7 mitos sobre ser saudável que os nutricionistas odeiam

· 1 de maio de 2018
Para ser saudável é essencial seguir uma dieta equilibrada que inclua todos os grupos alimentares para evitar deficiências nutricionais. 

Há muitas ideias sobre como manter um estilo de vida equilibrado e benéfico para a saúde. A maioria desses mitos sobre ser saudável não foi comprovada, ou foi inclusive desmentida.

Aqui apresentamos uma série de mentiras e equívocos, além de conselhos para bani-los do seu dia a dia.

1. Os ovos contêm muito colesterol

Os ovos são uma fonte de colesterol, portanto, um dos mitos sobre ser saudável é que eles devem ser evitados para reduzir o risco de doença cardíaca.

Sem dúvida, a impressionante lista de vitaminas e minerais contidos nos ovos tem sido associada a uma série de benefícios para a saúde, desde a perda de peso até uma visão saudável e músculos fortes.

Conselho

  • Os ovos podem ser incluídos como parte de uma dieta equilibrada. A chave está na moderação. A maioria das pessoas saudáveis ​​pode comer um ovo por dia sem problemas.

2. Adotar uma dieta sem glúten ajuda a comer de forma mais saudável

Intolerância ao glúten

O glúten é uma proteína encontrada nos grãos de trigo, cevada e centeio. Os planos de alimentação sem glúten geralmente são projetados para tratar pessoas que sofrem de doença celíaca ou que são sensíveis ao glúten.

Se você não tem esses problemas de saúde, mas evita o glúten, é possível que não obtenha as vitaminas, fibras e minerais de que precisa para uma nutrição equilibrada.

  • Um dos mitos sobre ser saudável que você deve esquecer é que uma dieta sem glúten é uma dieta para perder peso.

Conselho

  • Uma dieta equilibrada, quando a pessoa não é celíaca, deve conter alimentos com glúten preparados com cereais integrais.
  • O que você deve evitar são as farinhas processadas e pães industrializados, pois eles têm altos níveis de açúcar.

3. Alimentos diet são bons para perder peso

Alimentos rotulados como diet geralmente são pobres em gordura, pobres em carboidratos e artificialmente adoçados, o que pode ajudá-lo a perder peso.

No entanto, ter pouca gordura e carboidrato nem sempre significa que são pobres em calorias. Portanto, se você está tentando perder peso, esse tipo de produto pode ser contraproducente.

Conselho

  • Verifique sempre os rótulos dos produtos “diet”ou “light”Preste especial atenção ao número de calorias em uma porção e, em seguida, compare esse número com as calorias do mesmo produto na sua versão convencional.

4. A carne vermelha é prejudicial para a saúde

Carne vermelha

A carne vermelha tem sido associada a um risco aumentado de doença cardíaca. No entanto, um dos mitos sobre ser saudável é que todas as carnes causam esse problema.

  • A realidade é que o consumo só trará danos à sua saúde se você comer carnes muito gordurosas, embutidos ou frituras.
  • Lembre-se de que a carne vermelha é uma boa fonte de proteína, vitamina B12, colágeno, ferro e zinco.

Conselho

  • Em vez de excluir totalmente a carne vermelha, escolha cortes magros que tenham a menor gordura possível.
  • Acompanhe o consumo de carne vermelha com outras variedades de fontes proteicas, como aves, ovos, leguminosas, peixes e frutos do mar.

5. A granola é um café da manhã saudável

Apesar de ter uma reputação de alimento saudável ​​para o café da manhã, a granola deve ser considerada uma sobremesa doce. Embora contenha uma mistura de cereais integrais, geralmente inclui mel e frutas.

  • Uma dieta rica em açúcar está associada a um aumento do risco de uma variedade de doenças graves, de diabetes e doença cardíaca ao câncer.

Conselho

  • Você pode substituir a granola por flocos de aveia cozidos. Você pode adicionar nozes e outros frutos secos para obter a textura crocante.
  • Você também pode fazer sua própria granola usando uma pequena quantidade de açúcar e frutas para controlar o teor calórico.

6. Para perder peso, basta reduzir as porções

Alimentação saudável

Comer de forma saudável e perder peso não significa se privar de uma alimentação saudável e deliciosa. Outro mito sobre ser saudável é que as porções são a única coisa que você tem que levar em consideração ao preparar e servir seus alimentos.

  • Em vez de se concentrar no tamanho das porções e calorias, você deve escolher cuidadosamente os alimentos para que seja uma refeição nutricionalmente completa.
  • Adotar uma dieta que não cause fome, culpa ou privação fará com que seja uma alimentação saudável e a perda de peso será muito mais fácil de manter a longo prazo.

Conselho

  • Não fique com fome. Se você quer perder peso e não recuperá-lo, esteja ciente dos carboidratos que você consome.

7. Ingerir alimentos ricos em gordura engorda

Sim, alimentos ricos em gorduras saudáveis ​​têm mais calorias. No entanto, eles também são essenciais para mantê-lo saciado por mais tempo e ajudar a controlar os desejos de junk food.

  • A gordura contém mais calorias por grama em comparação com carboidratos e proteínas. No entanto, as gorduras, especialmente as gorduras essenciais, são necessárias em nossa dieta.
  • As gorduras saudáveis ​​fazem você se sentir saciado com menos quantidade, reduzem a ansiedade por comida e melhoram o metabolismo.

Conselho

  • Opte por óleos vegetais de boa qualidade, sementes e oleaginosas.
  • Evite alimentos que tenham sido fritos ou que contenham gorduras trans a todo o custo.

Esqueça esses mitos sobre ser saudável

Como você pode ver, a quantidade de mitos que definem a forma como comemos e o nosso estilo de vida é enorme. Lembre-se de que o segredo para ser saudável é evitar dietas milagrosas e evitar a eliminação de grupos de alimentos essenciais.

Se você tiver alguma questão específica relacionada a problemas de saúde ou estilo de vida, consulte um nutricionista.