Sobremesa sem glúten: coalhada de iogurte e abacaxi

6 de julho de 2019
Talvez no início possa parecer uma opção pouco apetitosa, mas o certo é que pode-se preparar sobremesas deliciosas com ingredientes sem glúten.

Para preparar esta deliciosa sobremesa livre de glúten e completamente saudável, precisará abrir um pouco sua mente, mais além dos simples ingredientes que são obrigatórios. Porque a coalhada de iogurte e abacaxi é uma receita ideal para celíacos ou pessoas com problemas de prisão de ventre.

As pessoas intolerantes ao glúten também tem desejos e, por conseguinte, direito a degustar receitas que estejam a altura de seus paladares.

Por isso, este é objetivo da coalhada de iogurte e abacaxi. Combina o melhor do iogurte natural sem glúten com o frescor, o cítrico e o saudável das frutas (neste caso: o abacaxi).

Benefícios da coalhada de iogurte e abacaxi

Nesse sentido, para que tire o máximo proveito dessa coalhada de iogurte e abacaxi, primeiramente deve levar em consideração que estimulará sua flora intestinal.

Basicamente, é consequência direta da ação das enzimas probióticas do iogurte base natural sem glúten. Assim sendo, fará com que os incômodos da prisão de ventre desapareçam.

Iogurte de abacaxi

Dentro dos benefícios da coalhada de iogurte e abacaxi também destaca-se sua ajuda no tratamento sintomático dos problemas nos ossos.

Graças ao conteúdo de cálcio e de outros minerais, ajuda com a estimulação do crescimento e preservação dos ossos no corpo humano. Isso é fundamental tanto para crianças como para adultos.

Além disso, dentro da lista de sobremesas para preparar e consumir que todo celíaco deveria ter, é importante que esta receita seja provada, pelo menos, uma vez. Não toma muito tempo e tem propriedades relevantes que fazem com que valha a pena ser preparada.

No entanto, esta receita também inclui um creme que acompanha a sobremesa principal.

Ainda que possa ser obtida baixa em gorduras, o melhor seria que fosse usada uma livre de glúten e lactose. Ou seja, creme de soja ou de aveia, para assim evitar algum problema estomacal ou digestivo.

Ademais, fique sabendo quais segredos se escondem dentro da receita dessa sobremesa livre de glúten e o que é necessário para prepará-la.

As sobremesas importam dentro da dieta para celíacos?

Francamente, sim. Em muitas ocasiões, acredita-se que por ser sensível a alguns compostos, alguns ingredientes (entenda: leite de vaca, grãos, cereais, etc.), o regime alimentar e de vida devem mudar.

Não, o que sim deverá considerar é que existem receitas saudáveis como esta de coalhada de iogurte e abacaxi que servem para suprir aquelas que são nocivas.

Descubra ademais: Como fazer um iogurte natural em casa facilmente?

Não é que essas ruins ou negativas, e sim que incluem ingredientes que seu corpo, a princípio, rejeita e manifesta através de incômodos sintomas.

Sobremesa sem glúten de coalhada de iogurte e abacaxi sem glúten

Coalhada de iogurte e abacaxi

Ingredientes

  • 3 iogurtes de soja (125 g cada um)
  • 2 colheres de açúcar moreno (30 g)
  • 3/4 copo de creme líquido de soja (150 g)
  • 2 folhas de gelatina (20 g)
  • 1 rodela grande de abacaxi
  • 4 colheres de mel (100 g)
  • 2 colheres de passas (30 g)
  • 2 colheres de nozes (30 g)
  • 3 folhas de menta (opcional) (5 g)

Modo de preparo dessa sobremesa sem glúten

  1. Primeiramente, inicie com o caramelo.
  2. Para isso, coloque o açúcar com um pouco de água (proporcional) em uma panela pequena e deixe fundir.
  3. Em outra panela, paralelamente, coloque uma ou várias rodelas de abacaxi e deixe o fogo baixo para que esquentem e suavizem.
  4. A ideia é que caramelizem sem perder o conteúdo de água que caracteriza a fruta.
  5. Hidrate as folhas de gelatina com um pouco de água.
  6. Agora, verta o creme de soja em uma frigideira e esquente.
  7. Em seguida, adicione também a gelatina hidratada e deixe ambos ingredientes fundirem.
  8. Despeje o conteúdo em um copo para liquidificador e adicione o abacaxi, o iogurte, um pouco mais de açúcar.
  9. Triture por 1 minuto. até que fique homogêneo.
  10. Quase para terminar, coloque a mistura em moldes e reserve até que esfrie um pouco.
  11. Por fim, esquente o mel em uma frigideira com as nozes e passas e misture tudo. Coloque por cima do coalhado de iogurte e abacaxi e pronto. Terá terminado sua sobremesa saudável e livre de glúten.

Esperamos que se anime e prepare esta sobremesa tão deliciosa. Temos certeza que vai querer repetir seu preparo. Prove essa sobremesa deliciosa e saudável.