.