Dietas coreanas: o segredo oriental para perder peso

· 9 de maio de 2018
As dietas coreanas primam o consumo de verduras e peixes. Também levam em consideração os modos de cozimento e evitam as frituras, por isso que se reduz o teor de gordura.

As mulheres asiáticas vêm chamando a atenção no Ocidente devido a sua figura delgada. Mesmo que a genética influencia muito nesta característica, não podemos negar que seu tipo de alimentação desempenha um papel muito importante.

A gastronomia ocidental influencia atualmente na cozinha oriental. No entanto, países como Japão e Coreia conservam muitas tradições de sua alimentação que lhes permite cuidar da saúde e manter um peso estável.

Na verdade, a Coreia está no alto na expectativa de vida mundial e sua taxa de obesidade é mínima quando comparada com outros países desenvolvidos do mundo.

Qual é o segredo? Por que se consideram tão saudáveis? Neste artigo compilamos as principais características das dietas coreanas que permitem perder peso.

Segredos das dietas coreanas para emagrecer

As dietas coreanas ficaram populares em todo o mundo devido as suas propriedades emagrecedoras. No entanto, não temos que confundir seus princípios básicos de alimentação com as perigosas dietas “milagre”, posto que são coisas completamente diferentes.

Infelizmente, devido ao sucesso que a gastronomia coreana teve no mundo, muitos desenvolveram planos muito rígidos que, mesmo que apresentem resultados, podem carecer de nutrientes.

Por esta razão, existem alguns “segredos” destas dietas que podem servir como exemplo para adotar uma alimentação mais saudável e balanceada. Em seguida repassamos em detalhes os mais importantes.

Alto consumo de verduras

Salada para dietas coreanas

As verduras frescas, junto com o arroz, são a base da alimentação coreana. Estes alimentos baixos em calorias estão presentes em todos os pratos principais.

  • Batatas
  • Cogumelos
  • Verduras de folhas verdes e crucíferas
  • Tomates
  • Cenouras

Baixo consumo de carnes

Enquanto que em muitos países do Ocidente a carne é o alimento principal, para os coreanos é secundário. Por esta razão, sua dieta é mais baixa em gordura do que a de outros lugares.

  • As carnes vermelhas são substituídas por peixes e mariscos, alimentos que são fontes de ômega 3 e proteínas de alta qualidade.
  • Geralmente preparam a carne de forma assada, procurando ter a menor quantidade de gordura possível.

Sopas picantes

Sopa para dietas coreanas

Por tradição, as sopas são uma parte fundamental das comidas coreanas. São pratos leves, fáceis de preparar, que graças a sua combinação de ingredientes trazem uma maior sensação de saciedade.

  • Cabe destacar que muitas receitas contêm temperos picantes, os quais promovem o bom funcionamento do metabolismo para aumentar o gasto energético.

Infusões de plantas

Outro dos motivos para considerar as dietas coreanas como via para emagrecer é por seu conteúdo de infusões ou chás de plantas.

  • Na Coreia é comum preparar chá verde, chá Barley ou chá de cebola torrada, todos famosos por suas propriedades para estimular a queima de gorduras.
  • São bebidas digestivas que aprimoram o processo de limpeza do corpo, facilitando a redução de medidas.

Kimchi: um prato tradicional

O kimchi é um prato tradicional que é chave na gastronomia coreana. É catalogado como um dos alimentos mais saudáveis do mundo, já que contém vitaminas, minerais e probióticos. 

  • O que é o kimchi? É um alimento fermentado à base de couve chinesa desidratada com sal, acompanhado com alho, gengibre, molho de peixe e pimentões.
  • Este alimento picante é incluído em uma grande quantidade de refeições, principalmente porque é saciante e baixo em calorias.

Veja também: Receitas para preparar sobremesas baixas em calorias

Poucas farinhas refinadas

O pão e outros alimentos preparados com farinhas refinadas não são o forte das dietas coreanas. Seu consumo é bastante baixo e, ainda, costuma ser substituído por opções saudáveis como as frutas ou cereais integrais. 

Cozimento dos alimentos

As dietas coreanas não só levam em consideração a combinação de alimentos e número de calorias. Outro de seus segredos para manter a qualidade nutricionais dos pratos é o método de cozimento dos alimentos.

É pouco frequente fritar os alimentos. Ao invés disso, opta-se por assar ou ferver as preparações.

Muita água

Infusão para dietas coreanas

Além de incorporar infusões de plantas como complemento da dieta, as coreanas também consomem bastante água ao longo do dia.

  • Mesmo que todas as dietas balanceadas contenham esta recomendação, neste caso aconselha-se uma quantidade de 2 a 3 litros por dia.

Animado para colocar em prática os segredos da dieta coreana? Lembre-se de que se deve adotar uma alimentação estrita ou hipocalórica, basta adotar estes simples princípios em um plano de alimentação equilibrado.