Logo image
Logo image

Creme caseiro para combater a flacidez de forma eficaz

4 minutos
Se quisermos conseguir os efeitos desejados e eliminar a flacidez devemos ser constantes com a aplicação deste creme, já que ele pode demorar alguns meses até mostrar os resultados.
Creme caseiro para combater a flacidez de forma eficaz
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas

Última atualização: 20 dezembro, 2022

A maioria das mulheres se preocupa com os sinais da idade. Eles aparecem quando a pele começa a perder sua firmeza e elasticidade. É quando surge a flacidez.

A contínua exposição aos radicais livres, a diminuição na produção de colágeno e elastina, e a má alimentação podem afetar de forma direta a aparência ao causar rugas, manchas e outras marcas indesejadas.

Assim, embora existam muitos métodos para prevenir e tratar esta condição, muitas mulheres têm dificuldade para incorporá-los em suas rotinas de beleza.

Além disso, os produtos cosméticos do mercado tendem a ser caros demais. Nem todas as pessoas contam com recursos suficientes para adquiri-los.

Entretanto, felizmente existem alternativas econômicas e naturais que, preparadas em casa, ajudam a melhorar o estado da pele sem causar agressões.

Hoje queremos ensinar a preparar um creme caseiro simples contra a flacidez, cuja composição ajuda a conseguir mudanças visíveis em pouco tempo.

Creme caseiro para combater a flacidez

Some figure

A aplicação contínua de um creme firmador pode ajudar a reduzir a flacidez quando ela se apresenta a nível dérmico.

Seus compostos promovem a elasticidade natural e diminuem a perda das substâncias que mantêm a pele firme e jovem.

Estes produtos contêm nutrientes essenciais para a pele e, portanto, são úteis para conservá-la em perfeitas condições.

Neste caso propomos preparar um creme à base de ingredientes 100% naturais que, por suas propriedades, controlam a flacidez e a formação de rugas, estrias, celulite e outras alterações.

Trata-se de uma combinação de argila com chá preto, azeite de oliva, restos de café e extrato de avelã.

Estes ingredientes penetram com facilidade através dos poros e, por sua vez, servem para promover a circulação sanguínea e a oxigenação cutânea.

Além disso, é um produto apto para todas, e o melhor de tudo é que seus ingredientes são muito fáceis de adquirir no mercado.

Confira também: Como preparar um creme caseiro para atenuar as rugas do contorno dos lábios

Ingredientes

  • 1 xícara de argila (150g)
  • 1 saquinho de chá preto
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva (64g)
  • 4 colheres de sopa de restos de café (40g)
  • 10 gotas de extrato de avelã

Utensílios

  • 1 recipiente de vidro

Instruções de preparo

  • Primeiramente, coloque um pouco de água para aquecer e, quando ferver, acrescente o saquinho de chá preto.
  • Deixe repousar por alguns instantes e depois coloque a infusão em um frasco de vidro.
  • Em seguida, acrescente a argila pouco a pouco e mexa com um utensílio de madeira para que se dissolva bem.
  • Incorpore os restos de café e, sem parar de mexer, acrescente o azeite de oliva e as gotas de extrato de avelã.
  • Assegure-se de que tudo está bem integrado e tem uma textura cremosa.
  • Se você considerar que a pasta está dura demais, acrescente um pouco mais de chá ou de azeite de oliva.
  • Por fim, deixe repousar em um lugar fresco, afastada de todas as fontes de calor.

Nota: leve em conta que, para que não perca suas propriedades, a argila não deve ser manipulada com utensílios de metal.

Modo de aplicação

Some figure
  • Dado que sua textura é suave e de fácil aplicação, você pode aplicar este produto em qualquer parte do corpo que apresente flacidez.
  • Primeiramente, limpe bem a área que deseja tratar e, preferencialmente, faça uma esfoliação prévia para que os nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade.
  • Em seguida, pegue a quantidade necessária de creme e aplique-o com massagens suaves ascendentes e circulares.
  • Use as pontas dos dedos para pressionar com suavidade, seja na região abdominal, nas pernas, ou em qualquer região flácida.
  • Você pode aplicar um pouco no colo e no pescoço, duas áreas suscetíveis às rugas precoces.
  • Deixe uma camada fina do produto por 20 ou 30 minutos, até que seque bem.
  • Passado o tempo aconselhado, enxágue com água morna e uma esponja suave que facilite a eliminação total dos ingredientes.
  • Você terá uma sensação de firmeza imediata, e uma pele suave e livre de células mortas.

Para levar em conta!

Some figure

Embora este creme seja uma grande ajuda para combater a flacidez, seus principais efeitos não surgem desde a primeira aplicação.

É necessário usá-lo, pelo menos, três vezes por semana durante vários meses para sentir uma pele mais firme e rejuvenescida.

Não deixe de ler: Alimentos para prevenir a flacidez

Como complemento, é fundamental aumentar o consumo de água e bebidas naturais, já que a hidratação é primordial para conservar a firmeza da pele.

Além disso, é preciso considerar que a flacidez nem sempre é cutânea e pode ter sua origem na fraqueza muscular.

Por fim, neste último caso é necessário multiplicar os esforços e adotar uma rotina de treinos e uma dieta que beneficie a saúde dos músculos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Esther Boelsma, Henk FJ Hendriks, Len Roza, Nutritional skin care: health effects of micronutrients and fatty acids, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 73, Issue 5, May 2001, Pages 853–864, https://doi.org/10.1093/ajcn/73.5.853
  • Yashin, A.; Yashin, Y.; Wang, J.Y.; Nemzer, B. Antioxidant and Antiradical Activity of Coffee. Antioxidants 2013, 2, 230-245.
  • Rocio Campos-Vega, Guadalupe Loarca-Piña, Haydé A. Vergara-Castañeda, B. Dave Oomah. 2015. Spent coffee grounds: A review on current research and future prospects. Trends in Food Science & Technology. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2015.04.012.
    (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0924224415001193)
  • Fernández del Río, L., Gutiérrez-Casado, E., Varela-López, A., & Villalba, J. M. (2016). Olive Oil and the Hallmarks of Aging. Molecules (Basel, Switzerland), 21(2), 163. https://doi.org/10.3390/molecules21020163
  • Magdalena Działo; Justyna Mierziak; Urszula Korzun; Marta Preisner; Jan Szopa;
    Anna Kulma. 2016. The Potential of Plant Phenolics in Prevention and
    Therapy of Skin Disorders. International Journal of Molecular Sciences. https://www.mdpi.com/journal/ijms
  • Jemima Daniela Dias Moraes, Silvana Raquel Alina Bertolino, Silvia Lucia Cuffini, Diego Fernando Ducart, Pedro Eriberto Bretzke, Gislaine Ricci Leonardi. 2017. Clay minerals: Properties and applications to dermocosmetic products and perspectives of natural raw materials for therapeutic purposes—A review. International Journal of Pharmaceutics. https://doi.org/10.1016/j.ijpharm.2017.10.031.
    (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378517317310013)
  • Cuidado de la piel: 5 sugerencias para una piel sana. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/skin-care/art-20048237

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.