5 maneiras de motivar-se quando se sentir desmotivado

· 8 de março de 2017
Para motivar a si mesmo nos dias que você está sem ânimo para nada, uma boa ideia é preparar uma lista de todos os objetivos já alcançados e para ajudá-lo avançar.

A desmotivação é um estado de espírito pelo qual todos nós passamos. É muito fácil nos depararmos nesta situação quando nos sentimos sozinhos, desanimados e acreditamos em tudo negativo que possam dizer a nosso respeito.

Todos nós já lidamos com essas situações e isso é muito normal, não se sinta mal com isso.

O importante é que quando se sentir assim, deve reconhecer o problema e poder resolvê-lo para não continuar nessa situação.

Portanto, vamos dar-lhe algumas maneiras que ajudarão a motivá-lo nesses momentos cinzentos.

1. Evitar a especulação e se concentrar nos fatosMulher desmotivada e sozinha

Quando se está desmotivado é extremamente fácil ver tudo em cinza e preto.

Portanto, é importante entender que estamos passando por esta situação então, não se deve especular e ver os fatos como eles realmente são.

  • Ao se encontrar desmotivado em seu relacionamento amoroso, você deve evitar olhar para os aspectos especulativos e concentrar-se nos fatos.

Ou seja, se realmente ama seu parceiro, notará que este problema que lhe desanima tem uma solução e isso lhe levará para longe da área cinzenta.

  • Quando isso acontecer, você começará a ver o problema cada vez menor e se animará em saber que há uma solução.

Quer saber mais? Leia:  Se um casal concorda em tudo, um dos parceiros pensa pelos dois

2. Entender que você é humano

Muitas vezes pensamos que, por nos enganarmos em uma determinada ocasião tudo dará errado. Bem, não é assim. Você é humano, então deve dar uma chance a si mesmo de errar.

Além disso, como vai aprender sem cometer um erro?

Os erros são lições disfarçadas, assim deve vê-las objetivamente, aprender a lição e pronto.

  • Quando se sentir desencorajado pelos erros, vire-se e olhe para todo o caminho que já percorreu para chegar onde está.

Desta forma, voltará para a zona de batalha para seguir avançando em seus objetivos.

  • Por um momento deixe de exigir de si mesmo tudo aquilo que acredita ser necessário para ser mais feliz, mais bonito, mais bem-sucedido ou o que quer que procure.

Se a causa da falta de motivação for algum erro que considera muito grave, dê tempo para raciocinar sobre isso. Então, continue.

3. Tomar uma dose diária de motivaçãoMulher se olhando no espelho para se motivar

 

É impossível estar motivado 24 horas por dia, mas é possível motivar-se todos os dias. Um bom ponto de partida é listar todas as manhãs as coisas que realizou.

Não é todo dia que você vai querer fazê-lo e é onde deve empenhar-se mais.

Normalmente, os melhores dias da lista será superfácil. Inclusive, faltará papel e deverá dosar para não saturar a mente.

Nos dias em que não ocorrem coisas para se sentir motivado é quando mais necessita de motivação. Esforce-se para trabalhar esta lista nesses dias.

Quando terminar verá tudo o que fez e se sentirá inspirado.

Se em algum momento sentir que não há nada para agradecer ou para se sentir bem, revise as anotações dos dias anteriores.

Talvez o que falta está escondido esperando que você veja.

4. Respirar

Muitas vezes, a desmotivação chega quando estamos saturados de informação ou não avançamos, e precisamos de um descanso de nossas vidas diárias.

Fazer uma pausa de tudo o que nos desmotiva não é ruim; na verdade, é extremamente necessário.

Isso não significa que essas coisas que nos desencorajam nos deixam infelizes. Tampouco significa que deixamos de gostar daquilo que julgamos importante, é apenas uma pausa.

Quando se sentir assim, faça uma caminhada, assista a um filme, leia um bom livro, ou uma história em quadrinhos. Faça o que for preciso, inclusive o oposto do que agora traz desmotivação.

Isso ajudará a recarregar as baterias e quando voltar, verá tudo de maneira inovadora, divertida e, sem perceber, se sentirá motivado novamente.

5. Reconhecer que necessita de ajudaCasal motivado

Embora seja bom motivar a si mesmo e saber como fazê-lo, também é verdade que muitas vezes não se tem sucesso sozinho.

A razão para isso é tão simples que não parece real, é que nossa mente é tão inteligente que às vezes reconhece que se deseja motivar e cria barreiras para impedir.

Ao contrário da depressão, em que a consulta com um psicólogo pode ser necessária, a falta de motivação pode ser combatida com os amigos, parceiro e família.

Não tenha medo de pedir essa ajuda. Você vai se surpreender ao descobrir que há um número de pessoas dispostas a ajudar.

Veja também:  5 permissões que você deve dar a si mesmo quando é maltratado por alguém

Aprender a se motivar

Nem todas as pessoas são iguais, por isso não existe uma fórmula matemática exata para motivá-lo. Portanto, você deve tentar saber o máximo possível.

Aproveite o tempo para entender o que lhe move, o que lhe assusta, onde quer chegar e como chegar. A resposta a estas perguntas dará as chaves para enfrentar os momentos que tem para motivar a si mesmo.

Lembre-se de que, embora a motivação seja parte do processo de aprendizagem não deve perdurar. Não se permita ficar congelado nesta emoção.

Tenha sempre em mente que deve amar e respeitar a si mesmo. Seja o seu maior fã e seu melhor motivador.