3 alimentos com efeito laxante contra a prisão de ventre

5 de abril de 2019
Além de incluir na nossa dieta alimentos com efeito laxante é muito importante aumentar o consumo de água para favorecer o trânsito intestinal e facilitar a evacuação.

Você sofre com a prisão de ventre? Passa vários dias sem ir ao banheiro? Neste artigo mostraremos alguns alimentos com efeito laxante para o seu organismo.

O Instituto Nacional de Diabetes e enfermidades Digestivas e Renais (NIDDK – sigla em inglês) determina que prisão de ventre quando uma pessoa realiza três ou menos evacuações por semana.

Nesses casos, O NIDDK explica que as fezes ficam secas e duras ocasionando uma evacuação muito dolorosa.

De acordo com o NIDDK é necessário que evacuemos os intestinos todos os dias. Entretanto, é muito importante que, se notarmos mudanças nos hábitos intestinais, consultemos um especialista.

Como podemos aliviar a prisão de ventre?

Para todos aqueles que sofrem com esse problema, a recomendação é de que realizem exercícios físicos regularmente. Pode ser caminhar, nadar ou qualquer outra atividade, pelo menos três ou quatro vezes por semana.

A hidratação é fundamental para tudo. Não podemos nos esquecer dos dois litros de água diárias. Além disso, uma grande ajuda é o consumo de fibras.

Outra coisa muito importante é não adiar nossa vontade de ir ao banheiro. Isso somente vai piorar o problema.

Além de não adiar nossa ida ao banheiro, podemos treinar nossos intestinos para frequência e horário das deposições.

Como fazemos isso? Determinamos um horário para ir ao banheiro todos os dias. Mas é importante que sejam todos os dias e na mesma hora.

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3 Alimentos com efeito laxante

Alimentos com efeito laxante contra a dor de barriga

Há muitos alimentos com efeito laxante. Eles ajudam a que os intestinos funcionem de maneira correta. Os alimentos ricos em fibras desempenham um papel fundamental se você sofre com a prisão de ventre.

  • Por isso, é importantíssimo consumir fibras. Elas ajudarão a normalizar os movimentos intestinais e a eliminar as fezes de maneira mais fácil.
  • Entretanto, é importante que a sua incorporação seja progressiva. O consumo abrupto pode ocasionar gases e distensão abdominal.

Pergunte ao especialista qual é a quantidade diária recomendada e como podemos aumentar gradualmente as porções. As necessidades diárias variam entre mulheres, homens e de acordo às diferentes idades.

A seguir, mostramos alguns dos melhores alimentos com efeito laxante natural. Assim, você terá maiores possibilidades de se livrar de uma vez por todas da prisão de ventre.

1- Maçã

Os benefícios da maçã para a nossa saúde são muito conhecidos. Seu elevado conteúdo de pectina possui a particularidade de se transformar em gel quando entra em contato com a água. Isso traz um grande benefício para o trânsito e saúde intestinal.

  • Um dos benefícios é que a absorção da água favorece as pessoas que sofrem de diarreias.
  • Por outro lado, esse mesmo gel, atua como lubrificante do trato digestivo. Assim, ajuda a que o quimo (massa homogênea em que se transformam os alimentos dentro do estômago através da digestão) avance com maior facilidade pelo intestino.

2- Ameixa

A ameixa ainda é um dos alimentos com efeito laxante mais consumidos.

As ameixas são uma fonte muito rica em sorbitol. Este poliálcool é assimilado e transformado pelas bactérias da microbiota e atrai a água para o quimo. Isso contribui ao correto movimento dos intestinos. Aqui estão então, os efeitos laxantes desta fruta.

3- Laranja

Laranja é um alimento com efeito laxante

No caso da laranja, seus benefícios para lutar contra a prisão de ventre residem no seu elemento característico: a naringenina.

De acordo com alguns estudos, esta flavanona é a responsável por estimular a secreção de íons cloro no epitélio do cólon. Isso cria uma força osmótica que favorece a secreção de líquidos produzindo um efeito laxante.

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Outros alimentos com efeito laxante

As sementes de linho, as uvas passas, as bagas, pêssegos, o kiwi e os damascos secos também possuem efeito laxante. Da mesma forma, também podem ajudar:

  • As massas,
  • As panquecas,
  • Pães e biscoitos preparados à base de grãos integrais ou cereais ricos em fibra.

As verduras também podem ajudar o trânsito intestinal. É o caso do brócolis, os aspargos, batata com casca e a abóbora. Também podemos consumir saladas preparadas com espinafre, alface e repolho que nos ajudarão a ir ao banheiro.

Por último, os legumes como a vagem, o feijão branco, o grão de bico, as lentilhas. Também sementes como as da soja ou da chia. E não deixemos de consumir os frutos secos, como as nozes, o amendoim e as amêndoas que aportam uma boa quantidade de fibra à alimentação.

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