Como curar a prisão de ventre sem laxantes convencionais

25 de julho de 2018
Muitas pessoas sofrem com a prisão de ventre, uma condição nada agradável e que leva a muitos mal-estares. Incluir determinados hábitos saudáveis que não requerem laxantes convencionais será a melhor solução para combatê-la.

As pessoas constipadas costumam o ser desde muito pequenas sem que exista um motivo claro. São pessoas que sempre tiveram dificuldades de ir ao banheiro, que aguentam muito bem as vontades e que passam muito tempo no banheiro para ficarem “vazias”.

No entanto, a prisão de ventre traz uma série de incômodos como o inchaçoos gases e aquele desconforto de não ter saído tudo da barriga toda vez que vai ao banheiro. Além disso, em certos casos, as pessoas com prisão de ventre sofrem com hemorroidas devido a dureza de suas fezes.

Praticar exercícios é uma grande ajuda

Para curar a prisão de ventre é necessário incluir na rotina o hábito de praticar exercícios. Porque, acreditemos ou não, fazer exercício ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

Quando praticamos exercício a musculatura dessa área se movem, por isso que as fezes começam a se moverem e a avançarem pelo intestino. Isso acontece porque as pessoas constipadas costumam ter problemas com os movimentos peristálticos.

Confira mais Dicas contra a prisão de ventre

Praticar esportes serve para curar a prisão de ventre

No entanto, praticar exercício também supõe uma ajuda com relação a hidratação. Muitas pessoas constipadas não costumam beber muita água, o que deixa suas fezes mais duras.

Quando nos exercitamos nossa necessidade de consumir água aumenta, por isso que inevitavelmente iremos bebê-la. Nunca notou que depois de uma sessão de exercício tenha sentido vontade de ir ao banheiro?

Para as pessoas com prisão de ventre isso é muito surpreendente, porque passam para uma dificuldade imensa de ir ao banheiro com uma facilidade incrível. Por isso, o exercício é muito benéfico para curar a prisão de ventre sem ter que tomar nenhum tipo de laxante.

Mudanças imediatas na dieta

Você consome fibras de forma suficiente? Sua dieta inclui muita fruta e verduras ou opta mais por consumir alimentos processados? Isso fará a diferença, já que se você é uma pessoa constipada terá percebido que consumir alimentos processados em excesso faz com que vá menos ao banheiro.

Por essa razão, deveria incluir muitas frutas e verduras na dieta, o que melhorará o trânsito intestinal e ajudará a ir muito mais ao banheiro. Assim que introduzir estes alimentos e reduzir os outros, notará a diferença.

Também, deveria prestar atenção aos fármacos que pode estar consumindo para solucionar determinadas doenças. Por exemplo, tireoides ou diabetes. Em certos casos, determinados fármacos podem provocar prisão de ventre.

Siga um horário regular

Este é um dos melhores conselhos para curar a prisão de ventre, ainda que você diga: “mas e se não tenho vontade?”. Não tem problema, vá ao banheiro na hora escolhida e fique um tempo.

Mulhere com prisão de ventre costumam ir ao banheiro com frequência

Para as pessoas com prisão de ventre muitas vezes não ainda esperar ter vontade para ir ao banheiro. Elas, às vezes, têm que fabricar esta vontade, forçá-la. Assim que, ao se sentar no vaso e tomar um tempo pode fazer com que o ventre comece a ter vontade.

O ideal é i sempre na mesma hora para que o corpo se acostume. Pode ser depois do café da manhã ou antes de comê-lo, antes de praticar exercício ou antes de ir dormir. Você escolhe!

Leia também: 5 melhores exercícios para melhorar a memória

Adote uma boa postura

O vaso sanitário não favorece uma postura adequada para evacuar. No entanto, podemos ter a ajuda de determinados elementos para favorecer o ato. Por exemplo, apoiar os pés em uma banqueta ou ficar na ponta dos pés.

Isso simulará a postura de cócoras, a postura que mais favorece a evacuação. Por que isso acontece? Porque exercemos certa pressão abdominal, o que ajuda as fezes se moverem no intestino.

O que te ajuda a curar a prisão de ventre? Algumas das coisas mencionadas funcionam melhor do que outras? Testar estas dicas pode melhorar, notavelmente, sua prisão de vente. Recomendamos principalmente praticar exercícios, já que é uma excelente ajuda.

Cuidar da alimentação também será indispensável, já que mesmo que sofram com a prisão de ventre, está em nossas mãos atenuar ou torná-la menos grave.

Recomendados para você