Água de abacaxi: por que devemos tomá-la em jejum

O consumo de água de abacaxi pode ser uma boa opção para nos hidratar e obter nutrientes. Diremos quais são seus benefícios e como prepará-la em casa em etapas simples. Não perca!

Última atualização: 12 Fevereiro, 2021

O preparo da água de abacaxi é uma das formas de aproveitar as propriedades nutricionais dessa fruta e, aliás, hidratar o corpo. Embora o consumo da fruta pura seja recomendado, essas receitas alternativas também têm lugar na dieta alimentar.

De acordo com informações do Centro Universitário Purdue para Novas Culturas e Produtos Vegetais, o abacaxi é um dos membros da família das bromélias e, de fato, são as únicas que produzem frutos comestíveis.

O mais interessante, segundo a mesma publicação, é que contém água, fibra alimentar, ferro, cálcio e outros nutrientes que contribuem para melhorar a qualidade da alimentação. Você tem coragem de experimentar esta receita? Veja como prepará-la e seus principais benefícios.

Como preparar a água de abacaxi?

Ao preparar a água de abacaxi, devemos levar em consideração várias coisas. Em primeiro lugar, não é uma bebida com “super propriedades”, pois, embora contenha nutrientes benéficos, eles não são suficientes para suprir as nossas necessidades.

Por outro lado, apesar de seus efeitos na saúde, não é um tratamento de primeira linha contra doenças e deve ser usado com cautela se você tiver problemas de saúde. Por ser nutritivo, podemos usá-lo como um adjuvante para manter nosso bem-estar. 

Existem várias formas de fazer esta bebida, mas existe uma fórmula simples que não demora muito. A seguir, detalharemos o que você deve fazer para preparar a água de abacaxi em casa. Não perca!

Ingredientes

  • ½ abacaxi
  • 1 litro de água

Prepare água de abacaxi

  • Descasque a metade do abacaxi e corte em cubos. Em seguida, coloque-os em uma jarra com um litro de água.
  • Deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, consuma o líquido resultante.
  • O litro de água pode ser distribuído para várias doses durante o dia.

Nota: não é recomendável adicionar açúcar, pois diminuiria as suas propriedades. Além disso, aumentaria o número de calorias.

Veja também: Abacaxi para tratar a retenção de líquidos

Por que é aconselhável tomar esta água em jejum?

Preparar água de abacaxi é uma maneira deliciosa de aumentar o consumo de água. É uma bebida natural, de sabor ligeiramente adocicado, ideal para obter nutrientes que evitam a desidratação. Mas deve ser tomado em jejum?

Até poucos anos atrás se dizia que era melhor tomar a bebida com o estômago vazio (em jejum), pois assim as suas propriedades eram melhor aproveitadas. No entanto, até o momento não há evidências que sustentem esse fato e, portanto, pode ser que seu consumo seja saudável a qualquer hora do dia.

De acordo com uma publicação na revista médica Nutrition Reviewsbeber água é essencial para a vida. Ao prevenir a desidratação, é fundamental para manter o rendimento, melhorar o desempenho físico, otimizar a função intestinal e promover a saúde renal. Atua inclusive na saúde cardiovascular e da pele.

Enquanto isso, de acordo com o  banco de dados nacional de nutrientes do USDA, o abacaxi contém apenas cerca de 74 calorias por 165 gramas e fornece vitamina C, sódio, potássio, cálcio, carboidratos e fibra alimentar. Por sua vez, benefícios como:

Atividade anti-inflamatória

O abacaxi é uma fruta tropical que se espalhou pelo mundo.

A sua contribuição da bromelaína, uma enzima digestiva, confere-lhe propriedades anti-inflamatórias com um impacto muito positivo nos tecidos e sistemas do corpo, conforme corrobora um estudo publicado na Biomedical Reports

É recomendado para quem tem doenças crônicas como artrite, doenças ósseas e outras condições que são agravadas pela resposta inflamatória do corpo. Claro, apenas como um complemento.

Fortalece o sistema imunológico

Conforme explicado em uma revisão publicada na Biotechnology Research International, graças ao seu conteúdo de bromelaína, o abacaxi é um bom remédio para aumentar a resposta imunológica do corpo. Além disso, vamos lembrar que ele também fornece vitamina C, que é a chave para ter um forte sistema imunológico.

Perda de peso

A água de abacaxi é um grande suplemento nutricional para aqueles que querem perder peso de forma saudável e estável. Seu elevado aporte de fibras e a ação da bromelina contribuem para melhoria do processo digestivo e impedem a acumulação de gordura.

Visite este artigo: Quer acelerar o seu metabolismo para perder peso? Anote estas 6 dicas

Estas mesmas propriedades são úteis para controlar os desejos por comida e reduzir o apetite; evitando, assim, o consumo excessivo de calorias.

O preparo da água de abacaxi é uma forma interessante de nos hidratar e promover o bem-estar. No entanto, devemos deixar claro que não é uma bebida com efeitos milagrosos no corpo. Portanto, seu consumo deve ser acompanhado de uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 benefícios de comer abacaxi

Comer abacaxi oferece uma grande quantidade de fibras, além de vitamina C, por isso é uma opção muito recomendável para combater o intestino preso.



  • Bamidele, O. P., & Fasogbon, M. B. (2017). Chemical and antioxidant properties of snake tomato (Trichosanthes cucumerina) juice and Pineapple (Ananas comosus) juice blends and their changes during storage. Food Chemistry, 220, 184–189. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.10.013
  • Hale, L. P., Chichlowski, M., Trinh, C. T., & Greer, P. K. (2010). Dietary supplementation with fresh pineapple juice decreases inflammation and colonic neoplasia in IL-10-deficient mice with colitis. Inflammatory Bowel Diseases, 16(12), 2012–2021. https://doi.org/10.1002/ibd.21320
  • Pavan, R., Jain, S., Shraddha, & Kumar, A. (2012). Properties and therapeutic application of bromelain: a review. Biotechnology Research International, 2012, 976203. https://doi.org/10.1155/2012/976203
  • Popkin BM, D’Anci KE, Rosenberg IH. Water, hydration, and health. Nutr Rev. 2010;68(8):439–458. doi:10.1111/j.1753-4887.2010.00304.x
  • Rathnavelu V, Alitheen NB, Sohila S, Kanagesan S, Ramesh R. Potential role of bromelain in clinical and therapeutic applications. Biomed Rep. 2016;5(3):283–288. doi:10.3892/br.2016.720
  • Pavan R, Jain S, Shraddha, Kumar A. Properties and therapeutic application of bromelain: a review. Biotechnol Res Int. 2012;2012:976203. doi:10.1155/2012/976203