Como combater naturalmente o mau cheiro nos pés
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
O mau cheiro nos pés pode ter como causa a presença de fungos, seja pelo uso de algum calçado impróprio, por excesso de transpiração, por situações de ansiedade e estresse, por transtornos metabólicos e hormonais, ou até mesmo em consequência da má alimentação.
Apresentaremos aqui alguns remédios naturais, econômicos e fáceis de preparar, assim como alguns conselhos gerais para combater o odor dos pés, agindo diretamente na sua origem.
É recomendado consultar sempre o médico dermatologista, principalmente quando sofremos de bromidrose crônica, popularmente conhecida como chulé, além de seguir estes remédios naturais.
Tenha em mente que alguns medicamentos e alimentos também podem causar transpiração e mau cheiro, mas nestes casos, o odor deve desaparecer assim que forem interrompidos.
Máscara de argila para o mau cheiro nos pés
As máscaras de argila que recomendaremos são para embelezar a pele e aliviar dores causados pelas inflamações, mas também servirão para eliminar o mau cheiro nos pés.
Pode-se usar a argila verde ou vermelha, e misturá-la com água morna até conseguir uma pasta cremosa. Unte os pés com a máscara e deixe-a por pelo menos 20 minutos.
Depois, lave os pés com água morna. Como a argila resseca um pouco, você pode hidratar a pele dos pés com um pouco de óleo de amêndoas ou creme hidratante.
Estas máscaras para os pés devem ser aplicadas uma ou duas vezes por semana, e podem ser intercaladas com os seguintes medicamentos.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são recursos terapêuticos e agradáveis para evitar o mau cheiro nos pés. Basta misturar algumas gotas de óleo essencial com óleo de base vegetal (oliva, gergelim, amêndoa, girassol, etc.) ou até mesmo com o seu hidratante habitual.
Leia também: 8 usos de óleo essencial de incenso que você vai gostar de conhecer
O óleo essencial de malaleuca é o primeiro que escolhemos para eliminar quaisquer fungos ou bactérias que estejam contribuindo com o mau cheiro.
Caso queira, pode-se utilizar o óleo essencial de limão, que é adstringente e purificante, além de proporcionar um bom aroma.
Também pode-se usar o óleo essencial de lavanda, que é limpador e relaxante.
Caminhe descalço
Caminhar descalço por lugares naturais, como a areia e a água da praia, sobre a grama fresca, pela terra úmida ou pelo rio são as melhores maneiras de fazer o pé transpirar e expulsar as substancia tóxicas, além de tonificar e melhorar a circulação geral do organismo.
Faça caminhadas por pelo menos meia hora, ao amanhecer ou ao anoitecer, e depois limpe e massageie bem os pés.
Se realizar este exercício diariamente, vai notar benefícios não apenas nos pés, mas também em outras partes do corpo.
Escalda-pés
O escalda-pés é realizado com água quente; é um antigo remédio muito fácil de preparar. Adicione bicarbonato de sódio à água, pois ajudará a remover a acidez da sola dos pés, para desintoxicar e alcalinizar o sangue, ou use o sal grosso, que tem efeitos muito relaxantes e também ajuda a desinchar os pés.
Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou o sal na água, que deve estar em temperatura morna, e mantenha os pés durante pelo menos meia hora. Se perceber que a água esfriou, adicione mais água quente.
Esses banhos podem ser feitos todos os dias antes de dormir e podem ser alternados com outros remédios.
Enxofre ou ácido bórico nos sapatos
Durante o dia, você pode prevenir o mau cheiro colocando um pouco de ácido bórico ou de enxofre em pó dentro dos sapatos para evitar a transpiração excessiva e a aparição de fungos.
Coloque apenas uma pitada dentro do sapato. Certifique-se de que crianças e animais de estimação não tenham contato com o produto. Depois lave bem as mãos.
Dicas gerais
Existem algumas dicas gerais que ajudarão a prevenir o mau cheiro nos pés:
- Use sapatos que favoreçam a transpiração, principalmente no verão e ao fazer exercícios físicos.
- Use meias de tecidos naturais, como algodão. Evite tecidos sintéticos.
- Beba água entre as refeições, pelo menos seis copos por dia.
- Siga uma dieta equilibrada e rica em alimentos crus (frutas, saladas, sucos, couves, etc.).
- Mantenha seu calçado em local arejado sempre depois de usá-lo e evite usar o mesmo sapato por vários dias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bayer. Razones por las que huelen mal los pies. Disponible online: https://salud.bayer.es/bayer-te-cuida/index.php/razones-mal-olor-pies
- Hodge BD, Brodell RT. Anatomy, Skin Sweat Glands. [Updated 2019 Apr 5]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482278/
- Williams LB, Metge DW, Eberl DD, et al. What makes a natural clay antibacterial?. Environ Sci Technol. 2011;45(8):3768–3773. doi:10.1021/es1040688
- Orchard A, van Vuuren S. Commercial Essential Oils as Potential Antimicrobials to Treat Skin Diseases. Evid Based Complement Alternat Med. 2017;2017:4517971. doi:10.1155/2017/4517971
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.