6 coisas saudáveis que você pode fazer em jejum

· 22 de julho de 2018
Tirar um tempo pela manhã para cuidar de seu corpo e mente é vital para que o resto do dia seja proveitoso e esteja cheio de energia e atitude positiva.

Fazer coisas saudáveis em jejum é muito importante para começar o dia e ter uma vida saudável. Ainda que sua rotina diária possa ser agitada ou estressante, acompanhá-la com bons hábitos melhorará sua qualidade de vida.

Se te preocupa não ter tempo durante o dia para fazer exercícios ou relaxar, deve saber que a melhor hora é a primeira da manhã. Ao acordar, seu corpo descansou o suficiente para começar de novo a rotina. Você pode fazer de seus dias os melhores, sabe como?

O metabolismo em jejum oferece condições favoráveis ao seu organismo que pode aproveitar para manter uma vida saudável. Fazer atividades que potencializem sua energia e transformá-las em hábitos causará mudanças positivas que notará em seguida.

1. Tomar água

Tomar um ou dois copos de água ao acordar tem múltiplos benefícios para o organismo. A água em jejum põe os rins em atividade, que são os principais encarregados de eliminar as toxinas do corpo. A atividade intestinal também melhora e combate a prisão de ventre.

A hidratação inclusive beneficia ao cérebro, porque melhora seu funcionamento permitindo que as células recebam sangue oxigenado. Assim, o cérebro se mantém alerta.

Pode beber bastante água em jejum

2. Comer frutas

Algumas pessoas creem que consumir frutas ao começar o dia não é bom para o organismo mas na realidade é. Comer frutas é uma das coisas saudáveis em jejum porque não requer muita energia para digeri-las e ajudam a limpar o corpo.

Além disso, estão compostas maioritariamente por água. Já dissemos que tomar água em jejum é bom, não é verdade? Pois, comer frutas pode ser outra opção para se hidratar pelas manhãs.

Se você sofre de gastrite evite as frutas cítricas como a laranja ou o limão porque quando o estômago está vazio costuma estar mais vulnerável diante de substâncias irritantes. Em seu lugar, consuma uma tâmara, pera ou maçã que possuem alto teor de fibras.

Saiba como fazer um Jejum intermitente para perder peso e melhorar a saúde

3. Ouvir música relaxante

Se o que quer é preparar sua mente para o resto do dia e se encher de energia positiva, ouvir música clássica ou de meditação vai te ajudar. Devido à sua capacidade para relaxar, a música é ideal para que a mente esteja em calma.

Também ajuda o ritmo cardíaco a se normalizar e a respiração a se controlar. Inclusive este tipo de música é recomendada como terapia para pessoas hipertensas.

4. Fazer ioga

O potencial energético do corpo ao acordar pode ser aproveitado para fazer ioga em jejum. Como ainda não se ingeriu alimentos, o corpo está mais leve, limpo e concentrado na atividade.

Se recomenda fazer posturas de ioga simples que não exijam grande esforço corporal. Se não pratica esta atividade com frequência pode optar só por meditar para tranquilizar a sua mente.

5. Fazer exercícios de alongamento

Ao se encontrar em repouso por 8 horas o corpo precisa se pôr em movimento progressivamente. Uma boa forma de se ativar pode ser alongar por alguns minutos.

Isso te ajudará a desadormecer os músculos e lubrificar as articulações para prevenir dores musculares durante o dia. Lembre-se de fazer movimentos suaves e controlados para prevenir lesões: se alongar também requer cuidado.

Você sabe Qual é o café da manhã mais saudável?

Pode fazer exercícios em jejum

6. Fazer cardio

O exercício cardiovascular é uma das coisas saudáveis em jejum. Caminhar ou trotar suavemente ao acordar é muito bom para o organismo. Te ajuda a esquentar o corpo, liberar energia e queimar gordura. Pode fazê-lo diariamente ou de forma intermediária sem se cansar muito.

Ao acordar, os níveis de glicose no sangue e insulina se encontram baixos, por isso seu corpo usa a gordura como energia quando realiza uma atividade física. Isso ajuda metabolicamente seu corpo para que se torne eficiente usando a gordura como combustível.

  • O ideal é fazer cardio ou exercícios aeróbicos imediatamente depois de ter acordado.
  • É muito importante que os exercícios sejam de baixa intensidade e os realize por 45 minutos no máximo.
  • Se expõe seu corpo a rotinas de exercícios mais longas e intensas, cairá em catabolismo e perderá massa muscular.

Uma vez que termine de caminhar ou trotar, deve comer para repor energias. As proteínas são excelentes para se recuperar depois de fazer atividade física. Não deixe que passe muito tempo depois de terminar o exercício até tomar o café da manhã.

Se quiser melhorar sua qualidade de vida deve se propor a isso. Se manter saudável só te tomará uma hora ou poucos minutos ao acordar. Fazer coisas saudáveis em jejum é a chave para começar o dia com um bom pé.

O importante é que adote estas atividades como hábitos e mantenha sempre uma boa atitude.