Logo image
Logo image

Conheça as vantagens de se exercitar em casa

2 minutos
Com a correria diária, fica cada vez mais difícil entrar em uma academia para praticar exercícios. E se você tem pouco tempo livre e o usa para descansar, está fazendo isso errado.
Conheça as vantagens de se exercitar em casa
Última atualização: 14 março, 2019

Muitos estudos já comprovaram que se exercitar, inclusive em casa, é incrivelmente excelente e benéfico para a sua saúde. Esta prática é útil para quem quer perder peso e, principalmente, melhorar o condicionamento físico.

Vantagens de se exercitar em casa

Muita gente não sabe que a lista de vantagens de praticar exercícios físicos em casa é bem extensa. Conheça algumas delas:

  • Você será o dono da academia e por este motivo estará aberta todos os dias da semana, a qualquer hora do dia e 365 dias por ano;
  • Você não precisa dividir os aparelhos com outro aluno;
  •  Você não gastará tempo se deslocando até a academia;
  • Você é o dj da academia, portanto, ouve a  música que quiser, na hora e no volume que quiser, enquanto estiver malhando;
  • Principalmente para as mulheres, não haverá aquela preocupação com a roupa de malhar. Você pode treinar com a roupa que se sentir bem. Por outro lado, não precisará se preocupar se está em forma ou não;
  • Economizará uma boa quantia em dinheiro, tanto com a matrícula como com as mensalidades. Assim, essa quantia poderá ser utilizada para incrementar sua dieta, comprar equipamentos ou até mesmo investir em projetos distintos.
Some figure

É importante ressaltar que mesmo realizando exercícios em casa, você precisará de orientação de um profissional. Junto dele você criará a melhor rotina de exercícios  de acordo com a expectativa de cada pessoa.

De acordo com sua disposição, você encontrará os resultados satisfatórios.

Outra dica para exercício sem academia: Como trabalhar as pernas no conforto da sua casa?

Malhando em casa é mais fácil tornar o exercício atraente, porque você poderá escolher seus horários, estabelecer suas próprias metas, ouvir a música que desejar, se informar sobre exercícios.

Portanto, com todas estas vantagens, acredita-se que o percentual de desistência é bem menor que de pessoas matriculadas em academias.

Some figure

Dicas importantes

Não deixe de ler: Exercícios para fazer em casa

  • Uma importante consideração para quem deseja se exercitar em casa é iniciar sem nenhum equipamento, pelo menos até adquirir o hábito.
  • Você mesmo pode substituir alguns equipamentos da academia, malhando com pesos feitos, por exemplo, com garrafa pet e toalhas para servirem de colchonetes.
  • Tomando gosto, então você poderá investir um pouco mais comprando halteres, colchonetes, anilhas e caneleiras.
  • Depois, invista aos poucos. Primeiramente, comece com os aparelhos aeróbicos, como por exemplo, esteiras, bicicletas ergométricas e etc.
  • Além disso, você necessitará de um espaço adequado, então é necessário  saber qual o espaço que você dispõe caso queira comprar um aparelho.
  • Planeje seu treinamento, estabelecendo uma rotina de treinamento, tentando malhar sempre no mesmo horário.
  • Respeite o tempo de descanso porque isso é importante para a sua reconstrução muscular.
  • Esteja 100% focado nos exercícios, portanto, não deixe as distrações da casa tirarem seu foco.

Então, gostou das dicas? Sendo assim, continue na nossa página com mais artigos para a sua saúde e bem-estar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Khaghani-Far, I., Nikitina, S., Báez, M., Taran, E. A., & Casati, F. (2016). Fitness Applications for Home-Based Training. IEEE Pervasive Computing. https://doi.org/10.1109/MPRV.2016.76
  • Gualano, B., & Tinucci, T. (2011). Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500005
  • Dutra, L. N., Damasceno, V. O., Silva, A. C., Vianna, J. M., Novo, J. M., & Lima, J. R. P. (2007). Estimativa do gasto energético da caminhada. Revista Brasileira de Medicina Do Esporte. https://doi.org/10.1590/S1517-86922007000500008

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.