5 especiarias naturais para combater a dor no joelho

15 de julho de 2019
Descubra neste artigo como o açafrão, gengibre, canela, cravo e pimenta caiena podem ajudar a combater a dor no joelho. Não deixe de experimentar!       

Se você chegou a este artigo é porque você está procurando uma maneira natural de combater a dor no joelho. Isto pode ser conseguido com o tratamento adequado e a ajuda extra de algumas especiarias com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Confira mais nesse artigo!

Dor no joelho 

A dor no joelho, infelizmente, é um problema frequente que não se limita a uma idade específica. Pode estar relacionada a uma lesão nos ligamentos ou cartilagem, ou com alguma patologia como a artrite, a gota ou as infecções.

Os sintomas principais são a inflamação e a vermelhidão. No entanto, também podemos sofrer rigidez, fraqueza ou instabilidade. Em alguns casos, temos o movimento limitado quando se trata de alongar o joelho, ou também podemos ouvir alguns estalos quando estes são movimentados.

A seguir compartilhamos quais são as 5 especiarias que podem nos ajudar a combater a dor no joelho de maneira natural. No entanto, devemos sempre consultar o médico para fazer o diagnóstico e o tratamento oportuno, sobretudo se os sintomas são importantes ou piorarem.

5 especiarias naturais para combater a dor no joelho 

1. Açafrão

Açafrão

Por seu composto ativo, a curcumina, esta especiaria natural pode ajudar no tratamento da dor no joelho. Atua como analgésico e anti-inflamatório.

Em primeiro lugar, nos referimos à rainha das especiarias: o açafrão. Este poderoso remédio medicinal é utilizado e consumido desde a antiguidade pelas suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes, anticancerígenas e hepatoprotetoras.

De fato, algumas pesquisas confirmam que seus efeitos são mais fortes do que alguns medicamentos para aliviar a dor. E com a vantagem de não ter efeitos colaterais para a saúde. Por isso, é a nossa primeira opção para combater a dor no joelho.

2. Gengibre 

Em segundo lugar, o gengibre, da mesma família que a cúrcuma ou açafrão, também é um excelente remédio para aliviar a dor naturalmente. Além disso, podemos consumi-lo e também usá-lo topicamente, aplicando óleo essencial de gengibre diluído em outro óleo base.

Há estudos, por exemplo, que mostram os resultados positivos do extrato de gengibre com um grupo de 247 pacientes com osteoartrite do joelho. A estatística mostra uma redução nos sintomas. Basta ter em conta a dose para evitar desconforto digestivo leve, que poderia causar esta especiaria em alguns casos.

Leia também Combata a hipertensão e o colesterol alto com este remédio caseiro de gengibre e alho

3. Pimenta caiena 

Em terceiro lugar, pimenta caiena que contém capsaicina, um composto ativo muito picante, mas também muito benéfico contra a dor. E da mesma forma que o gengibre, você também pode combinar seu uso oral e tópico.

No entanto, se optarmos por adicionar a pimenta caiena às nossas refeições devemos ter em conta que esta pode ser picante. No entanto, esse efeito será evitado se for incorporada em nossa dieta de maneira gradual.

4. Use também canela de Ceilão para combater a dor no joelho

Canela de ceilão

A canela contém nutrientes que ajudam a combater a inflamação e a dor. Por isso é um bom complemento para o tratamento da dor no joelho.

A canela é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias, entre muitas outras virtudes curativas. Pode ser usada topicamente, combinada com outros ingredientes, como o gengibre e o óleo de gergelim, para reduzir a dor e melhorar a mobilidade das articulações.

Recomendamos escolher a variedade de canela Ceilão por seus efeitos terapêuticos poderosos, em comparação com outras. Podemos adicioná-la a receitas doces e salgadas, prepará-la em infusão, ou tomá-la como suplemento.

Leia também Chá de canela, limão e gengibre para ajudar a eliminar gordura abdominal

5. Cravo da índia 

Por último, o cravo da índia contém eugenol em quantidades significativas. Este composto, que também está presente na canela e na noz-moscada, possui propriedades analgésicas. Na verdade, essa especiaria já era usada na antiguidade como um remédio para aliviar a dor de dente.

Podemos aplicar o óleo de cravo na área afetada para trazer alívio, proporcionando alguma dormência no joelho. No entanto, devemos ser consistentes com esse método para notar uma melhora significativa.

Agora conhecemos essas 5 especiarias medicinais para combater a dor no joelho. Não só elas nos ajudam a condimentar e melhorar o sabor dos alimentos, mas também têm benefícios medicinais muito eficazes para diferentes condições de saúde. Experimente e descubra seus benefícios!

 

  • Altman, R. D., & Marcussen, K. C. (2001). Effects of a ginger extract on knee pain in patients with osteoarthritis. Arthritis and Rheumatism. https://doi.org/10.1002/1529-0131(200111)44:11<2531::AID-ART433>3.0.CO;2-J
  • Asimi, O. A., Sahu, N. P., & Pal, A. K. (2013). Antioxidant Activity and Antimicrobial Property of Some Indian Spices. International Journal of Scientific and Research Publications.
  • O’Neill, J., Brock, C., Olesen, A. E., Andresen, T., Nilsson, M., & Dickenson, A. H. (2012). Unravelling the Mystery of Capsaicin: A Tool to Understand and Treat Pain. Pharmacological Reviews. https://doi.org/10.1124/pr.112.006163