Dicas para iniciar uma boa dieta

· 4 de junho de 2018
Embora o fast food possa parecer mais apetitoso, preparar nossos próprios pratos em casa nos ajudará a conseguir uma boa alimentação com ingredientes saudáveis e de qualidade.

Muitas pessoas consideram que o único objetivo de iniciar uma boa dieta é perder peso. Assim, adotam planos de alimentação rígidos e perigosos, ignorando se estão cumprindo as exigências nutricionais do organismo.

É verdade que um dos objetivos da dieta é ajudar a manter um peso saudável; no entanto, isso não deve ser sinônimo de passar fome ou expor a saúde a efeitos colaterais indesejados.

Embora existam muitos mitos e equívocos em torno desta questão, algumas recomendações básicas para modificar a alimentação sem excluir certos alimentos ou grupos nutricionais têm sido compartilhadas já há algum tempo.

Você está planejando melhorar sua alimentação? Você tem dúvidas não resolvidas? Descubra algumas dicas importantes para começar a manter uma dieta completa e saudável.

O que significa iniciar uma boa dieta?

Dieta saudável?

Iniciar uma boa dieta é melhorar 100% seus hábitos alimentares. Basicamente, você aprenderá a controlar a ingestão diária de calorias, sem subtrair a quantidade de nutrientes de que o corpo precisa para funcionar corretamente.

Todas as pessoas têm necessidades nutricionais diferentes, dependendo do estágio da vida que estão passando, assim como o estado de saúde e peso. No entanto, em geral, a dieta deve ser baseada em alimentos saudáveis ​​e variados.

Dicas para ter em mente ao iniciar uma boa dieta

Mudar os hábitos alimentares pode ser difícil, mas tem muitos benefícios. No processo, é normal sentir um certo nível de ansiedade, principalmente quando alimentos prejudiciais são substituídos por alternativas saudáveis ​​e de poucas calorias.

Manter uma boa dieta não é algo que é alcançado da noite para o dia. Se o corpo não estiver acostumado, a tentação de comer alimentos pouco saudáveis aparecerá de vez em quando.

A chave é aprender a lidar com os desejos, limitando ao máximo os alimentos que são fontes de gorduras, açúcares e outras substâncias nocivas.

Varie os alimentos

Se uma dieta sugerir que você elimine um determinado grupo nutricional de sua alimentação, descarte-a. Uma boa dieta é composta de alimentos variados, com todos os nutrientes de que o corpo precisa para estar em pleno funcionamento.

O importante é saber como moderar as porções, evitando que o número total de calorias exceda a quantidade diária recomendada.

Certifique-se de comer alimentos como:

  • Frutas e vegetais frescos
  • Cereais integrais
  • Peixe, carnes magras e ovos
  • Laticínios com baixo teor de gordura
  • Água e bebidas saudáveis

Evite as gorduras saturadas

Fast food

Não é correto eliminar completamente as gorduras da sua alimentação. No entanto, é essencial aprender a diferenciar as fontes de gorduras “saudáveis” daquelas consideradas prejudiciais.

  • As fontes de gorduras trans ou gorduras saturadas representam um perigo para a dieta. Seu consumo diário provoca excesso de peso e outros descontroles metabólicos.
  • Idealmente, escolha gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas saudáveis, como as fornecidas pelos abacates, nozes e óleos vegetais, como azeite de oliva ou linhaça.

Limite o consumo de sal

Para algumas pessoas, comer alimentos sem sal é comer alimentos sem sabor. O problema é que as quantidades excessivas de sódio afetam tanto a saúde cardiovascular quanto o peso corporal.

Também é possível exercitar o paladar durante uma dieta. Embora seja delicioso comer com sal e molhos, existem maneiras mais saudáveis ​​de dar sabor aos pratos.

  • Ervas frescas e secas, vinagre de maçã ou limão são alguns exemplos de ingredientes saudáveis ​​que substituem o sal.

Aumente o consumo de água

Aumentar o consumo de água é fundamental em qualquer plano de alimentação saudável. Este líquido vital participa de todas as funções do organismo, incluindo o processo que elimina as toxinas e as gorduras.

  • Consumir cerca de 2 litros de água por dia mantém o corpo hidratado e saudável.
  • A água nunca deve ser substituída por bebidas açucaradas ou refrigerantes.

Cozinhe em casa

Mulher fazendo peixe em casa

Para não falhar ao tentar manter uma dieta saudável e equilibrada, é melhor tentar cozinhar em casa em vez de comprar comida em restaurantes.

Embora existam muitos estabelecimentos que oferecem comida caseira, nada melhor do que ter certeza da qualidade dos ingredientes utilizados.

  • Cozinhar em casa permite que você selecione alimentos frescos e apropriados.
  • É também uma forma de controlar a quantidade de sal, o método de cozimento e as porções.

Escolha lanches saudáveis

Uma boa dieta não precisa excluir os lanches que são ingeridos entre as refeições. A questão é escolher lanches saudáveis, com poucas calorias e altamente saciantes.

  • Um punhado de nozes ou um pouco de granola são boas alternativas.
  • É preciso evitar frituras, salgadinhos, embutidos ou qualquer produto industrializado de padaria.

Uma boa dieta traz muitos benefícios para a saúde. No entanto, para complementá-la, não se esqueça de fazer exercícios regularmente e ficar longe dos maus hábitos, como o álcool e o cigarro.