Pode-se esquecer um amor não correspondido?

Para esquecer um amor não correspondido, devemos nos perguntar se realmente queremos fazê-lo ou preferimos permanecer ancorados a esse impossível para que não fiquemos desapontados

A vida não é como filmes ou novelas (infelizmente) e, às vezes, por mais que tentemos, a outra pessoa não sente o mesmo que nós.

Embora pareça que naquele momento o mundo cai aos seus pés e você não consegue ser feliz, você deve saber que o tempo é capaz de curar todas as feridas.

Neste artigo, tentaremos responder a pergunta: é possível esquecer um amor não correspondido?

Por que escolhemos o impossível?

Moça triste porque seu amor não correspondido está indo embora

Por várias razões, há amores que não podem “ser”. Apesar de ter lutado e feito todo o possível, se não estivermos predestinados a um relacionamento com essa pessoa… simplesmente não acontecerá.

Isso pode parecer difícil e decisivo, mas a verdade é que há amores pelos quais não vale a pena lutar. Quais? Aqueles que não oferecem reciprocidade.

O chamado “amor não correspondido” aparece quando os protagonistas não sentem o mesmo, porque um dos dois tem outro parceiro, uma inclinação sexual diferente ou simplesmente nãosentem essa faísca.

Por que nos apegamos à ilusão de estar com uma pessoa que não corresponde ao nosso amor? Alguns dirão que é porque adoramos sofrer, enquanto outros indicam que não podemos escolher por quem nos apaixonamos.

Amores impossíveis são frequentes quando somos adolescentes. Naquele estágio, parece que tudo é uma tragédia.

Então, quando crescemos e amadurecemos, percebemos que as coisas são mais simples. É mais fácil encontrar alguém semelhante a nós do que olhar para alguém que não compartilha os mesmos gostos e interesses.

No entanto, também podemos nos apaixonar ou estar interessados em alguém “inatingível” ou “impossível”: um colega que se casou, um amigo que gosta de mulheres, um conhecido que é bem mais velho do que nós, etc.

Você realmente quer se comprometer?

Um dos motivos para se apaixonar por um amor impossível é a idealização. Acreditamos que essa pessoa é perfeita para nós e que, se estivesse ao nosso lado, a vida seria maravilhosa.

Na verdade, não estamos apaixonados pelo indivíduo, mas com uma imagem idílica. Nós o tornamos o príncipe dos contos de fadas, aquele que nos salvará do perigo.

Finalmente, há pessoas que são atraídas para aqueles que são “proibidos” porque eles gostam de risco, adrenalina ou o sentimento de ser amantes de alguém comprometido.

Não é necessário acreditar que é alguém malvado, vil ou implacável ao ter esses gostos: talvez seja sua maneira de escapar do compromisso e aproveitar o momento.

Veja também: Confie no processo da vida, você está onde deve estar

Podemos esquecer um amor não correspondido?

Moça triste juntoa um amor não correspondido

Na verdade, esquecer um amor não correspondido depende de vários fatores. Por exemplo:

  • Quão apaixonados estamos?
  • Quão dependente do outro nos sentimos?
  • Quais são os sentimentos que experimentamos quando o temos ao nosso lado?

Ao contrário de outras relações (onde há correspondência entre as duas partes) em amores impossíveis, a decepção nunca vem, porque a ilusão ou a esperança de que as coisas mudem ou melhorem serão mantidas.

Esse é o principal problema: ficar “amarrado” a um relacionamento que não tem futuro (nem mesmo presente). Porque não nos permite encontrar alguém que realmente nos ame e nos aceite.

Apostar em um amor não correspondido é congelar emoções positivas, passar o tempo sem satisfação, não se amar e considerar que não vale o suficiente…

Como um primeiro passo para esquecer um amor não correspondido, você deve querer eliminar isso da sua mente. Se você deseja permanecer preso a uma ilusão, nenhuma técnica ou conselho irá funcionar.

Mulher conversando com um amor não correspondido

Em segundo lugar, seria bom saber quais são os motivos pelos quais você se apaixonou por alguém impossível (especialmente se não é a primeira vez que acontece com você).

Ame-se primeiro

Escolher pessoas inatingíveis pode ser devido ao medo do compromisso, à repetição de experiências emocionais da infância ou a um “gozo” de alguém idílico como o contado nas histórias.

E, algo mais sobre isso: você se apaixonou por uma pessoa real ou um personagem fantástico? Você realmente conhece o suficiente para saber que ele é perfeito?

Muitas vezes persistimos com uma imagem formada em nossa mente. No entanto, quando percebemos que o outro não é o príncipe ou a heroína das histórias, automaticamente “nos desapaixonamos”.

Então você deve fazer todo o possível para ser bom consigo mesmo. Isso significa aceitar e amar a você mesmo.

Você deve eliminar a crença de que não é digno de amor. Pelo contrário, você tem direito a um relacionamento saudável e completo.

Finalmente, convidamos você a abrir novas experiências se quiser esquecer um amor não correspondido.

Ficar chorando em casa não é uma opção. Escolha mais atividades onde há pessoas com seus próprios interesses, saia nos finais de semana, aceite bebidas dos seus colegas de trabalho… Você nunca sabe a que horas ou lugar você encontrará sua melhor metade.

Mesmo que a pessoa especial possa estar mais perto do que você pensa, sua obsessão com alguém inalcançável o tornou cego para seus sinais.

Pare de olhar na direção errada!

Recomendados para você