Combata a hipertensão e o colesterol alto com este remédio caseiro de gengibre e alho

Ainda que este remédio seja muito efetivo para regular os casos de hipertensão e o colesterol alto, sempre deveremos apoiá-lo com uma dieta equilibrada e com atividade física para obter melhores resultados.
Combata a hipertensão e o colesterol alto com este remédio caseiro de gengibre e alho
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Última atualização: 23 agosto, 2022

A hipertensão e o colesterol alto são dois problemas cardiovasculares que, devido ao estilo de vida sedentário, aumentam a cada ano. Pensando nisso, queremos compartilhar uma receita com gengibre e alho que, por sua concentração de nutrientes, é bastante útil para complementar seu tratamento.

Sua aparição causa um esforço excessivo no músculo cardíaco e, por sua vez, afeta a circulação sanguínea e a saúde arterial.

O mais preocupante é que ambas as doenças se desenvolvem de forma silenciosa. Na maioria das vezes, são diagnosticadas quando já estão em um grau de desenvolvimento avançado.

Como consequência, aumenta o risco de problemas como a arteriosclerose, o ataque cardíaco e o acidente cerebrovascular.

Além disso, visto que também podem afetar o funcionamento de outros sistemas do corpo, a qualidade de vida começa a piorar.

Por sorte, graças às propriedades de alguns ingredientes naturais podemos preparar alguns remédios caseiros para combatê-los de forma segura e eficaz.

Remédio caseiro de gengibre e alho para controlar a pressão arterial e o colesterol

É uma antiga receita que foi utilizada para diminuir os níveis de pressão arterial alta e colesterol ruim (LDL).

Estes ingredientes se destacam por seu poder anti-inflamatório, depurativo e vasodilatador. Depois de serem assimilados no organismo, facilitam o controle destes problemas.

Ainda que não seja uma cura milagrosa, é um grande apoio para pessoas que foram diagnosticadas com estes problemas.

Benefícios do gengibre

Gengibre para controlar a pressão arterial e o colesterol

Os principais benefícios do gengibre para combater a hipertensão e a hipercolesterolemia são atribuídos a uma substância ativa conhecida como gingerol.

Esta, que também lhe confere seu sabor picante particular, atua como um anti-inflamatório natural, ideal para aliviar os problemas circulatórios.

Sua ação desintoxicante promove a limpeza do sangue e, com isto, reduz a acumulação de lipídios nas paredes arteriais.

Também tem um leve efeito diurético que contribui para eliminar os líquidos retidos nos tecidos, regulando os sais minerais e facilitando o controle da pressão arterial alta.

Benefícios do alho

Alho para controlar a pressão arterial e o colesterol

Graças à alicina, o alho se destaca desde a antiguidade como um dos melhores alimentos para promover a saúde cardiovascular.

Esta substância, que também se encontra na cebola, tem propriedades anti-inflamatórias, anticoagulantes e vasodilatadoras… determinantes para regular a pressão e evitar a acumulação de colesterol.

Seu poder desintoxicante melhora os processos que filtram o sangue, diminuindo a acumulação de toxinas e outras partículas daninhas que viajam através da corrente sanguínea.

Conta com quantidades importantes de vitaminas e minerais que fortalecem o músculo cardíaco e as artérias.

Como preparar este remédio caseiro de gengibre e alho?

Remédio caseiro de gengibre e alho

Para potencializar as propriedades do gengibre e do alho, este remédio aproveita as qualidades do vinagre de maçã, o limão e o mel de abelhas.

Todos estes ingredientes reunidos formam uma poderosa receita natural que, consumida de forma habitual, previne uma infinidade de doenças.

É que, ainda que seja desenvolvida para melhorar a saúde cardiovascular, também fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde pulmonar.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de suco de limão (125 ml);
  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5 ml);
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de sopa de mel de abelha (25 g);
  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra de maçã (10 g).

Preparo

  • Coloque o suco de limão em um frasco de vidro e depois adicione o gengibre ralado e um dente de alho triturado.
  • Mexa tudo com um utensílio de madeira e adicione o mel de abelhas e o vinagre de maçã.
  • Deixe concentrar durante 24 horas em um frasco bem fechado.
  • Assegure-se de agitar várias vezes para que todos os ingredientes misturem bem.
  • Depois desse tempo, consuma uma colher de sopa em jejum e repita a dose antes de cada refeição principal.
  • Armazene o remédio restante na geladeira e consuma diariamente.
  • Considere que seus efeitos não são imediatos, mas você começará a se sentir melhor em questão de dias.

Com a finalidade de conseguir bons resultados, com este tratamento você deve melhorar seus hábitos alimentares e fazer exercício regular.

A combinação de todos estes fatores é a maneira mais efetiva de enfrentar estes problemas antes que desenvolvam outras complicações.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Absorption, C. (2013). Cholesterol Absorption, Synthesis, Metabolism, and Fate. Marks’ Basic Medical Biochemistry: A Clinical Approach. https://doi.org/10.1038/sj/thj/6200042
  • Liu, Q., Liu, J., Guo, H., Sun, S., Wang, S., Zhang, Y., … Qiao, Y. (2013). [6]-Gingerol: A novel AT1 antagonist for the treatment of cardiovascular disease. Planta Medica. https://doi.org/10.1055/s-0032-1328262
  • Ali, B. H., Blunden, G., Tanira, M. O., & Nemmar, A. (2008). Some phytochemical, pharmacological and toxicological properties of ginger (Zingiber officinale Roscoe): A review of recent research. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2007.09.085
  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
  • Gordillo-Paniagua, G., & Valencia-Espinoza, L. C. (1992). HIPERTENSION ARTERIAL. Acta Pediatrica Espanola.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.