Mejor con Salud
 

Como preparar um óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor

Graças às propriedades da pimenta caiena podemos conseguir um óleo natural com propriedades calmantes, sem recorrer a produtos sintéticos e conservantes.
Como preparar um óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor

Qualquer um pode sofrer a qualquer momento de algum tipo de dor em diferentes áreas do corpo. Assim, mostraremos como preparar um óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor que pode ajudá-lo a reduzir muitos dos seus males físicos. Quer conhecer?

As dores podem ser musculares, nas articulações ou generalizadas e quase sempre são originárias de uma lesão, trauma, esforço excessivo ou além disso, uma doença.

Dependendo do tipo de dor, a sua causa e a área na qual está localizada pode se tornar uma razão de incapacidade para realizar as atividades diárias normalmente. Além disso, se não controlada a tempo, não é de surpreender que provoquem problemas de saúde mais complicados.

Os analgésicos são as drogas mais populares e utilizadas no tratamento para diminuir a dor. Eles são de vários tipos e são administrados de acordo com a origem e gravidade da doença.

No entanto, o uso indevido e prolongado desses fármacos, muitas vezes leva a sofrer efeitos secundários em outras áreas do corpo, tais como os rins e o fígado.

Por isso, os analgésicos sempre devem ser tomados sob supervisão médica e tentando evitá-los ao máximo na vida cotidiana.

Para reduzir o seu consumo, como alternativa, pode-se considerar outros remédios naturais com propriedades semelhantes para encontrar alívio.

Óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor

Pimenta caiena para aliviar a dor

pimenta caiena tem sido utilizada desde a antiguidade como um tempero na culinária, pois é ideal para dar um toque picante para os pratos.

Um dos seus princípios ativos, a capsaicina, é responsável pelo característico sabor picante, mas também dá um elevado poder medicinal.

É justamente este composto da pimenta que a torna um poderoso analgésico natural, capaz reduzir os diferentes tipos de doenças.

Visite este artigo: Aprenda a elaborar em casa um creme com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias

O uso da pimenta caiena

Além de ser uma fonte de capsaicina, a pimenta caiena é caracterizada por proporcionar uma quantidade significativa de vitamina A, vitamina B6, manganês, vitamina K e vitamina C.

Graças à sua ação analgésica pode ser aplicada topicamente sobre a pele para aliviar a dor causada por condições tais como:

  • Osteoartrite
  • Poliartrite reumatoide.
  • Fibromialgia
  • Dor nos nervos (neuropatia) associada à diabetes.
  • Dor do nervo (neuralgia).
  • Dores nas costas.
  • Espasmos musculares.

Atualmente, os compostos ativos desta especiaria natural estão sendo utilizados para a produção de gel, cremes e outros produtos para a dor de forma tópica.

No entanto, para não ter que investir grandes somas de dinheiro em tratamentos caros, há uma alternativa natural que faz com que se aproveitem 100% de todas as propriedades deste vegetal.

A pimenta caiena possui propriedades ideais para aliviar a dor, por isso é um ingrediente ideal para um óleo natural.

Como preparar um óleo natural com ação analgésica para aliviar a dor?

O preparo deste óleo natural é bastante simples e, além disso, a pimenta caiena podem ser cultivada em casa para termos um abastecimento constante.

Ingredientes

  • 4 pimentas caiena cortadas
  • Azeite de oliva (quantidade necessária)
  • 1 garrafa de vidro.

Procedimento

Antes de começar, é claro que as pimentas devem estar secas para obter suas propriedades.

  • Para isso, primeiramente corte a parte superior das pimentas e, logo em seguida, no sentido do comprimento
  • Coloque-as em uma bandeja de cozimento em um lugar escuro e ventilado para secar. Isso pode demorar entre 1 e 3 semanas.

Quando a pimenta estiver seca, pegue os outros ingredientes e continue com a preparação de seu remédio.

  • Encha ¾ do frasco de vidro com a pimenta seca e, em seguida, despeje o azeite de oliva até cobrir a pimenta.
  • Para potencializar os efeitos pode-se adicionar um pouco de raiz de gengibre. Isso é muito apropriado pois tem uma ação analgésica e anti-inflamatória e ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Também pode-se optar por adicionar a arnica.
  • Quando a mistura já estiver pronta você pode aquecê-la em banho-maria por 2 horas em fogo baixo ou, se preferir, mantenha a garrafa em local fresco, sem luz durante 15  minutos. Tudo dependerá da pressa que você tiver para usá-la.
  • Após o tempo aconselhado, filtre o óleo, drenando bem as pimentas, e então, coloque o óleo em outro frasco com tampa.

Veja também: Sucos de pimenta caiena para emagrecer, baixar o colesterol e aliviar a dor.

Modo de aplicação

Óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor

Pegue um pouco de óleo e então aplique sobre a área afetada com uma massagem suave. Pode ser utilizado várias vezes ao dia para uma maior sensação de alívio.

Em um lugar fresco e seco o óleo de caiena pode durar até 6 meses em perfeito estado.

Pomada de pimenta caiena para tratar as varizes

Pomada de pimenta caiena para tratar as varizes

Para combater este inimigo, deixaremos aqui uma receita para preparar uma pomada de pimenta caiena. Não perca esse artigo!

 



  • Kumar, S., Kumar, R., & Singh, J. (2006). Cayenne/American pepper. In Handbook of Herbs and Spices. https://doi.org/10.1533/9781845691717.3.299
  • Ernst, E. (2003). The safety of massage therapy. Rheumatology. https://doi.org/10.1093/rheumatology/keg306
  • Fattori V., Hohmann MSN., Rossaneis AC., Pinho-Ribeiro FA., Verri WA., Capsaicin: current understandign of its mechanisms and therapy of pain and other pre clinica and clínical uses. Molecules, 2016.
  • Kim S., Lee MS., Jung S., Son HY., et al., Ginger extract ameliorates obesity and inflammation via regulation Micro RNA 21/132 expression and AMPK activation in White adipose tissue. Nutrients, 2018.