5 exercícios para melhorar a memória

Os exercícios para melhorar a memória nos ajudam a fixar melhor os conceitos e aumentar nossa capacidade de concentração. Desta forma, vamos fazer o cérebro se manter jovem por mais tempo.

Embora pensemos que somente o nosso corpo deve ser exercitado, a verdade é que nos esquecemos de que também devemos treinar nossa memória. Se quisermos aumentar a concentração e fixar melhor os conceitos, é necessário descobrir alguns exercícios para melhorar a memória.

Os exercícios para melhorar a memória nos ajudam a ter uma mente ativa. Com o passar do tempo, podemos parar de aprender, ler, adquirir conhecimento… Em suma, deixamos de fazer com que nossa memória enfrente desafios com os quais se exercitar.

Por essa razão, os 5 exercícios para melhorar a memória que serão explicados abaixo nos ajudarão a ter uma mente muito mais ágil e a permanecermos jovens por muito mais tempo. Vamos lá!

1. Faça revisões diárias para melhorar a memória

Lembra quando você revisava a matéria da escola antes de ir dormir ou no dia anterior a uma prova? Bom, este era um excelente exercício para melhorar a memória. No entanto, com o passar do tempo e terminando os estudos e o trabalho, paramos de fazer revisões.

Para realizar este exercício, não é necessário que estejamos aprendendo alguma coisa. Quando a noite chegar, o simples fato de revisar tudo o que fizemos durante o dia, o que nos aconteceu ou o que comemos, será suficiente.

Bridget Jones

Muitas vezes manter um diário nos convida a fazer isso todos os dias. Embora pareça inútil, fazer uma revisão diária do que vivemos em um dia inteiro é um excelente exercício para melhorar a memória.

2. Crie mapas mentais

Como está sua memória espacial? Muitas pessoas têm dificuldade em chegar aos lugares ou em se orientar. Se este for o seu caso, criar mapas mentais pode ser um excelente exercício para melhorar sua memória em relação a isso.

A melhor forma de fazer isso é, toda vez que você visitar um novo lugar, ao chegar em casa, tente criar um mapa, desenhando-o. Isso aumentará sua memória, mas não apenas a espacial, também a visual. Algo fantástico que você vai apreciar.

3. Use sua mão não dominante

Você é destro ou canhotoUm dos exercícios mais divertidos para melhorar a memória é fazer tudo o que normalmente fazemos usando a nossa mão não dominante. Por exemplo, se você for destro e escreve ou escova os dentes com a mão direita, experimente fazê-lo com a mão esquerda.

Certamente, no começo, você notará uma certa resistência. É normal. Vai ser preciso um certo esforço para usar a mão que normalmente não trabalhamos. No entanto, isso é muito positivo. Nossa mente estará trabalhando e se exercitando.

4. Mude sua rotina

Embora pareça bobo, mudar a rotina do que normalmente fazemos é um alerta de atenção para a nossa memória. Em vez de usar o elevador, tente descer as escadas. Em vez de seguir o mesmo caminho para o trabalho, experimente ir por outro.

Isso irá melhorar nossa capacidade de atenção e manter a mente alerta. Algo positivo, já que você encontrará novos elementos. Quando fazemos algo rotineiro, esquecemos de notar o que temos ao nosso redor.

Pessoas subindo escadas no trabalho

Se, por exemplo, escolhermos um novo caminho para ir trabalhar, teremos que nos esforçar para pensar em como chegaremos ao trabalho e nos orientar para não nos perdermos. Além disso, ao chegar em casa, podemos combinar isso com a criação de um mapa mental que também ajudará a nossa mente.

5. Aprenda algo todos os dias

O último dos exercícios para melhorar a memória não implica que tenhamos que começar um curso para aprender alguma coisa. Em nossa vida diária, há muitas coisas que podem nos ajudar a aprender algo novo todos os dias.

Por exemplo, podemos tentar aprender um novo número de telefone de cabeça ou o endereço de um amigo que sempre temos que perguntar, porque ele nunca fica em nossas cabeças. Todos esses aprendizados, além de ajudarem a memória, tornarão nossa vida muito mais fácil.

Você já praticou algum desses exercícios para melhorar a memória? Qual deles pareceu mais útil para você? Há muitos outros exercícios, como fazer sudokus ou usar determinados aplicativos que também ajudam a manter a memória ativa.

Lembre-se de que o exercício pode fazer uma grande diferença entre esquecer as coisas facilmente ou não. O exercício, seja físico ou mental, sempre tem seus benefícios. Que tal experimentar?

Recomendados para você