Água de abacaxi: por que devemos tomá-la em jejum

28 de setembro de 2016
Além de tomá-la durante o dia, a ingestão de um primeiro copo com o estômago vazio permite um melhor aproveitamento de seus nutrientes.

Já experimentou a água de abacaxi? O abacaxi é uma fruta deliciosa valorizada desde os tempos antigos por suas qualidades diuréticas e digestivas que promovem o bom funcionamento dos principais órgãos de nosso corpo.

Suas maiores virtudes são atribuídas ao seu alto teor de fibras, fitosteróis e bromelina, cuja ação no corpo facilita a expulsão de toxinas que podem causar doenças.

Sua riqueza também é enfatizada pelos antioxidantes que protegem o corpo contra os danos celulares causados pelos radicais livres, moléculas responsáveis por doenças crônicas e pelo envelhecimento precoce.

É uma das melhores frutas para aqueles que querem perder peso, uma vez que dá uma sensação de saciedade, é pobre em calorias e apoia o bom funcionamento do metabolismo.

Seu sabor e versatilidade permitiram incluí-la de diversas formas na dieta regular. No entanto, há algum tempo tem sido promovido o consumo da água de abacaxi preparada a partir de sua polpa e cascas; com a qual podemos aproveitar a maior parte de suas propriedades.

Hoje vamos compartilhar os passos para prepará-la em casa e aproveitar todos os benefícios que podem ser obtidos quando a tomamos com o estômago vazio. Experimente!

Como preparar a água de abacaxi?

Agua-de-abacaxi

Existem várias maneiras de preparar esta água, mas há uma fórmula simples que não leva muito tempo e dá excelentes resultados.

Ingredientes

  • ½ abacaxi
  • 1 litro de água

Preparação

  • Em primeiro lugar, descasque um abacaxi médio, corte-o em cubos pequenos.
  • Depois, coloque-o em uma jarra com um litro de água.
  • Em seguida, deixe repousar durante a noite e no dia seguinte consuma o líquido resultante.
  • Este litro de água pode ser distribuído para várias doses durante o dia.

Cuidado! Não se pode adicionar açúcar porque suas propriedades serão arruinadas.

Veja também: Abacaxi para tratar a retenção de líquidos

Por que é aconselhável tomar esta água em jejum?

O consumo diário da água de abacaxi é uma excelente alternativa para complementar a quantidade de líquido de que o corpo precisa para funcionar em excelentes condições.

É muito leve, não contém açúcar e seu sabor levemente ácido a torna bastante agradável para matar a sede ou se refrescar nos dias quentes.

Apesar de seu consumo poder ser feito várias vezes por dia, sempre é recomendável ingerir uma primeira dose em jejum; isto é, com o estômago vazio pela manhã.

Suas propriedades são melhores absorvidas dessa maneira, e seus benefícios são alcançados desde o primeiro momento do dia.

Reduz a inflamação

Água de abacaxi para reduzir a inflamação

Sua contribuição de bromelina, uma poderosa enzima digestiva, aporta propriedades anti-inflamatórias que têm um impacto muito positivo sobre os tecidos e sistemas do corpo.

É recomendada para aqueles que têm doenças crônicas, como a artrite , doenças ósseas e outras doenças que pioram com a resposta inflamatória do corpo.

Também é uma grande aliada para reduzir a presença de gases intestinais e a retenção de líquidos.

Apoia a perda de peso

A água de abacaxi é um grande suplemento nutricional para aqueles que querem perder peso de forma saudável e estável.

Seu elevado aporte de fibras e a ação da bromelina contribuem para melhoria do processo digestivo e impedem a acumulação de gordura.

Estas mesmas propriedades são úteis para controlar os desejos por comida e reduzir o apetite; evitando, assim, o consumo excessivo de calorias.

Visite este artigo: Quer acelerar o seu metabolismo para perder peso? Anote estas 6 dicas

Purifica o fígado e o cólon

Água de abacaxi para favorecer a saúde hepática

Desintoxicar o fígado e o cólon tornou-se uma necessidade para a maioria das pessoas. O acúmulo de toxinas e as consequências relacionadas influenciam no desenvolvimento de uma série de problemas de saúde.

Com o consumo da água de abacaxi em jejum apoia-se a função do fígado; a fim de filtrar o sangue e expelir os resíduos.

Além disso,tem um leve efeito laxante que estimula o trânsito intestinal.

Fortalece o sistema imunológico

A sua contribuição significativa de vitamina C e outros nutrientes essenciais é excelente para estimular a resposta imunológica do corpo.

Dessa maneira, ingerir esta água diariamente em jejum previne doenças virais e reduz o risco de desenvolver doenças crônicas.

Incluir essa bebida como parte da alimentação é uma ótima maneira de proteger o corpo e melhorar a saúde. Pode ser consumida diariamente, embora também seja válido bebê-la duas ou três vezes por semana.

  • Pinheiro, A. M., Fernandes, A. G., Fai, A. E. C., Prado, G. D., Sousa, P. D., & Maia, G. A. (2006). Avaliação química, físico-química e microbiológica de sucos de frutas integrais: abacaxi, caju e maracujá. Ciência e Tecnologia de Alimentos26(1).
  • Oliveira, L. F. (2009). Os avancos do uso da bromelina na área de alimentacao e saúde. Alimentos e Nutrição Araraquara12(1).
  • Mota, G. F., Andrade, K. S., Borges, L. M., Silva, L. O., Silva, L. A., Soares, R. A., & Araújo, S. C. (2013). Os benefícios da bromelina na digestão, como proposta para a construção de conhecimento bioquímico em alunos do Ensino Médio. XVI ENEQ/X EDUQUI-ISSN: 2179-5355.