A importância do colágeno no corpo

· 21 de setembro de 2013
Nem só de beleza vive a mulher. O colágeno é muito importante também para a saúde. Neste artigo, falaremos sobre a importância do colágeno no corpo.

Nem só de beleza vive a mulher. A importância do colágeno também afeta a saúde. A falta da proteína colágeno no corpo pode gerar dores na articulação, tendinites, fraqueza muscular, fraqueza das unhas, fraqueza dos ossos, além de rugas e flacidez, é claro.

Quanto se perde em colágeno

Pasme, mas aos 25 anos, o organismo já começa a perder colágeno; cerca de 1% de perda a cada ano. Aos 50 anos, o corpo humano passa a produzir apenas 35% do colágeno que antes existia na infância e juventude. Na mulher, a perda é mais acentuada.

Descubra: Como aumentar a produção natural de colágeno

Importância do colágeno: fundamental no organismo

A proteína colágeno é tão importante que tem uma função estrutural no organismo por ser o principal componente protético de órgãos como os ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. O colágeno representa quase 30% de toda a proteína do organismo humano.

Como repor parte do colágeno perdido

Alimentos como a carne vermelha, frango e peixe são ricos em colágeno. A gelatina é outra fonte rica em colágeno. Esportistas já fazem uso da gelatina após os treinos, alimento saudável e que hidrata por conter bastante água e melhorar o tônus muscular.

Leia também: 4 receitas com gelatina

Tome vitamina C

Vitamina C estimula a produção de colágeno no organismo. Então consuma alimentos ricos em vitamina C e, para dar uma ajudinha, você pode tomar vitamina C em comprimido, comprada na farmácia. Você vai sentir a diferença.

Tome uma por dia. O ácido cítrico presente na vitamina C ativa a enzima que vai catalisar o processo de síntese do colágeno.

SONY DSC

A alimentação correta ajuda muito

Especialistas falam que não tem como repor todo o colágeno perdido pelo corpo ao longo dos anos apenas com a alimentação, mas é possível repor parte desta perda através de uma alimentação mais consciente e eficaz.

Os minerais também são eficientes

Selênio, silício, cobre e zinco são responsáveis por manter as células íntegras. As células ficam mais resistentes e sem fragmentação. Isto acontece porque os minerais atuam na ação de enzimas antioxidantes, que preservam o colágeno mais tempo no organismo.

Alimentos ricos em minerais

O selênio é encontrado no tomate, milho, nozes, alho, aves e frutos do mar. Se você comer uma manga e uma tangerina por dia ou duas fatias de abacaxi, já estará alcançando a quantidade diária de silício necessária para ajudar na produção do colágeno.

O cobre você encontra no coco, na maça e no pêssego. Para ingerir zinco, você deve comer ovos, leite e soja.

A importância do colágeno: em pó ou cápsula

Se preferir, você pode comprar cápsulas de colágeno e tomar uma por dia, ou ainda ingerir colágeno em pó, que deve ser misturado com água (5 a 10 gramas por dia) e tomado junto com a principal refeição do dia.

Especialistas recomendam a ingestão de um suplemento da proteína colágeno após os 30 anos de idade.