Benefícios de tomar colágeno diariamente

Embora possamos tomá-lo em forma de suplementos, a melhor maneira de consumir colágeno e obter todos os seus benefícios é através de alimentos que o incluam de forma natural.

Sempre ouvimos falar sobre a importância de tomar colágeno diariamente. Podemos encontrar desde produtos cosméticos até alimentos que o oferecem de forma natural. Nós inclusive já falamos sobre ele em outros artigos.

No entanto, você realmente sabe o que é e como ele ajuda o seu corpo? É sobre isso que falaremos a seguir, por isso continue lendo e não deixe de incluí-lo em sua dieta.

O que é o colágeno?

O colágeno é uma substância que influencia na formação de ossos, cartilagens e pele. É vital tanto para a saúde dos seres humanos quanto para os animais, por isso está presente nos dois grupos.

É normal que, conforme envelhecemos, nosso nível de colágeno vá diminuindo, causando problemas nos ossos, rugas e desgaste nas articulações.

Quais são os benefícios de tomar colágeno todos os dias?

1. Ajuda o corpo a aproveitar melhor a prática de exercícios

Colágeno

O primeiro dos benefícios de tomar colágeno diariamente é que, ao estar presente na quantidade correta, facilita a formação de músculos.

Isso se traduz nas seguintes vantagens:

  • Você vai precisar fazer menos exercício para melhorar seu tônus muscular e queimar gordura.
  • Seu corpo vai se recuperar mais facilmente depois de sessões extenuantes de exercícios.
  • Você terá menos chance de sofrer lesões porque seus músculos serão mais fortes e resistentes.

É claro que também será preciso consumir proteína de boa qualidade, como carnes magras e peixes. Por outro lado, não se deve deixar de fazer exercício só porque você está consumindo colágeno.

2. Previne a formação de cicatrizes

Certamente você já notou que muitos produtos cosméticos que prometem eliminar cicatrizes anunciam seu alto teor de colágeno. Isso se deve ao fato de que este elemento favorece a cicatrização e criação de novas células sem danificar os tecidos da pele.

Se você é uma pessoa suscetível à acne ou a outros tipos de lesões na pele, deve incluir colágeno e alimentos ricos no mesmo em sua dieta diária.

Você também pode aplicar algumas máscaras para atenuar a aparência das cicatrizes e das estrias.

3. Melhora a saúde articular

Dor articular nos joelhos

Outro motivo para tomar colágeno é que ele mantém a flexibilidade e lubrificação das articulações. Além disso, mantém as cartilagens em ótimas condições.

Quando suas articulações estão saudáveis, você fica mais flexível e sofre menos lesões.

Caso você note que suas articulações estão rígidas, e caso você sinta dor ou sofra fraturas com frequência, inclua um suplemento em seu dia a dia.

Em algumas situações os médicos recomendam a injeção de cartilagens novas. Se este for o seu caso, complemente este esforço consumindo colágeno suficiente diariamente.

4. Mantém a elasticidade da pele

A estrutura da pele depende, em grande medida, do colágeno. Conforme você envelhece, sua pele se deteriora formando rugas e desenvolvendo imperfeições.

Além disso, ao estar exposta a certos fatores, como a fumaça do cigarro, os raios UV, a poluição e os químicos, é importante cuidar dela de forma constante.

5. Ajuda a se manter saciado por mais tempo e com menos comida

Mulher sem apetite

Se você está tentando perder peso de forma natural e sem colocar a sua saúde em risco, deve saber que o colágeno em pó oferece altas quantidades de proteína.

Quando você o combinar em suas vitaminas ou bebidas preferidas, notará que não muda o sabor mas permite ficar saciado por horas.

Experimente a seguinte opção no café da manhã:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de colágeno em pó (30g)
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos (15g)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (15g)
  • ½ xícara de espinafre (30g)
  • 1 xícara de leite de amêndoas (250 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25g)

Preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba de imediato.

Esta vitamina é uma boa opção se você tem dificuldade para fazer dieta porque sente falta dos alimentos doces.

Também é perfeita se seu filho se nega a comer vegetais e não quer outra coisa que não seja leite com achocolatado. Neste caso, você pode reduzir a quantidade de espinafre.

6. Evita doenças cardiovasculares

Outro benefício de tomar colágeno diariamente é que ele restitui a elasticidade das válvulas dos vasos sanguíneos e linfáticos. Isso significa que facilita a limpeza do organismo e reduz os riscos de sofrer de pressão arterial alta.

Lembre-se de que além de incluir colágeno na dieta, é preciso estar atento à alimentação e evitar as gorduras prejudiciais.

7. Contribui para a saúde ocular

Saúde ocular

Quando você consome colágeno, a saúde das córneas melhora consideravelmente. Por isso, nós o recomendamos se você precisa usar óculos ou se seu oftalmologista detectou indícios de glaucoma.

Além disso, lembre-se de consumir alimentos que melhoram a saúde da visão (como a cenoura) e proteger sua vista dos raios UV e da poluição.

Como tomar colágeno diariamente?

A melhor opção para tomar colágeno sempre será através dos alimentos. Lembre-se de que eles devem ser tão naturais quanto possível.

Alguns deles são:

  • Vegetais verdes (brócolis, couve, espinafre, alface)
  • Sardinha
  • Pepino
  • Morangos
  • Ostras
  • Frango
  • Peixe

Outras opções são o colágeno em pó, em cápsulas ou em comprimidos. Embora não seja o ideal, eles são boas alternativas se você sabe que sua dieta não consegue suprir suas necessidades.

É recomendável consultar um nutricionista ou médico para que ele indique o suplemento e a dose adequada.

Recomendados para você