A natação: um exercício completo para a sua saúde

A natação é um dos esportes mais completos que existe, já que nos permite trabalhar diferentes partes do corpo de forma simultânea, com o adicional extra de ser de baixo impacto.

A natação é considerada um exercício muito completo para a saúde. Porém, não é uma atividade pela qual muitas pessoas se atraiam. Por exemplo, algumas optam pelo fitness ou outro tipo de atividades dirigidas nas quais não se inclui a natação.

O motivo pode estar em que nem todas as academias têm piscina ou achamos que já estamos velhos para aprender a nadar. Porém, uma vez que descubramos os benefícios que a natação tem, isso será indiferente.

A natação, o melhor exercício para a sua saúde

A natação pode ser considerada o melhor exercício para a sua saúde porque põe todo o corpo em funcionamento. Com este esporte você exercita a musculatura tanto das pernas quanto do tronco e dos braços.

Nadar tem outros benefícios que também podemos encontrar em outro tipo de exercícios. Porém, a natação pode ser um compêndio de todos eles. Vejamos alguns:

Permite fazer um trabalho cardiovascular

Homem praticando natação

A natação, assim como caminhar, correr ou pedalar, por exemplo, permite aumentar as pulsações para assim aumentar nossa resistência e melhorar nosso coração e nossos pulmões.

  • Graças ao exercício cardiovascular aprendemos a respirar de uma forma mais saudável e, também, aguentaremos mais quando realizarmos qualquer atividade diária. Por exemplo, se temos que subir escadas, não nos custará tanto como se nunca tivéssemos feito exercício.
  • Nadar, também, nos ajuda a perder peso pois, como dissemos antes, a natação é um exercício cardiovascular. Portanto, vai nos ajudar naqueles casos em que queiramos perder alguns quilos a mais.
  • Ainda, o positivo deste esporte é que não só perderemos quilos, já que o que às vezes acontece quando perdemos peso é que ficamos sem tônus muscular. Porém, nadar nos permite perder peso e ao mesmo tempo tonificar o nosso corpo.

Leia também: 7 maneiras de aumentar a atividade física diária sem perceber

É um exercício de baixo impacto

As pessoas que fazem exercícios aeróbicos, caminham ou levantam pesos, estão fazendo exercícios com impacto. Isso quer dizer que podem sofrer lesões, mas ao contrário, isso não acontece com a natação.

Na natação o corpo está em contato com a água; é um exercício muito suave, de baixo impacto e que só oferece benefícios. Se você tiver um grande risco de se lesionar, nadar será uma boa opção para você.

A natação é ideal para quem sofre de problemas nas costas

Mulher praticando natação

Se você já teve problemas nas costas alguma vez, é muito provável que o médico tenha te recomendado praticar natação. O motivo é que é um esporte de pouco impacto e que vai exercitar o seu tronco.

Muitas vezes se sofremos escoliose, por exemplo, a natação pode nos aliviar a dor. Inclusive em idades precoces pode evitar que este tipo de lesão continue piorando. Portanto, é um exercício indispensável se temos problemas nas costas.

A natação melhora a sua coordenação

Há muitas pessoas que não coordenam bem os movimentos do seu corpo. Algo tão simples quanto levantar a mão direita e o pé esquerdo ao mesmo tempo para depois prosseguir com o braço e a perna contrários, lhes supõe um grande esforço. Portanto, praticar natação pode ajudá-los.

  • Nadar exige coordenar não só os braços e as pernas, mas também a respiração. Isso pode parecer muito difícil a princípio, mas com a prática e no momento em que estiver praticando natação, tudo flui.
  • Com o tempo, sem se dar conta, será capaz de coordenar seu corpo da forma adequada.

A natação é divertida

Mulher praticando natação

Algo muito positivo que a natação tem é que é divertida. Nos ensinaram a correr, caminhar, fizemos uma série de exercícios cardiovasculares que não estavam em contato com a água… Por isso, adicionar este elemento pode ser um extra de motivação.

Além disso, quem não se diverte cada vez que vai para a piscina ou para a praia?

Animamos você a provar esta forma de fazer exercício que pode ser uma novidade, caso nunca tenha praticado natação.

Aprenderá novas formas de nadar, a respirar de maneira adequada e ganhará resistência para quando quiser mergulhar no mar ou na piscina.

Pode ser que inclusive se dê conta de que gosta tanto da natação que vai amar se inscrever em torneios. Já praticou natação alguma vez? Caso sim, adoraríamos que contasse a sua experiência pessoal! Deixe seu comentário e nos conte como foi!

Recomendados para você